Conhecido como Graduate Scheme, o visto 1G, em vigor desde maio de 2017, beneficia principalmente estudantes graduados. Entenda como funciona as regras de acordo com o site da imigração irlandesa – INIS (Irish Naturalisationa and Immigration Service).
O Graduate Scheme é um programa que dá aos estudantes graduandos o direito de trabalhar full time no país pelo período máximo de 24 meses. O objetivo é dar a esses profissionais recém-graduados a oportunidade de encontrar um trabalho que lhes conceda o work permit ou o green card.
Assim, após concluir os seus estudos, os estudantes que aplicarem para este visto recebem em seu passaporte o Stamp 1G. De acordo com o órgão, essa mudança tem como objetivo distinguir esse grupo de estudantes dos demais, além de deixar claro para os empregadores que esses profissionais podem ser contratados para trabalhar em período integral.
Tem dúvidas sobre o Graduate Scheme? Confira abaixo alguns pontos essenciais que levantamos para você se inteirar sobre o tema:
Estudantes matriculados em cursos superiores, reconhecidos pelo governo irlandês, integrantes da ILEP e que tenham nível QQI 7 a 10, podem aplicar para o Stamp 1G assim que receberem os resultados dos exames finais do seu curso.
O objetivo é dar a esses estudantes recém-formados a chance de batalhar por uma colocação no mercado de trabalho irlandês.
A duração do visto varia de acordo com o curso escolhido pelo estudante, desde que este tenha nível QQI de 8 a 10. O que engloba cursos de graduação, pós, mestrado e doutorado.
Graduandos em cursos nível QQI 8, podem permanecer no país por 12 meses. A grande mudança diz respeito a formandos de cursos mestrado e doutorado com nível QQI 9 e 10, cujo período de permanência no país sob o visto 1G foi estendido de 12 para 24 meses.
No caso de estudantes matriculados em cursos de graduação cujo nível QQI seja 7 e que se formem até dezembro de 2019, é possível aplicar para o Stamp 1G, entretanto, a duração do visto é de apenas seis meses. Entretanto, estudantes matriculados em cursos nível 7 a partir de junho de 2017 não terão direito ao visto 1G após concluírem seus estudos.
Não, esse visto é concedido apenas uma vez. Portanto, estudantes graduados em cursos de pós-graduação que atualmente possuem o stamp 1G válido por 12 meses não podem renovar o visto por mais um ano.
Sim, após o término do visto é possível retomar os estudos, desde que o curso escolhido tenha um nível QQI superior ao anterior.
Também é essencial destacar que estudantes de graduação podem permanecer no país por um período limite de sete anos, incluindo os 12 meses do visto 1G. No caso de estudantes de mestrado e doutorado (nível QQI 9 e 10) o tempo limite para permanência no país, incluindo o tempo sob o visto 1G é de oito anos.
Para obter esse visto é necessário se dirigir à Imigração munido de passaporte e histórico escolar comprovando os resultados dos seus exames na universidade. Estudantes que moram em Dublin devem agendar o atendimento no portal do INIS. Formandos residentes em outras cidades do país devem comparecer ao centro de registros da Garda local. A lista de endereços está disponível aqui.
Mais informações sobre o Stamp 1G podem ser encontradas no portal do INIS. Lá também estão disponíveis detalhes sobre o Graduate Scheme.
Revisado por Tarcisio Junior
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…