A Irlanda é muito popular por suas escolas de inglês, mas é preciso saber que o país também tem excelentes universidades e com ótima reputação na Europa. Se você quer saber como entrar na faculdade na Irlanda é só acompanhar este artigo. Vamos mostrar como se candidatar para um curso superior na Ilha Esmeralda e mostrar se existe ou não um vestibular na Irlanda.
São nove instituições de ensino superior na Irlanda que estão no ranking geral da Times Higher Education, o World University Ranking, e a melhor delas é a Trinity College Dublin, em 81º lugar (2024).
Porém, prestar vestibular na Irlanda é um pouquinho diferente do que no Brasil. Na verdade, o processo seletivo nas universidades irlandesas não é um vestibular ou qualquer outro tipo de prova. O candidato só precisa preencher os pré-requisitos da instituição, pagar uma taxa e entregar a documentação necessária.
Importante lembrar que existe diferença para o estudante internacional que não tem passaporte europeu. Nesse caso, as anuidades costumam ser mais caras, podendo, até mesmo, triplicar o valor do curso, comparados com os ofertados aos nativos.
Outra diferença é que o não europeu deve pagar a anuidade integral do curso antes mesmo de assistir à primeira aula.
Assim como para os intercambistas, um dos maiores atrativos da Irlanda é que o visto de estudante (Stamp 2) permite o trabalho durante o ano letivo, que pode ajudar o universitário a se manter no país até colar grau.
O estudante terá direito de trabalhar legalmente por 20 horas semanais e, durante as férias, por 40 horas semanais.
Ficou interessado? Veja abaixo o que é preciso fazer para entrar na faculdade na Irlanda.
Leia também: Faculdade na Irlanda: cursos, universidades e processos seletivos
Antes de se candidatar para uma universidade, você deve pesquisar muito e obter o máximo de informações sobre o programa e instituição. Em geral, os cursos de graduação na Irlanda (Bachelors Degree) têm duração de três anos e custam, em média, 15 mil euros anuais.
Para os estudantes internacionais que desejam uma bolsa de estudos, o governo irlandês oferece centenas delas todos os anos.
Segundo informações do site Education in Ireland, para o candidato fazer sua inscrição em uma instituição de ensino superior irlandesa, não importa se ele é um estudante da União Europeia (passaporte europeu) ou de fora do bloco. Mas ao seu status ser determinado no ato da sua inscrição, ele não pode ser alterado após o registro do primeiro ano.
O cidadão europeu deve fazer sua inscrição pela Central Applications Office (CAO), que fornece um pacote de candidatura, uma lista com todos os cursos oferecidos e informações sobre aplicação de cada um deles. As inscrições podem ser realizadas on-line.
Para quem está interessado em estudar medicina na Irlanda, você terá que fazer o teste de avaliação HPAT – Health Professions Admission Test (Teste de Admissão às Profissões de Saúde).
O candidato será elegível para competir por vagas de graduação em medicina, desde que atinja um mínimo de 480 pontos (sujeito a alterações ano após ano) e atenda aos requisitos de matrícula da faculdade. Mas isso explicamos neste outro artigo.
Além disso, o candidato deverá comprovar o seu nível de inglês por meio do teste de proficiência em inglês (TOEFL, IELTS ou outros) para ser aceito em um programa de graduação e pagar uma taxa de inscrição.
Normalmente, os não europeus interessados em graduações se inscrevem diretamente no próprio site da universidade. Vale ressaltar que cada instituição tem um prazo final diferente para a inscrição.
Clique aqui para ver uma lista completa de instituições de ensino superior da Irlanda.
Para um estrangeiro, os requisitos necessários para iniciar um curso superior na Irlanda são:
IMPORTANTE! O estudante brasileiro que saiu direto do ensino médio para fazer um curso superior na Irlanda, primeiro, deve fazer o Foundation Year — um ano acadêmico na universidade que o candidato pretende estudar, com intuito de prepará-lo para o curso de graduação. Existe uma diferença entre o “ensino médio” da Europa em relação ao Brasil e, por este motivo, o candidato deve fazer o programa antes de começar a faculdade.
O Foundation Year é projetado especificamente para estudantes internacionais e combina estudo acadêmico, orientação cultural, preparação intensiva da língua inglesa, habilidades de estudo e comunicação.
Para comprovar seu nível educacional, você precisa providenciar a tradução juramentada do seu diploma de ensino médio e histórico escolar. Para saber mais sobre o assunto, clique aqui e leia nosso artigo.
