Nesta semana, o presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, conversou com duas autoridades responsáveis por governar a ilha da Irlanda: Boris Johnson, primeiro-ministro do Reino Unido, do qua a Irlanda do Norte faz parte, e Micheál Martin, primeiro-ministro da República da Irlanda.
Biden, que tem raízes na Irlanda, ressaltou a importância do chamado Acordo da Sexta-feira Santa, ou Acordo de Belfast, que sela a paz entre Irlanda e Irlanda do Norte.
Martin conversou com Biden por cerca de 20 minutos na noite de terça-feira, 10 de novembro. O primeiro-ministro irlandês afirmou pelo Twitter que teve um uma conversa “calorosa” com o presidente eleito. “Ele traz um tremendo conhecimento e compreensão para sua nova função e tem um grande amor por sua herança irlandesa”, disse.
Um assunto importante na pauta entre Biden e Martin foi o Acordo da Sexta-feira Santa. O primeiro-ministro disse que Biden assumiu o compromisso de seguir apoiando o acordo.
“Falamos da importância do multilateralismo, por exemplo, o Acordo de Paris e a OMS. Eu o felicitei pelo caráter histórico de sua eleição e de Kamala Harris e concordamos em trabalhar juntos”, disse Martin, que também o convidou para visitar a Irlanda quando for possível.
Leia também: Qual a diferença entre Irlanda e Irlanda do Norte?
A ligação entre Biden e o primeiro-ministro britânico, Bóris Johnson também foi amistosa. Eles conversaram por 25 minutos na quarta-feira, 11 de novembro.
De acordo com reportagem da BBC, Johnson parabenizou Biden por sua vitória nas eleições nos Estados Unidos e disse que espera “fortalecer a parceria” entre o país e o Reino Unido.
Segundo a matéria, ele teria garantido a Biden que o Brexit não prejudicaria o Acordo da Sexta-feira Santa, criado há 22 anos para manter a paz entre Irlanda do Norte e República da Irlanda.
O ex-presidente americano, o também democrata, Bill Clinton, foi uma peça-chave para as negociações do Acordo, em 1998, e Biden, agora seu sucessor no cargo, quer manter o apoio dos EUA para com a paz entre as Irlandas.
Biden inclusive era contra o Brexit, a saída do Reino Unido da União Europeia, e isso era uma preocupação em relação à conversa entre ele e Johnson.
Atualmente, o Brexit está em fase de transição, com a busca de um acordo comercial entre Reino Unido e União Europeia, mas Johnson disse que pode finalizar as conversas sem um “pacto” se não houver uma definição até janeiro de 2021, quando acaba o prazo.
Por ser a única fronteira terrestre entre Reino Unido e um país da UE — no caso, entre Irlanda do Norte e República da Irlanda , — é fundamental que as negociações levem em conta a fronteira entre os dois países.
Com uma indefinição ou uma barreira que separe as duas nações, a violência pode ser reascendida entre os dois lados da ilha.
Leia também: Quem vive na Irlanda do Norte é irlandês ou britânico?
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…