A busca por alimentos naturais nas prateleiras dos supermercados, restaurantes, bares e padarias tem aumentado e o resultado é uma qualidade alimentar muito melhor. A fórmula é simples, quando você muda seus os hábitos alimentares, tudo muda. O corpo entra em equilíbrio, nota-se melhoria no bem-estar físico, mental e emocional. Não é à toa que o número de adeptos da alimentação saudável não para de crescer.
Esta mudança de hábito da população tem acendido um alerta nas indústrias, que estão buscando suprir esta necessidade. Segundo a revista norte-americana Forbes, as pessoas estão em busca de uma dieta baseada em vegetais e alimentos na sua forma mais natural, completa, não refinada e minimamente processada.
Existe ainda um grupo significante de indivíduos, que diminuíram o consumo de produtos de origem animal como carnes e laticínios, mas que se permitem abrir algumas exceções.
Com esta tendência, alguns setores têm se destacado, como os de alimentos com matéria-prima de origem vegetal e sem a adição de ingredientes, como glúten, açúcar, aditivos químicos e leite de vaca. Outros que também vem ganhado espaço, são os produtos de origem natural, que são aqueles livres de conservantes, corantes, realçadores de sabor, edulcorantes e aromas artificiais.
Nos EUA, fabricantes já colocam nos rótulos a quantidade de açúcar adicionada ao produto. À medida que os consumidores aprendem a ler esses rótulos, eles passam a exigir menos açúcar, o que ajuda a redefinir o paladar geral da sociedade.
De fato, as pessoas estão cada dia mais atentas aos benefícios de uma alimentação natural. Segundo relatório da Brasil Food Trends 2020, as características mais buscadas na atualidade são:
A nutricionista e coaching Lisiane Giusti relata que diante desta tendência de alimentos naturais é muito comum adeptos se tornarem vegetarianos ou veganos. Na Irlanda, por exemplo, é comum encontrar intercambistas brasileiros que decidiram mudar a dieta devido a facilidade de acesso a alimentos saudáveis e veganos, com preços acessíveis.
Na última pesquisa realizada pelo Bloomberg, na lista dos países que maior se destacam na escolha por uma alimentação saudável, a Irlanda aparece na 20 posição. Dos dez primeiros colocados, seis estão na europa. Os critérios da pesquisa foram expectativa de vida, obesidade, percentual de fumantes e qualidade da higiene pública.
Top na lista, a Espanha se destaca com o aumento da expectativa de vida, com base alimentar que inclui frutos do mar, azeite de oliva e nozes. Infelizmente, na lista de 56 países analisados, o Brasil não aparece.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…