Quem vem morar na Irlanda, apaixona-se pelo país. Mas as conquistas não acontecem de uma hora para a outra. A maioria das pessoas passa por outras funções antes de conseguir um emprego na área de formação. Outras possibilidades também existem, como empreender na Irlanda.
Sim! Imagine chegar à Ilha Esmeralda e simplesmente ter uma brilhante ideia de empreendimento, realizando o sonho de ter sua própria empresa, sendo seu próprio chefe e deixando sua marca? Se esse for o seu caso, ótimo! Você também está no lugar certo.
Empreender na Irlanda é uma oportunidade excelente, pois é um país que faz parte da União Europeia e tem incentivo do governo para essa prática. Mas também é um grande desafio e exige muito conhecimento, principalmente quando você é imigrante.
Para ajudar você nessa jornada, fizemos esse artigo com tudo o que precisa saber para começar seu pequeno negócio na Irlanda.
Leia também: Como trabalhar na Irlanda: regras, vistos e profissões para brasileiros
Sinceramente, essa pergunta é bem fácil de ser respondida. Você quer empreender na Irlanda? Se a resposta for sim, esse é o momento! O restante você pode correr atrás e tenho certeza de que você terá toda a energia necessária, se essa for sua paixão.
O primeiro passo, aqui, é cuidar do seu visto. Se você tiver o Stamp 2, que é o visto de estudante, você não pode abrir uma empresa. Por outro lado, se você estiver com o Stamp 4, o processo vai ser todo bem fácil. Para quem tem cidadania europeia, o processo é ainda mais simples.
Vamos conhecer agora as principais formas de empreender na Irlanda!
Quanto tempo será até você começar a empreender na Irlanda e, finalmente, abrir sua própria empresa? Bom, se toda a sua documentação pessoal estiver correta, os processos de abertura da empresa duram em torno de 1 mês. No entanto, depois de tudo regularizado, você ainda precisa abrir uma conta bancária para o seu negócio, processo que leva, no mínimo, duas semanas.
Se você conhecer alguém ou tiver um amigo que já começou a empreender na Irlanda, abrir uma conta bancária para o seu negócio é bem mais fácil. Basta pedir a ele uma indicação. Nesses casos, o próprio gerente entra em contato direto com você. Se você não tiver um amigo, tudo bem. Você terá que passar pelo processo normal da Instituição Bancária escolhida, nos quais os prazos variam bastante.
Poder, você pode. No entanto, lembre que está em um país no qual você não é 100% habituado com a legislação fiscal. Por isso, faça um orçamento com um contador antes. O serviço não é caro e pode livrar de muitas dores de cabeça futuras.
Leia também: Cinco cursos online gratuitos para fazer no intercâmbio
A Irlanda atrai muitos empreendimentos, inclusive de empresas multinacionais pelas suas taxas de impostos baixas, em comparação com outros países.
O maior imposto que você precisará pagar é o CTR (Corporate Tax Rate), no valor de 12,5%. No entanto, isso para atividades comerciais tradicionais. Para atividades nas quais se presume um lucro maior, como mineração, petróleo, venda de terrenos, investimentos e aluguel, a taxa sobe para 25%.
No entanto, ele não é o único, existem também impostos que incidem sobre o produto ou serviço e sobre razões empregatícias, no caso de você contratar funcionários. Como essas situações são mais delicadas e exigem conhecimento tributário, reforçamos a necessidade da contratação de um contador para ajudar.
Existem algumas práticas que podem ajudar muito a empreender na Irlanda. As dicas que vamos dar agora valem tanto para ajudar você a passar por esse processo com mais facilidade quanto para alcançar mais pessoas e potenciais clientes logo no início. Vamos lá?
A embaixada brasileira em Dublin não serve apenas para auxiliar quando você estiver com problemas ou precisar emitir documentos. Ela pode ajudar em diversos momentos da sua vida na Irlanda e está ali para dar todo o apoio diplomático de que precisar.
Inclusive, a instituição criou um manual técnico bem completo com tudo que você precisa saber para empreender na Irlanda.
Existem muitos brasileiros morando na Irlanda atualmente. Estimam-se quase 13 mil brasileiros residindo em território irlandês atualmente (Censo 2016). Por isso, conecte-se a essa comunidade e conte com ela para alavancar seu negócio.
Uma excelente estratégia, por exemplo, é fazer parte de um marketplace brasileiro. Isso porque, estando em uma plataforma como essa, você terá muito mais chances de conquistar e fidelizar clientes.
Faça muito barulho, até mesmo antes de ter seu negócio funcionando. Crie redes sociais, comece a postar conteúdos, crie um clima de que algo grande vem por aí e faça com que as pessoas conheçam seu negócio.
Como nós temos certeza de que você vai decolar, depois que tiver um fluxo de caixa interessante, considere contratar uma agência especializada em marketing e app development. Isso vai ajudar a criar uma presença digital mais sólida e impulsionar o crescimento do negócio.
Um programa de indicações começa muito simples: peça aos seus amigos e conhecidos para divulgarem seu empreendimento. Depois que sua empresa estiver aberta e operando de forma fluida, você pode passar para o próximo passo.
Por exemplo, indique nosso serviço/produto para um amigo e ganhe X € de cashback ou X% de desconto. A indicação é uma das mais poderosas estratégias de marketing, além de ajudar a consolidar sua marca no mercado.
Se você estiver abrindo um bar, restaurante, padaria ou similar na Irlanda, esteja registrado em todos os canais de venda que encontrar. A internet é um lugar cheio de oportunidades, e você precisa ficar de olho nelas.
Por fim, quando tiver capital para isso, considere contratar um especialista para desenvolver seu próprio app e/ou vender pelo seu próprio site. Isso vai ajudar a ter mais autonomia e aumentar seu fluxo de vendas. Ah, e não se esqueça de registrar seu negócio no Google My Business para desenvolver melhor suas estratégias de SEO.
Esperamos que as informações desse artigo tenham ajudado a criar uma noção básica de como é empreender na Irlanda e trazer insights para os primeiros passos. Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários, será um prazer responder!
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…