Flávio Helmold Macieira será o novo embaixador do Brasil na Irlanda
4 meses atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
O Senado Federal confirmou a nomeação de Flávio Helmold Macieira para o cargo de embaixador do Brasil na Irlanda. A aprovação foi feita com 41 votos a favor, um voto contrário e uma abstenção no dia 10 de julho, confirmou a Agência Senado. A indicação foi relatada pela senadora Tereza Cristina (PP-MS).
Flávio Helmold Macieira, nascido em Niterói em 1952 e formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem uma longa trajetória na carreira diplomática, iniciada em 1977.
Completou o Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco em 1998 e obteve mestrado em Relações Internacionais pela Universidade da Cidade de Dublin, na Irlanda, em 2002.
No Brasil, ocupou cargos de destaque, incluindo subchefe e chefe substituto da Divisão de Comércio Internacional e da Divisão de Política Comercial, além de assessor da Divisão das Nações Unidas e consultor internacional da Coordenadoria do Metrô de Brasília.
Internacionalmente, serviu nas embaixadas do Iraque, Espanha, França, Irlanda e Suíça. Como embaixador, representou o Brasil na Nicarágua (2008-2012), Noruega (2012-2016) e Panamá (2016-2018).
Familiaridade com a Irlanda
Durante sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE) em 6 de junho, Macieira destacou sua familiaridade com a Irlanda, onde já viveu e que considera um país influente no cenário internacional, apesar de seu tamanho.
Ele enfatizou a importância de fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e Irlanda e de promover um crescimento nas relações econômicas, especialmente considerando a significativa presença da comunidade brasileira no país europeu.
Macieira também destacou a convergência entre as democracias liberais representativas do Brasil e da Irlanda, o que pode facilitar o entendimento político entre os dois países. Ele disse pretender continuar o trabalho progressivo e acumulativo do Itamaraty para fortalecer ainda mais os laços bilaterais.
Defesa da nomeação
A senadora Tereza Cristina, relatora da indicação, reforçou a importância estratégica da embaixada brasileira na Irlanda e a oportunidade de expandir o comércio entre os dois países.
No entanto, expressou preocupação com o ceticismo dos irlandeses em relação à agricultura brasileira e destacou a necessidade de reforçar as relações diplomáticas para superar essas questões.
Marcel Biato será o novo embaixador no Cazaquistão
O atual embaixador do Brasil na Irlanda, Marcel Biato, assumirá o cargo de embaixador no Cazaquistão e, cumulativamente, na República Quirguistão e no Turcomenistão.
A indicação também foi aprovada no Plenário do Senado.
Biato atua à frente da Embaixada do Brasil na Irlanda desde setembro de 2020.
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Notícias
Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa...
1 dia atrás
-
Intercâmbio
Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para...
4 dias atrás