O candidato precisa passar no IELTS (teste de proficiência em inglês) e, em média, comprovar um nível de Inglês B2 (Upper Intermediate) ou C1 (advanced). Falamos, em média, pois diversas universidades podem exigir notas diferentes.
Qualquer estudante estrangeiro na Irlanda precisa comprovar que garantiu um seguro-saúde, governamental ou privado, para emitir o visto de estudante. Para quem ainda não sabe, ele é obrigatório! Geralmente, o candidato, no ato da matrícula, consegue adquirir o seguro com a própria instituição.
O visto de estudante, o Stamp 2, deve ser solicitado assim que candidato chega ao país. Em posse dos documentos necessários (passaporte válido, carta da instituição de ensino, garantia dos 3 mil euros, seguro-saúde e comprovante de residência), o estudante deve comparecer em um escritório de imigração para tirar o visto.
O valor do documento é 300 euros e precisa ser renovado depois de 12 meses (para curso de graduação).
Compare os valores de diversas operadoras de seguro-viagem para viajar com tranquilidade.
Os pré-requisitos para entrar em uma faculdade irlandesa são os mesmos. O que muda são as regras de candidatura e período de inscrição.
Separamos as cinco principais universidades da Irlanda para explicar como funciona o processo seletivo de cada uma delas. Confira!
Na Trinity College Dublin, o candidato faz todo o processo seletivo on-line. Primeiro, ele escolhe o curso desejado, preenche um formulário e paga uma taxa de inscrição de 55 euros. Se tudo estiver completo, o candidato recebe uma Offer Letter e, em seguida, envia os documentos necessários para universidade e paga a anuidade do curso.
Como parte de sua inscrição, o candidato deverá apresentar duas cartas de recomendação e escrever uma declaração de propósito. A admissão de graduação no Trinity requer uma qualificação internacional de segundo nível, como o International Baccalaureate ou o A-levels.
As inscrições são aceitas a partir de outubro de cada ano para entrada em setembro do ano seguinte.
Clique aqui para saber mais informações para inscrição na Trinity College Dublin.
Os requisitos de inscrição da University College Dublin mudam conforme o país do candidato. Para brasileiros, além do diploma e histórico escolar, é necessário o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), outros exames de admissão para cursos competitivos ou UCD International Foundation Year.
Para mais informações sobre como ingressar na UCD, o interessado poderá entrar em contato pelo e-mail latinamerica@ucd.ie ou acessar o site da universidade.
Chegou a hora de comprar as passagens aéreas? Encontre as opções mais baratas!
Na NUI Galway, o interessado deverá se inscrever on-line no site da universidade. O candidato deverá digitar uma declaração descrevendo seus interesses acadêmicos e duas cartas de recomendação. Alguns cursos de graduação podem ter requisitos específicos.
As inscrições começam em setembro de cada ano e uma taxa de 35 euros será aplicada ao enviar sua inscrição. Para mais informações, o e-mail de contato é o internationalmarketingrecruitment@nuigalway.ie.
A inscrição para University College Cork deverá ser feita on-line, diretamente no Escritório Internacional da universidade. O candidato precisará apresentar requisitos mínimos por programa e país de origem. A lista completa de requisitos para brasileiros está disponível no site.
O interessado deverá cadastrar suas informações no sistema da universidade. Em seguida, enviar uma foto do passaporte, anexar o teste de proficiência e todos os documentos solicitados, escrever uma carta de candidatura, enviar duas cartas de referência e pagar uma taxa de 45 euros. As inscrições começam em dezembro e terminam em maio do ano seguinte.
O candidato da Dublin City University (DCU) deverá se inscrever diretamente no site, por meio de um formulário (download), até o começo de julho de cada ano.
Ele deverá ter feito exames de conclusão de curso, equivalentes ao Irish Leaving Certificate ou GCE A-Level, e preencher os requisitos gerais de entrada e os específicos de cada programa (lista completa no site). Para mais informações, clique aqui.
Sim, você vai precisar validar o seu diploma brasileiro na Irlanda caso já tenha feito uma universidade no Brasil, o que torna mais simples o ingresso em uma faculdade na Irlanda, conforme mostramos acima.
Reconhecer o diploma na Irlanda, porém, é um processo bem simples. O primeiro passo é acessar o site QQI (Quality and Qualifications Ireland). Lá, você vai encontrar a lista com todas as qualificações e tipos de diplomas reconhecidos pela Irlanda e vai verificar se a sua qualificação corresponde a alguma mencionada no site.
Para mais informações sobre como reconhecer seu diploma, leia o artigo: Como validar o seu diploma na Irlanda.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer um intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, uma ferramenta que te ajuda a entrar em contato com diversas agências com um só clique.
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…