Oficialmente em “lockdown” — termo utilizado para o bloqueio social durante o surto do Covid-19 — a Irlanda determinou, na noite de sexta-feira, 27 de março, que as pessoas saiam de casa apenas para o necessário. Em pronunciamento, primeiro-ministro irlandês Leo Varadkar disse que as ações são uma forma de tentar barrar a disseminação do novo coronavírus.
As principais medidas são mais rígidas e impõem uma série de restrições. Listamos o que pode e o que não pode ser feito durante o ‘lockdown’ e quais podem ser as consequências para quem desobedecer as regras.
‘Lockdown’ permite que moradores da Irlanda saiam de casa apenas para o essencial. Foto: Jose Fontano/Unsplash
Serviços como supermercados e varejões permanecem abertos durante o ‘lockdown’. Foto: Pxhere
Os empregadores devem seguir a orientação do governo e analisar se sua organização está fornecendo um serviço essencial. Se fornecer um serviço essencial, o empregador deve identificar os funcionários (incluindo subcontratados e assim por diante) que são essenciais para a prestação desse serviço e notificá-los. As orientações mais recentes sobre saúde pública devem ser seguidas o tempo todo caso o estabelecimento permaneça aberto.
Se o empregador notificar que você é um funcionário essencial ou que pertence a uma categoria de funcionários essenciais, você poderá viajar de e para o trabalho. Ao viajar para e do trabalho, você deve sempre trazer consigo uma identificação do trabalho ou uma carta do seu empregador indicando que você é um funcionário essencial, bem como outra forma de identificação.
Se você é um voluntário que trabalha como parte da resposta da comunidade nacional, tem permissão para viajar para esse fim, por exemplo, se estiver entregando comida, suprimentos ou remédios a uma pessoa que está vulnerável.
Como já explicado acima, o transporte público deve ser utilizado apenas para quem precisa ir a trabalho para serviços essenciais. Por isso, a Irlanda diminuiu o fluxo de ônibus e trens. Os serviços operarão com horários reduzidos, variando de 45% a 80% da capacidade normal, a partir da próxima semana.
Garda está fazendo uma força tarefa para controlar se população está seguindo as medidas. Foto: Divulgação
A Gardai (polícia irlandesa) lançou uma grande operação de policiamento para garantir que o público cumpra as medidas de bloqueio. Haverá patrulhamento pelos membros da Garda em todo o país durante o fim de semana, o que envolverá milhares de Gardai a pé, de bicicleta e patrulhas móveis.
A Gardai disse que intervirá onde os locais e estabelecimentos não estão em conformidade ou onde grupos de pessoas não estão aderindo às medidas recomendadas. Até o momento, não houve anúncio de multas ou outras punições que a Garda possa aplicar durante as intervenções, mas os policiais contam com o auxílio e entendimento da população quando forem abordadas. Caso contrário, podem ser acusadas de crime contra o Estado.
A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…
Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…
No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…
Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…
O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…