Notícias

Flávio Helmold Macieira será o novo embaixador do Brasil na Irlanda

O Senado Federal confirmou a nomeação de Flávio Helmold Macieira para o cargo de embaixador do Brasil na Irlanda. A aprovação foi feita com 41 votos a favor, um voto contrário e uma abstenção no dia 10 de julho, confirmou a Agência Senado. A indicação foi relatada pela senadora Tereza Cristina (PP-MS).

Flávio Helmold Macieira, nascido em Niterói em 1952 e formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem uma longa trajetória na carreira diplomática, iniciada em 1977.

Completou o Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco em 1998 e obteve mestrado em Relações Internacionais pela Universidade da Cidade de Dublin, na Irlanda, em 2002.

Ao longo de sua carreira, Macieira atuou em diversas funções tanto no Brasil quanto no exterior. Reprodução/Divulgação: Edilson Rodrigues-Agência Senado

No Brasil, ocupou cargos de destaque, incluindo subchefe e chefe substituto da Divisão de Comércio Internacional e da Divisão de Política Comercial, além de assessor da Divisão das Nações Unidas e consultor internacional da Coordenadoria do Metrô de Brasília.

Continua após a publicidade

Internacionalmente, serviu nas embaixadas do Iraque, Espanha, França, Irlanda e Suíça. Como embaixador, representou o Brasil na Nicarágua (2008-2012), Noruega (2012-2016) e Panamá (2016-2018).

Familiaridade com a Irlanda

Durante sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE) em 6 de junho, Macieira destacou sua familiaridade com a Irlanda, onde já viveu e que considera um país influente no cenário internacional, apesar de seu tamanho.

Ele enfatizou a importância de fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e Irlanda e de promover um crescimento nas relações econômicas, especialmente considerando a significativa presença da comunidade brasileira no país europeu.

Macieira também destacou a convergência entre as democracias liberais representativas do Brasil e da Irlanda, o que pode facilitar o entendimento político entre os dois países. Ele disse pretender continuar o trabalho progressivo e acumulativo do Itamaraty para fortalecer ainda mais os laços bilaterais.

Defesa da nomeação

A senadora Tereza Cristina, relatora da indicação, reforçou a importância estratégica da embaixada brasileira na Irlanda e a oportunidade de expandir o comércio entre os dois países.

No entanto, expressou preocupação com o ceticismo dos irlandeses em relação à agricultura brasileira e destacou a necessidade de reforçar as relações diplomáticas para superar essas questões.

Marcel Biato será o novo embaixador no Cazaquistão

O atual embaixador do Brasil na Irlanda, Marcel Biato, assumirá o cargo de embaixador no Cazaquistão e, cumulativamente, na República Quirguistão e no Turcomenistão.

A indicação também foi aprovada no Plenário do Senado.

Biato atua à frente da Embaixada do Brasil na Irlanda desde setembro de 2020.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Como vai funcionar o sistema de transporte público de Dublin durante o Natal e Réveillon 2024

Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…

20 de dezembro de 2024

Lidando com a “Dezembrite” e o Natal longe de casa

À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…

20 de dezembro de 2024

Táxi na Irlanda: quais são as tarifas para usar o serviço em 2025

Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…

17 de dezembro de 2024

Programa de Deportação Voluntária na Irlanda: Como Funciona

A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…

17 de dezembro de 2024

Quanto custa morar na Irlanda em 2025

A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…

17 de dezembro de 2024

Ceia de Natal na Irlanda: conheça delícias natalinas tradicionais do país

A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…

16 de dezembro de 2024