A RTÉ, maior rede de rádio e televisão da Irlanda, anunciou que vai entrar em uma reformulação financeira, cortando cerca de 200 empregos, diminuindo salários, fechando estúdios e revendo sua estrutura. A implementação de todas essas decisões acontece durante os próximos três anos, e a ideia é uma economia de 60 milhões de euros, necessária para a crise que a emissora está enfrentando.
A RTÉ — Raidió Teilifís Éireann — é uma empresa pública de comunicação na Irlanda e existe desde 1926 como rádio e desde 1961 como televisão. A diretora geral da RTÉ, Dee Forbes, abordou a situação no programa Morning Ireland RTÉ Radio One, na manhã desta quinta-feira, 8 de novembro. Entre as ações planejadas para o remanejamento, está o fechamento de um estúdio em Limerick, fechamento de estações de rádio digital, além do serviço Aertel.
Na próxima semana, os funcionários vão receber o plano sobre o corte salarial de 15% para apresentadores que estão no topo do escalão e um congelamento de salários para todos os funcionários. A alta gerência verá seu salário reduzido em 10%, inclusive de Forbes.
Leia também: Programas da TV irlandesa e outras mídias para ajudar no seu inglês
Segundo afirmou Forbes, “o governo precisa agir para garantir que haja um futuro para a mídia de serviço público na Irlanda”. “Está claro sobre o papel que a RTÉ deve desempenhar na vida irlandesa, mas também estou ciente de que não podemos fazer isso a menos que o governo conserte o sistema de licenças de TV”, disse.
Ela seguiu criticando a forma como o governo da Irlanda está tratando o assunto. “Continuamos em discussões com o governo. Estamos fazendo todo o possível para retornar a RTÉ a uma posição financeira estável, mas não poderemos reinventar a mídia pública para as gerações futuras, nem cumprir nossa missão, sem a reforma imediata do sistema de licenças de TV. ”
Leia também: Reagindo a comerciais de TV irlandeses
Em comunicado, a RTÉ afirmou que a evasão de taxas de licença na Irlanda estão entre as mais altas da Europa e estão “custando empregos”. A emissora afirma que “mais de 50 milhões de euros são perdidos na transmissão pública todos os anos”.
O governo respondeu dizendo que está estudando a reforma da taxa de licença sem afirmar exatamente o que será feito. Mas também lembrou que a emissora apresenta salários altos e que é preciso cortar gastos.
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…