Embaixador brasileiro participa de encontro com presidente ucraniano no parlamento irlandês
3 anos atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Por meio de uma videoconferência, o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, participou nesta quarta-feira, 6 de abril, de uma reunião com políticos e autoridades no Parlamento da Irlanda, em Dublin.
Além dos deputados e integrantes do governo irlandês, todos os diplomatas de países estrangeiros foram convidados. O embaixador do Brasil na Irlanda, Marcel Biato, estava entre eles e conversou com o edublin sobre sua participação e a percepção que teve do evento.
Biato destacou que a sessão foi uma demonstração da enorme importância do governo da Irlanda na defesa da Ucrânia, “sobretudo da abertura do país e da solidariedade com o povo ucraniano”.
Segundo ele, Zelensky concentrou sua fala na gravidade do que está ocorrendo na Ucrânia, principalmente na “política russa de gerar fome”.
“Há uma série de referências históricas. A Ucrânia é um país que nos anos 1920 sofreu um trauma, com a morte de milhões, causada por uma fome artificial. Ele ecoou um episódio histórico para mostrar como os russos têm uma agenda de extermínio”, disse.
Biato ressaltou a fala de Zelensky de que a fome causada pela guerra não é só ucraniana, já que a Ucrânia é um grande exportador de alimentos, e ainda fez o paralelo com a Irlanda, que sofreu com a Great Famine (Grande fome) no século 19.
O agradecimento do presidente ucraniano à solidariedade irlandesa foi uma forma de rever sua posição sobre o país, já que, recentemente, ele tinha avaliado a atitude da Irlanda perante à Guerra na Ucrânia como “mais ou menos”.
“Hoje, ele fez questão de ser muito positivo e de forma alguma qualificou o apreço e o reconhecimento pelo que a Irlanda está fazendo, apoiando as pessoas, e também o apoio na questão da defesa do ingresso da Ucrânia na União Europeia. A Irlanda tem sido muito vocal nisso e de que haja mais sanções (contra a Rússia). A Irlanda está em posição de vanguarda nesses termos e ele reconheceu.”
Presença da Embaixada brasileira no encontro é ‘gesto de valorização’
Para Biato, convidar a Embaixada do Brasil em Dublin para estar presente neste momento é um gesto importante de valorização.
“Nós precisamos ter uma política solidária, é preciso que o mundo todo se una em torno da defesa da Ucrânia, o que significa sobretudo nas sanções e receber refugiados. Acho que tem essa sinalização para a comunidade internacional e para o Brasil, junto aos outros países. Não somos (o Brasil) da linha de frente, não estamos envolvidos diretamente, mas é um recado para a comunidade internacional”, disse.
Leia também: Governo irlandês prepara acomodação para refugiados ucranianos
Discurso de Zelensky ressalta posição da Irlanda
Zelensky, durante seu discurso, disse que, apesar da Irlanda ser um país neutro, não se manteve nessa posição em relação “ao desastre e aos percalços que a Rússia trouxe para a Ucrânia”.
“Sou grato a vocês, por cada cidadão irlandês, obrigado pelo suporte às sanções contra a Rússia”, disse. Ele agradeceu ainda pelo apoio humanitário e financeiro à Ucrânia e por irlandeses receberem ucranianos “que encontraram abrigo na sua terra”.
Leia o discurso na íntegra do presidente ucraniano ou veja o vídeo acima.
Leia também: Brasileiro que vive na Irlanda narra operação de resgate na Ucrânia
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Burocracia
Mudanças no IRP: o primeiro registro de permissão de residência agora deve ser feito em Dublin
A partir do dia 13 de janeiro de 2025, o primeiro registro de todas as...
23 horas atrás
-
Destinos de Intercâmbio
ETA: autorização eletrônica de viagem a estrangeiros no Reino Unido começa em janeiro
Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and...
6 dias atrás