Cultura

Em visita a Sergipe, Embaixador da Irlanda no Brasil repatria tradicional ‘renda irlandesa’ e abre portas para exportação do artesanato local

Apesar do nome, a “renda irlandesa” é um tipo de artesanato tradicional produzido na cidade de Divina Pastora, em Sergipe. Isso significa que no menor estado brasileiro é onde se encontra a maior produção da peça que um dia já foi também tradição na Irlanda.

E foi exatamente a “renda irlandesa” que chamou a atenção do embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, que visitou Sergipe nos dias 26 e 27 de junho para ver de perto a arte de Divina Pastora.

O representante diplomático participou de agendas promovidas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho, Emprego e Empreendedorismo.

O edublin já falou sobre a “renda irlandesa” por aqui, que tem produção centenária, mas que, mesmo tradicional no Brasil, ficou esquecida na própria Irlanda.

Continua após a publicidade

Embaixador promove ‘casamento’ entre Irlanda e Sergipe

Embaixador Seán Hoy visitou o Sergipe e conheceu de perto a tradicional ‘renda irlandesa’ produzida pelas artesãs locais. Foto: Igor Matias/Secom

Foi em Divina Pastora, uma cidade ao leste de Sergipe, que o embaixador irlandês Seán Hoy pôde fortalecer as conexões entre Irlanda e Sergipe e “repatriou” o tradicional artesanato irlandês, que hoje é uma tradição na cidadezinha sergipana.

A Igreja Matriz de Nossa Senhora Divina Pastora, reconhecida como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi o local escolhido para receber o embaixador irlandês com muitas apresentações culturais e uma exposição de rendas produzidas por rendeiras de diferentes associações da cidade.

O governador do estado do Sergipe, Fábio Mitidieri, participou da cerimônia, ressaltando a importância do diplomata irlandês no local.

Hoy afirmou que a recuperação histórica da tradição da renda é muito importante para a Irlanda. “Hoje é um dia muito especial. Estamos em uma igreja e hoje celebramos um casamento entre Sergipe e a Irlanda. Estou muito feliz. Viva a renda irlandesa, viva Sergipe!”, disse o embaixador, estendendo o convite para que o governador sergipano visite a Irlanda.

O secretário do Estado, Jorge Teles, falou sobre o fortalecimento de laços entre Sergipe e Irlanda após a visita. “Este dia é verdadeiramente histórico, pois reconhecemos nacional e internacionalmente a importância da ‘renda irlandesa’, fortalecendo nossa relação com o país e reconhecendo sua importância histórica para ambas as nações. Já estamos avançando nas negociações para a exportação da renda irlandesa”, disse.

Diplomata irlandês cumpre agenda de viagens no Brasil antes de passar o bastão para sucessora

Embaixador da Irlanda no Brasil, Seán Hoy, realiza agenda pelo Sergipe antes de transmitir o cargo em agosto. Foto: Igor Matias

Seán Hoy tem feito uma agenda de viagens pelo Brasil antes de deixar o cargo de Embaixador da Irlanda no país, que será transmitido à irlandesa Fiona Flood, a partir de agosto. Ela será a primeira mulher no cargo.

Durante sua estadia em Sergipe, Hoy ressaltou a ideia de viajar ao Estado para conhecer um pouco mais sobre a arte e a tradição da “renda irlandesa” por lá.

“À medida que minha estadia no Brasil está chegando ao fim, pretendo recomendar Sergipe à nova embaixadora como um Estado de muitas oportunidades”, disse.

O governador de Sergipe, Fábio Mitidieri, destacou a importância da ação para o desenvolvimento do Estado. “É também uma janela de oportunidade para outros negócios que podem se desenvolver”, afirmou.

Hoy também se reuniu com representantes da Fecomércio e de outras associações comerciais e empresas exportadoras. O objetivo foi conhecer o potencial de exportação do Estado e promover oportunidades de negócios e apoio ao trabalho artesanal das artesãs da “renda irlandesa” em Sergipe.

O embaixador irlandês no Brasil também realizou agendas em instituições de ensino superior.

Intercâmbio cultural

Renda Irlandesa é tradicional no Sergipe e mantém tradição já esquecida na própria Irlanda. Arthuro-Paganini

As reuniões incluíram troca de experiências culturais e palestras de pesquisadores sobre a “renda irlandesa” e o trabalho realizado pelas rendeiras no estado. O diplomata promoveu uma palestra sobre a obra centenária Ulisses, do escritor irlandês James Joyce. Também houve visitas a centros de pesquisa, tecnologia e inovação.

O intercâmbio cultural também foi reforçado com a participação nas festividades de junho do estado, quando é celebrado São João, uma tradição que ganhou ainda mais popularidade com festas marcadas pelos ritmos do forró e comidas típicas de junho.

Informações e fotos: Secretaria de Comunicação de Sergipe

edublin Press

Este artigo é de autoria da assessoria de imprensa do edublin. Ele foi elaborado com o objetivo de agregar conteúdos relevantes e curiosidades sobre a Irlanda e viagens ao nosso site. Para mais informações, escreva para jornalismo@edublin.com.br

Recent Posts

Dublin registra 11 dias consecutivos sem sol, igualando recorde de 1969

A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…

20 de fevereiro de 2025

‘Ainda Estou Aqui’ na Irlanda: crítica irlandesa enaltece filme brasileiro

O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio agrícola: como estudar e trabalhar em fazendas no exterior

Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…

19 de fevereiro de 2025

Feira gratuita de universidades em Dublin vai auxiliar intercambistas na escolha de cursos

No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…

19 de fevereiro de 2025

Nova Zelândia: curiosidades sobre o país do Senhor dos Anéis

Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…

19 de fevereiro de 2025

Intercâmbio High School: como fazer o ensino médio no exterior

O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…

18 de fevereiro de 2025