Uma das áreas mais carentes de profissionais na Europa é a Engenharia, principalmente Engenharia Mecânica, Elétrica e Eletrônica. Por isso mesmo, o engenheiro na Irlanda vem sendo muito valorizado, com oportunidades em alta e salário anual em torno de 45 mil euros.
Para trabalhar como engenheiro na Irlanda, porém, é necessário conhecer as exigências do governo irlandês, como permissão de trabalho e as necessidades das empresas.
A exigência de um determinado tempo de experiência, por exemplo, pode variar de acordo com a área e a vaga em questão. Isso sem contar o excelente nível da língua inglesa, com entendimento dos termos técnicos da área.
Leia também: Trabalhar na Irlanda: regras, vistos e profissões para brasileiros
Os órgãos regulamentadores da Engenharia na Irlanda, assim como no Brasil, são separados de acordo com áreas Engineers Ireland e Irish Aviation Authority (específico para aviação e afins).
Esses departamentos reconhecem a atuação do profissional da área e que farão o mesmo para os profissionais brasileiros, cuja maioria dos diplomas de bacharelados em Engenharia são válidos, graças aos acordos internacionais firmados entre os governos e instituições do setor.
No entanto, vale checar se o seu Conselho Regional no Brasil dará o suporte para sua futura contratação, caso ele seja necessário para alguma documentação. Vale conhecer, também, alguns acordos que delimitam a atuação do profissional de Engenharia estrangeiro e dar uma olhada se a sua área exige alguma aplicação diferenciada.
Leia também: Como é trabalhar e estudar na Irlanda?
Aliás, o Engineers Ireland é um tipo de associação que regulamenta o engenheiro na Irlanda e oferece uma série de benefícios aos seus membros, inclusive estrangeiros. É uma ótima oportunidade para começar a conhecer profissionais locais.
A instituição também dá indicações de vagas, cursos, além de incentivar o networking entre os profissionais — e, cá entre nós, networking é importantíssimo em qualquer lugar do mundo.
Para obter mais resultados em suas buscas, por exemplo, atente-se às palavras-chave do setor em que atua ao pesquisar vagas. As redes sociais também podem ser uma boa fonte de informação e, como dissemos, networking — se você souber usar.
Vale buscar no Facebook e YouTube grupos, vídeos, posts, entre outros, de quem é engenheiro na Irlanda e que está na mesma situação que você… Ou já passou por isso e contou como foi o processo, trocando dicas e, até, vagas disponíveis.
Leia também: Brasileira conta como conseguiu visto de trabalho na Irlanda
Exemplo disso são os grupos do setor no LinkedIn, outra fonte valiosa na busca de possibilidades, principalmente das vagas em aberto no mercado de trabalho internacional. Para tirar melhor proveito dessa rede social, invista no seu currículo em inglês e conecte-se às empresas nas quais você tem interesse.
E se você é estudante de Engenharia e está pensando em se especializar na Irlanda, há programas mantidos por convênios variados ou a possibilidade de aplicar para as universidades em cursos de pós-graduação ou mestrado, como na University College Dublin (UCD) ou na Trinity College Dublin (TCD).
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…