Quando você decidiu vir par a Irlanda, trilhões de pesquisas foram realizadas, blogs visitados e muitas questões sanadas. No caminho de volta, parece tudo mais ameno, afinal é hora de voltar para casa e o processo por lá conhecemos bem.
Mas antes de fechar a temporada vale lembrar de alguns detalhes que podem lhe trazer problemas no futuro! O primeiro deles é ligado às contas bancárias, contratos e serviços contratados durante o período longe de casa.
Você comprou uma linha telefônica, fez contrato de aluguel, cartão de crédito, abriu conta no banco, e antes de ir embora, é hora de colocar um ponto final em todos esses serviços. O problema é que muita gente simplesmente ignora essa etapa. Aí vem a pergunta que não quer calar: Um contrato de prestação de serviço telefônico ou mesmo a minha conta do banco pode vir a se tornar um problema se eu não os encerrar? A resposta é SIM!
Claro que isso depende do tipo do serviço, da prestação solicitada e mais alguns detalhes que só você e a empresa contratada saberão, mas respondendo a pergunta de uma leitora, que partiu da Irlanda sem encerrar a conta no Banco da Irlanda, vamos ilustrar, aqui, como evitar problemas futuros e encerrar a conta mesmo estando no Brasil.
Sim. O E-Dublin foi ao Bank of Ireland, o mais popular entre os brasileiros e constatou que, se você não encerrou a sua conta antes do embarque de volta, basta enviar uma carta para a sua agência, solicitando o cancelamento da mesma. Abaixo modelo da carta.
To
Manager,
(Bank Name)
(Branch Location/Name)
(Branch’s Postal Address)
Sub: Closure Of Current Bank Account
Sir or Madam,
This letter is to request that you kindly close account number ____________, Sort Code ___________ with your bank, which is under the name of (your name in full), resident of (your postal address), which has been held at this branch since (date of account opening). This account was inoperative over a long period and I regret that I cannot continue once I am out the country.
I request that you please provide me with a demand draft covering the existing balance and thank you for your cooperation through this process. You can connect me at (phone number) or (email address).
Thank you.
Yours Sincerely,
(Signature)
(Full Name)
(Date)
(Address)
Caso haja saldo, também adicione os dados de uma conta bancária para restituição.
SIM e NÃO: A única maneira de consultar extrato do Brasil é se você tiver acesso ao banco pela Internet, que no caso do Banco da Irlanda pode ser acessado pelo www.365online.ie. Porém, não há como criar um acesso online estando no Brasil – e é ai que entra o NÃO. Se você não tinha o acesso online quando morava na Irlanda, não terá como acessar o extrato e verificar o saldo.
Bom, com saldo negativo a conta não pode ser encerrada, você terá que dar um jeito de depositar o valor do débito antes de dar sequência ao cancelamento da conta. O problema é: se você não tiver acesso ao banco online, só saberá a situação da conta após o banco retornar a sua solicitação de cancelamento, e considerando o sistema de correios do Brasil para a Irlanda e vice-versa, isso pode demorar alguns meses.
Pois é, na Irlanda não existe aquela coisa de conta inativa por muito tempo. Se você não encerrá-la, ela ficará ativa até quando o banco existir. Se você não tiver débitos, ok, mas se tiver, os valores irão crescendo com o passar dos anos. Além do mais, os bancos tem por política enviar cartões atualizados, incluindo senhas, para o seu endereço aqui. Imagina o perigo se algum morador novo espertinho decide se apossar do seu cartão e começar a fazer compras por aí com seu nome? Na dúvida, melhor encerrar!
NÃO. A única forma para quem está no Brasil é enviando a carta de cancelamento (de preferência registrada), como citado no quesito 1. Vale lembrar, ainda, que como os dados da conta não constam no cartão do banco, você precisará fazer uma busca nos seus papéis antigos da Irlanda para descobrir o número de sua conta e agência. Geralmente essas informações são encontradas no extrato bancário.
É isso, meus amados. Mais uma pegunta respondida. Nossa dica é: para evitar todo esse movimento burocrático, quando estiver se preparando para a volta ao Brasil, programe-se para fechar o ciclo direitinho. Contas, contratos e serviços contratados devem ser cancelados, para que no futuro você não seja surpreendido com pendências jurídicas ligadas à falta de pagamento e outras ações. Fica a dica!
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…