Categories: Notícias

Em crise, RTÉ anuncia cortes e diminuição de estrutura na Irlanda

A RTÉ, maior rede de rádio e televisão da Irlanda, anunciou que vai entrar em uma reformulação financeira, cortando cerca de 200 empregos, diminuindo salários, fechando estúdios e revendo sua estrutura. A implementação de todas essas decisões acontece durante os próximos três anos, e a ideia é uma economia de 60 milhões de euros, necessária para a crise que a emissora está enfrentando.

A diretora geral da RTÉ, Dee Forbes, fez as declarações para um programa de rádio da própria emissora sobre os cortes e a reestruturação econômica da RTÉ. Foto: Divulgação

A RTÉ — Raidió Teilifís Éireann — é uma empresa pública de comunicação na Irlanda e existe desde 1926 como rádio e desde 1961 como televisão. A diretora geral da RTÉ, Dee Forbes, abordou a situação no programa Morning Ireland RTÉ Radio One, na manhã desta quinta-feira, 8 de novembro. Entre as ações planejadas para o remanejamento, está o fechamento de um estúdio em Limerick, fechamento de estações de rádio digital, além do serviço Aertel.

Na próxima semana, os funcionários vão receber o plano sobre o corte salarial de 15% para apresentadores que estão no topo do escalão e um congelamento de salários para todos os funcionários. A alta gerência verá seu salário reduzido em 10%, inclusive de Forbes.

Leia também: Programas da TV irlandesa e outras mídias para ajudar no seu inglês

Continua após a publicidade

Segundo afirmou Forbes, “o governo precisa agir para garantir que haja um futuro para a mídia de serviço público na Irlanda”. “Está claro sobre o papel que a RTÉ deve desempenhar na vida irlandesa, mas também estou ciente de que não podemos fazer isso a menos que o governo conserte o sistema de licenças de TV”, disse.

Ela seguiu criticando a forma como o governo da Irlanda está tratando o assunto. “Continuamos em discussões com o governo. Estamos fazendo todo o possível para retornar a RTÉ a uma posição financeira estável, mas não poderemos reinventar a mídia pública para as gerações futuras, nem cumprir nossa missão, sem a reforma imediata do sistema de licenças de TV. ”

Leia também: Reagindo a comerciais de TV irlandeses

Em comunicado, a RTÉ afirmou que a evasão de taxas de licença na Irlanda estão entre as mais altas da Europa e estão “custando empregos”. A emissora afirma que “mais de 50 milhões de euros são perdidos na transmissão pública todos os anos”.

O governo respondeu dizendo que está estudando a reforma da taxa de licença sem afirmar exatamente o que será feito. Mas também lembrou que a emissora apresenta salários altos e que é preciso cortar gastos.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Dublin registra 11 dias consecutivos sem sol, igualando recorde de 1969

A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…

20 de fevereiro de 2025

‘Ainda Estou Aqui’ na Irlanda: crítica irlandesa enaltece filme brasileiro

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio agrícola: como estudar e trabalhar em fazendas no exterior

Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…

19 de fevereiro de 2025

Feira gratuita de universidades em Dublin vai auxiliar intercambistas na escolha de cursos

No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…

19 de fevereiro de 2025

Nova Zelândia: curiosidades sobre o país do Senhor dos Anéis

Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio High School: como fazer o ensino médio no exterior

O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…

18 de fevereiro de 2025