Categories: Notícias

Entenda como a visita do papa Francisco afetará a sua vida em Dublin

Entenda como a visita do papa Francisco afetará a sua vida em Dublin

A visita do papa Francisco à Irlanda trará algumas mudanças drásticas na rotina de Dublin durante o fim de semana, principalmente no domingo, quando acontece a missa de encerramento do Encontro das Famílias Católicas.

Para assegurar a segurança do pontífice e da população, um gigante esquema foi montado. Mesmo quem não se interessa pelo assunto e não vai participar das atividades precisará lidar com a situação. Vias serão fechadas e outras alterações acontecem no funcionamento de diversos serviços.

Com vias fechadas, acesso ao centro de carro será limitado

Missa campal tradicional será realizada no Phoenix Park, reunindo 600 mil pessoas. Foto: Alessio Moiola/Dreamstime

As pessoas que decidirem ir ao centro da cidade durante a visita do papa à Irlanda poderão encontrar dificuldades. Diversas ruas serão fechadas entre sábado e domingo.

A Garda orienta o uso do Port Tunnel e Eastlink para quem precisa atravessar a cidade. A M50, de leste a oeste, funcionará normalmente.
Para quem quer entrar e sair da cidade, as pistas de entrada (com destino a Dublin) no J6 Blanchardstown, J7 Lucan e J9 Red Cow estarão fechadas para todos os veículos, exceto os ônibus. Todas as outras junções estarão abertas.

Continua após a publicidade

Sete rotas para o Phoenix Park

São sete rotas disponíveis para o público chegar ao local da missa com o papa Francisco no Phoenix Park. Foto: Reprodução

O público que for participar da missa com o papa Francisco no domingo não poderá chegar de carro, táxi ou bicicleta ao evento. A entrada no Phoenix Park poderá ser feita apenas a pé.

Por isso, a organização criou sete rotas que possibilitam a chegada até os sete portões do parque com a possibilidade de utilizar o transporte público (Dublin Bus ou Luas).

Elas estão distribuídas em um mapa por cores e há opções para diversos trajetos de todas as partes da cidade.

Público terá que andar quilômetros para assistir à missa

As 600 mil pessoas esperadas para a missa com o papa Francisco neste domingo terão dificuldades para chegar até o local. Com carros, táxis e bicicletas impedidos de entrar na região durante o evento, a saída é andar, já que o Phoenix Park é gigantesco, um dos maiores da Europa, e da entrada até o local da missa serão muitos passos.

O problema é que muitas pessoas são idosas ou têm algum tipo de deficiência. A mídia local vem publicando diversas reclamações durante a semana e mostrando que muitas pessoas estão desistindo de ir por conta das dificuldades impostas.

Garda pede “paciência”

Garda lançou comunicado dando orientações aos irlandeses sobre a visita do papa Francisco à Irlanda. Foto: Joe

A Garda lançou um comunicado em que orienta e pede paciência aos irlandeses que vivem na capital durante a passagem do papa Francisco à cidade.

A primeira “dica” da organização é: “deixe o seu carro em casa”. A Garda também orientou o uso de calçados adequados para andar muito durante o evento.

Segundo o superintendente da Garda, Thomas Murphy, esse é o maior evento que a Irlanda organizou em quase 40 anos.

“Simplesmente, não será possível acomodar todas as pessoas que indicaram o desejo de viajar de carro para a missa. Por isso, estamos incentivando a ida de trem ou ônibus. Embora andar seja inevitável, você minimizará sua caminhada de ida e volta ao evento usando transporte público.”

Transporte público gratuito no domingo

O público com ingressos para a missa com o papa no Phoenix Park terá acesso gratuito ao sistema de transporte público de Dublin.

“Todos os ônibus, trens e bondes estão sendo usados ​​para o evento e para a segurança do público. Se você tiver um ingresso para o Phoenix Park, você poderá viajar de graça em Dublin no domingo”, disse Tim Gaston, Diretor de Serviços de Transporte Público.

Ele afirmou, ainda, em comunicado, que estão trabalhando com a Translink, fornecendo transporte ferroviário e de ônibus especiais de outras cidades para o evento.

Sistema funcionará com horário de dia de semana

Transporte público poderá ser usado gratuitamente por pessoas que tiverem os tickets dos eventos dos quais o papa participará. Fonte: Reprodução

O governo informou que colocou em prática “um robusto plano de transporte para atender a todos os participantes do evento em toda a ilha”.

O Dublin Bus criou sete centros de transporte dedicados ao evento com o papa. Quase mil ônibus de Dublin estarão disponíveis para levar as pessoas à missa e mais de 400 mil viagens serão fornecidas.

Luas terá frequência de 6 a 10 minutos

A linha vermelha e verde do LUAS operará numa frequência de 6 a 10 minutos ao longo do dia. Haverá uma parada operando na pista de corridas de Leopardstown pela primeira vez.

Estacionamentos estarão disponíveis próximos a pontos de ônibus e trem

Centros especiais foram criados em vários locais onde as pessoas podem estacionar seus veículos e pegar o transporte público para o evento: Autódromo de Leopardstown, o UCD Belfield, a Universidade de Maynooth e o Autódromo de Fairyhouse.

Dublin Bikes terá pontos fechados

Diversos pontos da Dublin Bikes não funcionarão no fim de semana. Foto: Wikimedia

O serviço de Dublin Bike estará suspenso em alguns pontos entre sexta-feira e domingo. As bicicletas também serão proibidas de trafegar próximo aos locais de encontro com o papa, como Croke Park e o Phoenix Park.

A organização informou os locais de estacionamento de bicicletas mais próximos do Phoenix Park. São eles: DIT Grangegorman, Dublin 7; St Brigids (Boys) School, Blanchardstown Village, Dublin 15; e Amphitheatre, Dublin City Council, Civic Offices, Wood Quay, Dublin 8.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

Pesquisa do LinkedIn mostra preferências dos brasileiros para trabalhar no exterior

Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…

1 de novembro de 2024

Primeiro-ministro irlandês promete força-tarefa para reabrir trilha entre Bray-Greystones em Wicklow, na Irlanda

O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…

30 de outubro de 2024

O que é o IRP (Irish Residence Permit): como funciona a permissão de residência irlandesa

O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…

30 de outubro de 2024

Após fim do horário de verão, sol já se põe na Irlanda antes das 17h; veja como fica a duração da luz solar nas próximas semanas

É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…

29 de outubro de 2024

Digitalização dos serviços de imigração da Irlanda: conheça o novo Portal Digital

Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…

29 de outubro de 2024

O que fazer em Donegal: dicas de passeios e melhores praias

Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…

29 de outubro de 2024