Entenda o 1913 Lockout
8 anos atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
O 1913 Lockout faz parte de um dos momentos importantess na história irlandesa que vale a pena nossa atenção. Seja pela história em si, seja pela importância que a data representa para os irlandeses. E este ano o evento histórico comemora nada mais nada menos que 100 anos.
O que de fato é comemorado no 1913 Lockout?
O período era de grande efervescência política e sindical em todo o Reino Unidos no início do século XX. Greves aconteciam em todos os lugares e os conflitos entre os movimentos sindicais e empregadores frequentes.
Em Dublin o discurso era: ” Estamos satisfeitos em observar a crescente disposição de todas as classes a se unir para promover os melhores interesses do nosso país “, mas essa harmonia durou muito pouco e em 1913, a capital irlandesa entrou na onda de greves e reivindicações, resultando em uma série de conflitos entre o movimento do Trabalho e empregadores. Toda essa movimentação que perdurou por vários meses acabou sendo chamado de bloqueio (Lockout).
Tudo começou em 26 de agosto de 1913 com uma greve promovida pelos trabalhadores do bonde. Dois dias depois James Larkin -a figura mais importante naquele ano, juntamente com outros líderes sindicais foi preso acusado de atrapalhar a paz pública e espalhar o ódio. Nem precisa dizer que a revolta foi grande!!
Dai para frente, até o dia 14 de outubro daquele mesmo ano, vários outros eventos, prisões, reuniões, conflitos com a polícia e todo o tipo de distúrbio social passou a fazer parte do cenário da cidade, incluindo a morte de quatro pessoas e quase 300 feridos. James Larkin foi o personagem principal durante as manifestações. Líder nato e com grande atuação política nas causas em que acreditava, tornou-se o grande heroi durante os eventos de 1913. Seu discurso histórico está eternizado pela estátua de braços abertos, localizada na O’Connell Street reproduziu a sua atuação há 100 anos. Reprodução do discurso: discurso de Larkin:
Para quem curte história e queira saber mais sobre esse importante capítulo da capital irlandesa vale ler:
- Lockout: Dublin 1913, Pádraig Yeates, Gill and Macmillan, Dublin, 2000.
- History of Monuments O’Connell Street Area, Dublin City Council, 2003
- The Rise of the Irish Trade Unions, Andrew Boyd, Anvil Books, Dublin, 1985
E não esqueça, a partir de hoje, ao passar pela O’Connell não deixe de admirar a estátua histórica :).
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Curiosidades
Novas lixeiras de Dublin criam espaço para descarte de lixo retornável como forma de doação a catadores
A Prefeitura de Dublin lançou uma nova iniciativa piloto chamada "Give Take...
1 mês atrás
-
Curiosidades
10 curiosidades sobre o Halloween
O Halloween, além de famoso, arrepiante e mais assombrado evento do ano, só...
1 mês atrás