Entenda como a visita do papa Francisco afetará a sua vida em Dublin
6 anos atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Entenda como a visita do papa Francisco afetará a sua vida em Dublin
A visita do papa Francisco à Irlanda trará algumas mudanças drásticas na rotina de Dublin durante o fim de semana, principalmente no domingo, quando acontece a missa de encerramento do Encontro das Famílias Católicas.
Para assegurar a segurança do pontífice e da população, um gigante esquema foi montado. Mesmo quem não se interessa pelo assunto e não vai participar das atividades precisará lidar com a situação. Vias serão fechadas e outras alterações acontecem no funcionamento de diversos serviços.
Com vias fechadas, acesso ao centro de carro será limitado
As pessoas que decidirem ir ao centro da cidade durante a visita do papa à Irlanda poderão encontrar dificuldades. Diversas ruas serão fechadas entre sábado e domingo.
A Garda orienta o uso do Port Tunnel e Eastlink para quem precisa atravessar a cidade. A M50, de leste a oeste, funcionará normalmente.
Para quem quer entrar e sair da cidade, as pistas de entrada (com destino a Dublin) no J6 Blanchardstown, J7 Lucan e J9 Red Cow estarão fechadas para todos os veículos, exceto os ônibus. Todas as outras junções estarão abertas.
Sete rotas para o Phoenix Park
O público que for participar da missa com o papa Francisco no domingo não poderá chegar de carro, táxi ou bicicleta ao evento. A entrada no Phoenix Park poderá ser feita apenas a pé.
Por isso, a organização criou sete rotas que possibilitam a chegada até os sete portões do parque com a possibilidade de utilizar o transporte público (Dublin Bus ou Luas).
Elas estão distribuídas em um mapa por cores e há opções para diversos trajetos de todas as partes da cidade.
Público terá que andar quilômetros para assistir à missa
As 600 mil pessoas esperadas para a missa com o papa Francisco neste domingo terão dificuldades para chegar até o local. Com carros, táxis e bicicletas impedidos de entrar na região durante o evento, a saída é andar, já que o Phoenix Park é gigantesco, um dos maiores da Europa, e da entrada até o local da missa serão muitos passos.
O problema é que muitas pessoas são idosas ou têm algum tipo de deficiência. A mídia local vem publicando diversas reclamações durante a semana e mostrando que muitas pessoas estão desistindo de ir por conta das dificuldades impostas.
Garda pede “paciência”
A Garda lançou um comunicado em que orienta e pede paciência aos irlandeses que vivem na capital durante a passagem do papa Francisco à cidade.
A primeira “dica” da organização é: “deixe o seu carro em casa”. A Garda também orientou o uso de calçados adequados para andar muito durante o evento.
Segundo o superintendente da Garda, Thomas Murphy, esse é o maior evento que a Irlanda organizou em quase 40 anos.
“Simplesmente, não será possível acomodar todas as pessoas que indicaram o desejo de viajar de carro para a missa. Por isso, estamos incentivando a ida de trem ou ônibus. Embora andar seja inevitável, você minimizará sua caminhada de ida e volta ao evento usando transporte público.”
Transporte público gratuito no domingo
O público com ingressos para a missa com o papa no Phoenix Park terá acesso gratuito ao sistema de transporte público de Dublin.
“Todos os ônibus, trens e bondes estão sendo usados para o evento e para a segurança do público. Se você tiver um ingresso para o Phoenix Park, você poderá viajar de graça em Dublin no domingo”, disse Tim Gaston, Diretor de Serviços de Transporte Público.
Ele afirmou, ainda, em comunicado, que estão trabalhando com a Translink, fornecendo transporte ferroviário e de ônibus especiais de outras cidades para o evento.
Sistema funcionará com horário de dia de semana
O governo informou que colocou em prática “um robusto plano de transporte para atender a todos os participantes do evento em toda a ilha”.
O Dublin Bus criou sete centros de transporte dedicados ao evento com o papa. Quase mil ônibus de Dublin estarão disponíveis para levar as pessoas à missa e mais de 400 mil viagens serão fornecidas.
Luas terá frequência de 6 a 10 minutos
A linha vermelha e verde do LUAS operará numa frequência de 6 a 10 minutos ao longo do dia. Haverá uma parada operando na pista de corridas de Leopardstown pela primeira vez.
Estacionamentos estarão disponíveis próximos a pontos de ônibus e trem
Centros especiais foram criados em vários locais onde as pessoas podem estacionar seus veículos e pegar o transporte público para o evento: Autódromo de Leopardstown, o UCD Belfield, a Universidade de Maynooth e o Autódromo de Fairyhouse.
Dublin Bikes terá pontos fechados
O serviço de Dublin Bike estará suspenso em alguns pontos entre sexta-feira e domingo. As bicicletas também serão proibidas de trafegar próximo aos locais de encontro com o papa, como Croke Park e o Phoenix Park.
A organização informou os locais de estacionamento de bicicletas mais próximos do Phoenix Park. São eles: DIT Grangegorman, Dublin 7; St Brigids (Boys) School, Blanchardstown Village, Dublin 15; e Amphitheatre, Dublin City Council, Civic Offices, Wood Quay, Dublin 8.
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Carreira Internacional
Pesquisa do LinkedIn mostra preferências dos brasileiros para trabalhar no exterior
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os...
1 dia atrás
-
Destinos pela Irlanda
Primeiro-ministro irlandês promete força-tarefa para reabrir trilha entre Bray-Greystones em Wicklow, na Irlanda
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último...
3 dias atrás