Ao longo de sua carreira, Macieira atuou em diversas funções tanto no Brasil quanto no exterior. Reprodução/Divulgação: Edilson Rodrigues-Agência Senado
O Senado Federal confirmou a nomeação de Flávio Helmold Macieira para o cargo de embaixador do Brasil na Irlanda. A aprovação foi feita com 41 votos a favor, um voto contrário e uma abstenção no dia 10 de julho, confirmou a Agência Senado. A indicação foi relatada pela senadora Tereza Cristina (PP-MS).
Flávio Helmold Macieira, nascido em Niterói em 1952 e formado em Direito pela Universidade Federal Fluminense (UFF), tem uma longa trajetória na carreira diplomática, iniciada em 1977.
Completou o Curso de Altos Estudos do Instituto Rio Branco em 1998 e obteve mestrado em Relações Internacionais pela Universidade da Cidade de Dublin, na Irlanda, em 2002.
Ao longo de sua carreira, Macieira atuou em diversas funções tanto no Brasil quanto no exterior. Reprodução/Divulgação: Edilson Rodrigues-Agência Senado
No Brasil, ocupou cargos de destaque, incluindo subchefe e chefe substituto da Divisão de Comércio Internacional e da Divisão de Política Comercial, além de assessor da Divisão das Nações Unidas e consultor internacional da Coordenadoria do Metrô de Brasília.
Internacionalmente, serviu nas embaixadas do Iraque, Espanha, França, Irlanda e Suíça. Como embaixador, representou o Brasil na Nicarágua (2008-2012), Noruega (2012-2016) e Panamá (2016-2018).
Durante sua sabatina na Comissão de Relações Exteriores (CRE) em 6 de junho, Macieira destacou sua familiaridade com a Irlanda, onde já viveu e que considera um país influente no cenário internacional, apesar de seu tamanho.
Ele enfatizou a importância de fortalecer as relações bilaterais entre Brasil e Irlanda e de promover um crescimento nas relações econômicas, especialmente considerando a significativa presença da comunidade brasileira no país europeu.
Macieira também destacou a convergência entre as democracias liberais representativas do Brasil e da Irlanda, o que pode facilitar o entendimento político entre os dois países. Ele disse pretender continuar o trabalho progressivo e acumulativo do Itamaraty para fortalecer ainda mais os laços bilaterais.
A senadora Tereza Cristina, relatora da indicação, reforçou a importância estratégica da embaixada brasileira na Irlanda e a oportunidade de expandir o comércio entre os dois países.
No entanto, expressou preocupação com o ceticismo dos irlandeses em relação à agricultura brasileira e destacou a necessidade de reforçar as relações diplomáticas para superar essas questões.
O atual embaixador do Brasil na Irlanda, Marcel Biato, assumirá o cargo de embaixador no Cazaquistão e, cumulativamente, na República Quirguistão e no Turcomenistão.
A indicação também foi aprovada no Plenário do Senado.
Biato atua à frente da Embaixada do Brasil na Irlanda desde setembro de 2020.
Estudo revela que imigrantes têm maior taxa de emprego que irlandeses nativos, mas enfrentam mais…
Com a chegada da primavera e o início da temporada de nidificação das gaivotas, autoridades…
O "horário de verão" na Irlanda começa na madrugada deste domingo, 30 de março de…
A Ryanair anunciou nesta segunda-feira (24) o lançamento do Ryanair Prime, um serviço de assinatura…
Não é novidade que a Ilha Esmeralda é um dos destinos mais procurados pelos brasileiros…
A partir de 30 de junho de 2025, estudantes internacionais que planejam realizar intercâmbio na…