Uma grande variedade de vagas de empregos na Irlanda em português estão abertas para a área de Inteligência Artificial em Dublin.
A CPL — empresa de recrutamento e serviços de pessoal — abriu uma série de oportunidades para Portuguese (Brazilian) Language Expert (especialistas em língua portuguesa do Brasil) para trabalhar como Annotator (Anotação de Dados).
As vagas estão separadas em especialidades distintas:
Vamos explorar detalhadamente as oportunidades de empregos na Irlanda em português disponíveis e o que é necessário para se candidatar.
A anotação de dados é o processo de atribuir, marcar ou rotular dados para ajudar os algoritmos de aprendizado de máquina a entender e classificar as informações que processam.
Esse processo desempenha um papel essencial no treinamento de modelos de inteligência artificial, permitindo que eles compreendam com precisão diversos tipos de dados, como imagens, áudio, vídeo e texto.
A vaga de Annotator trabalha diretamente com ferramentas como Text-to-Speech (TTS) e Large Language Models (LLM).
A CPL está recrutando Annotador de Português para atuarem em várias áreas diferentes.
Esses profissionais desempenham um papel fundamental na melhoria de Large Language Models (LLM) e Text-to-Speech (TTS) por meio da criação, avaliação e refinamento de pares de perguntas e respostas.
Eles serão responsáveis por gerar perguntas realistas que alguém poderia fazer ao LLM em um contexto da vida real e fornecer as melhores respostas possíveis.
Responsabilidades Principais:
Requisitos e Competências Essenciais:
Os candidatos ideais devem ter experiência em:
Detalhes Adicionais:
Se você se interessa por uma dessas vagas de empregos na Irlanda em português e atende aos requisitos, pode se candidatar diretamente no site da CPL e do Indeed.
Leia também: Dicas para buscar vagas de emprego na Irlanda
Sabia que falar português na Irlanda pode ser um diferencial? Com certeza! Ser fluente no idioma é uma grande vantagem na busca por uma colocação no mercado de trabalho irlandês.
Isso é devido ao fato de a Irlanda ser sede de inúmeras multinacionais — como Google, Airbnb, Paypal, Zynga, TikTok, entre outras — que constantemente precisam de funcionários fluentes em outros idiomas para seus departamentos de atendimento ao cliente, vendas e call center.
Vamos falar um pouco mais sobre essas vagas?
Leia também: Trabalhar na Irlanda: regras, vistos e profissões para brasileiros
Se você tem interesse em trabalhar nas áreas que citamos acima, além de pesquisar vagas diretamente na sessão de carreiras dos sites das empresas, vale criar o seu perfil no LinkedIn e consultar sites como Indeed, Jobs.ie e Irish Jobs, entre outros.
Uma boa maneira de localizar essas oportunidades é filtrar as suas buscas com a palavra “Portuguese” ou “Brazilian Portuguese”.
Um ponto importante a ser destacado, porém, principalmente para os intercambistas brasileiros, é que grande parte dos empregos oferecidos por essas empresas são full time, ou seja, exigem a disponibilidade de trabalhar 40 horas semanais. Com isso, estudantes com visto Stamp 2 terão mais dificuldades em preencher o perfil requerido pelas companhias.
Já os estudantes brasileiros que têm cidadania europeia, por exemplo, ou um visto Stamp 4, terão uma grande vantagem na disputa por essas vagas. De qualquer maneira, é sempre válido ficar de olho nas oportunidades e, dependendo da vaga, verificar a possibilidade da emissão do visto de trabalho pela empresa.
Confira algumas oportunidades de emprego para falantes de português na Irlanda:
A multinacional está sempre em busca de profissionais com fluência em diversos idiomas, e o português é um deles. Cargos como Analista de Dados e Segurança e Gerente de Contas do Google Ads já foram oferecidos pela empresa em Dublin com a exigência de fluência em português. A aplicação para as vagas deve ser realizada diretamente no site da empresa.
Para quem deseja trabalhar no Meta, que administra o Facebook, Instagra e Whatsapp, a empresa oferece vagas para diversos setores exclusivamente para falantes de português do Brasil, para o time de operações online. Entre os requisitos, estão: ter formação universitária, ser ávido usuário da rede social, fluência em inglês, entre outras. Geralmente, as vagas são tercerizadas em empresas como Accenture e Cognizant.
O escritório da companhia americana, sediado em Limerick, no interior da Irlanda, tem um agitado setor para fluentes em português. Vale a pena ficar sempre atento às vagas.
Outra empresa que sempre desponta com vagas para fluentes em Português é o Airbnb.
A Microsoft é outra empresa que, volta e meia, surge com vagas para fluentes em português na Irlanda. Principalmente, na área de vendas.
A empresa de Tecnologia da Informação Accenture, de tempos em tempos, abre vagas em Dublin para profissionais de suporte de clientes e, até mesmo, marketing — todos fluentes em português.
Você leu certo, a possibilidade de trabalhar para essas multinacionais e viver na Europa é real.
Outra boa notícia é que essas não são as únicas empresas a oferecerem oportunidades de trabalho para fluentes em português aqui.
Para não perder nenhuma oportunidade, fique atento, principalmente a estes dois sites.
O Edu já deu várias dicas sobre como o LinkedIn (clique para ver vagas filtradas por português na Ilha Esmeralda) pode ajudar na procura por um emprego na Irlanda, e você também pode usá-lo a fim de tornar-se visível para recrutadores especializados em buscar profissionais multilíngues na Ilha.
Top Language Jobs (clique para ver vagas filtradas por português na Ilha Esmeralda) é um dos sites que concentra um número significante de vagas profissionais multilíngues. As oportunidades são as mais variadas, incluindo os setores de tecnologia, suporte ao cliente, etc. Para quem pensa em trabalhar para a Accenture, é lugar certo.
Agora, se você está na Irlanda (ou estiver vindo) como estudante aprendendo Inglês e gostaria de saber se existe emprego para você, mesmo que não fale inglês muito bem, vai ficar feliz em saber que essa é, sim, uma possibilidade.
No vídeo, não só falamos sobre quais são os empregos que estudantes brasileiros na Irlanda conseguem, mas também sobre: qual o nível de inglês necessário, quanto tempo demora para conseguir emprego e quanto dá para ganhar em cada um. Tudo isso com base na realidade. Vale super a pena checar.
Você realmente deveria assistir ao vídeo. No entanto, preparamos alguns pontos-chave para você.
Os principais trabalhos que estudantes brasileiros com inglês básico (abaixo do intermediário) conseguem na Irlanda são:
Você vai ficar feliz em saber que a maior parte dos estudantes brasileiros nessa situação conseguiu encontrar esses trabalhos em até 3 meses de estadia e consegue tirar de 500 a 800 euros mensais.
Permanecendo no país ao longo do tempo, e com a melhora no inglês, empregos melhores podem ser obtidos, como os de garçom, barista, cozinheiro, vendedor de varejo, etc.
O edublin pode ajudar quem está em busca de trabalhar fora do Brasil.
Saiba que as agências parceiras do edublin podem auxiliar durante todo o processo de mudança para um novo país, orientando sobre a parte burocrática e sendo a ponte para a sua realização de um programa de trabalho no exterior. Solicite um Orçamento Fácil com empresas de renome!
Além disso, o curso “Do Zero ao Emprego no Exterior” oferece mais de 30 horas de conteúdo com diversos profissionais de diferentes áreas sobre trabalhar fora do Brasil.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…