Uma hora ou outra sempre nos pegamos com o pensamento ocupado de preocupações com relação ao mercado de trabalho no exterior, principal razão pela qual a maioria dos intercambistas decide passar um tempo fora do Brasil. Com cerca de 400 milhões de usuários em mais de 200 países, o LinkedIn tem sido uma ferramenta e tanto, conectando recrutadores e profissionais que estão em busca de novas oportunidades. Você já fez a sua conta no LinkedIn? Se não fez, deveria!
O LinkedIn, assim como outras redes sociais, funciona conectando pessoas independentemente do lugar onde moram e da nacionalidade. O diferencial é que ele é voltado exclusivamente para o mercado de trabalho. Você cria o seu perfil destacando os seus objetivos e trajetória profissional. Depois de pronto você pode encontrar outros profissionais para ir construindo o seu network.
Falando especificamente da Europa, caso esse seja o seu destino de intercâmbio, é preciso ter em mente que a rede não vai descartar as outras formas tradicionais de busca de emprego, mas pode abrir horizontes mostrando outras oportunidades.
Na Irlanda, onde estão grandes empresas como Google, Airbnb, Yahoo e Microsoft, as vagas de trabalho para profissionais que, além do inglês também são fluentes em outras línguas, como português, são normalmente encontradas no LinkedIn. Mais que isso, muitos dos recrutadores que trabalham para essas companhias também estão por lá atrás de profissionais que se encaixem no perfil desejado.
Outra ferramenta que pode ser bastante útil é se conectar a grupos separados por área de interesse. O Brazilian Abroad Networking é um bom exemplo para quem quer interagir com as oportunidades para brasileiros no exterior. Para quem esta na Irlanda criamos o E-Dublin Pro, onde você pode se manter atualizado sobre a movimentação do mercado de trabalho irlandês, ficar por dentro das vagas, além de trocar informações com outros brasileiros que já atuam no país.
De acordo com as agências de recrutamento que utilizam o LinkedIn na busca de profissionais, alguns cuidados são importantes para manter o foco. O E-Dublin separou algumas dicas para ajudá-lo!
O próprio LinkedIn dará sugestões de grupos e páginas de empresas que podem ser interessantes para você seguindo as informações da sua área de trabalho. Além dos grupos também é interessante seguir as páginas das empresas de seu interesse para se manter informado sobre elas. Cada um desses espaços pode ter regras específicas que precisam ser seguidas.
Esse é outro recurso do LinkedIn que precisa ser usado de forma estratégica. Elas devem vir de quem pode realmente falar coisas relevantes sobre a sua trajetória profissional. E uma coisa importante, você pode começar a utilizar esse recurso recomendando pessoas relevantes da sua rede. Este é um dos melhores caminhos para conseguir que outras pessoas de igual relevância deem recomendações sobre você.
Baseado em laços de confiança, o próprio LinkedIn pergunta de onde você conhece a pessoa na hora de enviar um convite para ela. A ferramenta possibilita que você convide amigos, colegas e ex-colegas de trabalho e de faculdade.
Ok! Mas se eu encontrar um recrutador, por exemplo, que ainda não me conhece ou alguém com interesse comum com quem eu possa colaborar? O LinkedIn possui um template de convite padrão, mas você pode personalizar. Essa é a opção mais indicada pelas agências de emprego, pois você pode brevemente explicar o interesse na nova conexão.
Embora no currículo convencional ela não seja uma exigência, é preciso lembrar que o LinkedIn é uma rede social sendo a foto um elemento importante para estabelecer confiança . Portanto, prepare a sua melhor foto, mas esqueça aquela tirada durante as férias de biquíni ou no pub segurando uma pint. Lembre-se que é como se você estivesse indo para uma entrevista de emprego.
Ninguém quer saber se você está chateado com alguém, que você não aguenta mais frio ou que, enfim, chegou a sexta-feira! Não é questão de não ligar para sentimentos, mas o LinkedIn é uma rede voltada para mercado de trabalho. Existem outras ferramentas através das quais você pode fazer isso!
Toda vez que for postar algo, questione-se sobre o que isso tem de relevante para colaborar com a sua área. O ideal para conquistar novas conexões, segundo os recrutadores, é manter o seu perfil atualizado, mas isso não significa que você precisa bombardear a sua página da manhã à noite. Não queira ser o Paulo Coelho do LinkedIn, com dezenas de mensagens de auto-estima postadas durante o dia, por mais motivadoras que sejam.
O LinkedIn também tem um blog oficial (em inglês) onde são postadas orientações e artigos interessantes sobre mercado de trabalho e o papel desempenhado pela rede. Vale dar uma conferida aqui.
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