Chegou a hora do tão esperado intercâmbio. Desembarque tranquilo, tudo certo na imigração e a empolgação da chegada a todo o vapor, assim como aquela vontade desesperada para desnudar a sua nova cidade e descobrir os encantos da Ilha Esmeralda.
Pois bem. Tudo muito natural. Porém, vale não esquecer do seu objetivo principal: o inglês. Pensando nisso, o governo irlandês impõe uma regra bem específica: a frequência escolar (attendance). Isso mesmo, segundo as regras para visto de estudante (Stamp 2), durante todo o período de aula, a sua frequência mínima deve ser de 85%.
A regra é simples: o seu visto é de estudante. Então, foque nos estudos. Não é à toa que a permissão de trabalho para o visto Stamp 2 é de apenas 20 horas semanais. Afinal, a sua carga de trabalho não pode afetar os horários de suas aulas. Portanto, faltar as aulas por qualquer motivo que não seja doença ou algo justificável pode dar muita dor de cabeça na hora da renovação do visto.
E sabe aquela história de querer “dar um jeitinho”? Quando o assunto é a attendance, esqueça. Nas seis primeiras semanas de aula, se você se ausentar o equivalente de 25% sem uma justificativa válida, já será motivo para a escola informar o caso à imigração, e isso ficará registrado. Além disso, nos últimos anos, com o aumento do rigor nas regras, a imigração passou a fazer visitas surpresa para garantir que a fiscalização nas instituições de ensino seja efetiva.
Então, assim como você se preparou por meses para chegar ao seu intercâmbio, a nossa dica é: mantenha o foco, vá para as aulas e se organize a fim de encontrar trabalhos que respeitem os seus horários.
Vale lembrar, ainda, que, além da attendance de 85%, o curso escolhido deve ser de segunda a sexta-feira, em horário diurno (9h-17h), e a escola precisa fazer parte da lista de instituições credenciadas para oferecer cursos a estudantes internacionais, a Interim List of Eligible Programmes (ILEP), que, por sinal, é atualizada de tempos em tempos.
Você ainda não entendeu o porquê da attendance ser tão importante? Vamos lá. Outra vantagem em escolher a Irlanda como destino está associada à possibilidade de renovar o visto por duas vezes e, assim, permanecer no país como estudante por um período mais longo.
E adivinha o que é fundamental para a renovação? Exatamente, a sua presença escolar. Sem a carta da escola comprovando que você cumpriu, pelo menos, 85% das aulas, você não terá como renovar o seu visto de estudante.
Também é necessário um comprovante de matrícula da nova escola, informando que as taxas foram pagas em sua totalidade, assim como o seguro saúde, com cobertura mínima de 30 mil euros.
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…