Lembranças da nossa colunista Juliana Polydoro e uma bela reflexão sobre o Natal!
Já estamos em dezembro e o Natal está aí! Tradicionalmente, é tempo de se reunir com a família.
Quando se decide fazer um intercâmbio, se separar da família geralmente tem um peso nessa decisão. Deixar as pessoas mais próximas e a segurança que o lar proporciona acaba sendo, muitas vezes, um fator que gera medo e angústia.
Mas deixar a família e partir em uma aventura solitária ou acompanhada de poucos amigos pode proporcionar um crescimento e amadurecimento que não se poderia ter estando junto com a família.
Enquanto estamos próximos, compartilhamos com os familiares muitas formas de pensamento e valores. Quando nos vemos sozinhos, em um país desconhecido, inicialmente podemos ter medo e querer voltar correndo para a segurança familiar, mas conseguindo ultrapassar esse medo, pode-se aprender um pouco mais sobre si e começar a construir um sistema de pensamentos próprio, através das experiências vividas.
De qualquer forma, mesmo construindo sua vida e um novo sistema de pensamentos, quando chega o Natal, a saudade pode apertar mesmo. Essa época do ano gera angústia em muitas pessoas – principalmente nos intercambistas – , que podem sentir isso de uma forma muito intensa.
Primeiramente, é importante que se entenda que sentir isso é normal. A maior parte das pessoas que vivem fora de seu país também passam por isso, e esse sentimento é importante para que, quando você estiver com a sua família, cada momento seja ainda mais valorizado. Entendendo isso você vai perceber que as pessoas que estão ao seu redor também estão se sentindo dessa maneira, e é isso que poderá te ajudar. Se reunir com seus novos amigos no novo país, criar uma tradição entre vocês… Se apoiarem e se ajudarem nesse momento será importantíssimo para todos.
Muitas pessoas tendem a ficar no Skype, tentando participar com a família desse momento. Essa pode ser uma solução, mas também pode ser uma forma de você se sentir mais excluído ou mais distante. Por isso é mais interessante que você se conecte com as pessoas que estão ao seu redor e procure ficar com os seus amigos e aproveitar essa fase.
Viajar também pode ser uma opção. Conhecer um lugar novo, ganhar uma nova perspectiva sobre tudo o que você está vivendo no seu intercâmbio e se desconectar um pouco das tradições de Natal pode ajudar.
Sempre digo que na vida passamos por vários ciclos, e cada momento traz um aprendizado. Pense em quantos natais você já passou com a sua família e nos que ainda passará. Agora voce está em um outro momento, procure vivê-lo e aproveitar o que ele pode te trazer de interessante e diferente de tudo o que você já viveu até aqui. Viva no presente, sempre!
Feliz Natal!
Muito beijos,
Juliana
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…