Um avião comercial da companhia aérea irlandesa Ryanair foi obrigado a pousar em Minsk, capital da Bielorrússia, após ameaça do governo local. O voo 4978 saiu de Atenas (Grécia) em direção a Vilnius, capital da Lituânia.
As autoridades alegaram que havia uma ameaça de bomba no avião. O motivo real, no entanto, foi a captura do jornalista Roman Protasevich, opositor do governo bielorrusso, e sua namorada, que estavam entre os passageiros. Ambos foram detidos após a aterrissagem em Minsk.
O jornalista é ferrenho crítico do governo Alexander Grigoryevich Lukashenko, que preside a Bielorrússia desde 1994.
A União Europeia concordou em impor novas sanções a Minsk e fechar seu espaço aéreo às companhias aéreas bielorrussas depois da atitude do país com o voo da Ryanair.
Segundo informa a rede RTÉ, o primeiro-ministro irlandês, Micheál Martin, aprovou as sanções e disse que a atitude dos governantes do país foi um ataque à UE e aos cidadãos europeus.
A presidente da Comissão da União Europeia, Ursula Von Der Leyen, afirmou que o caso foi ultrajante e disse que a UE tem um pacote de investimentos para a Bielorrússia de três bilhões de euros para “quando ela se tornar democrática”.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…