Delivery drone with the cardboard box,drone fast delivery concept.3d rendering
O serviço de entrega por drones já é uma realidade em Dublin. A empresa Manna Aero já atua em fase de teste na região de Dublin 15, mas planeja expandir rapidamente em 2025, chegando a alcançar 1 milhão de pessoas até o final do ano.
Com bases recém-estabelecidas em Blanchardstown e no Junction 6, próximo à M50, a empresa projeta expandir-se para Glasnevin e Tallaght até o meio do ano, cobrindo metade da população da capital irlandesa.
Embora a tecnologia tenha sido bem recebida por muitos consumidores, especialmente pela rapidez e conveniência, moradores de áreas afetadas pelos voos diários expressam preocupações com o ruído e a necessidade de regulamentação da atividade, conforme noticiou a RTÉ.
Atualmente, os drones da Manna fazem até 300 entregas diárias, cobrindo um raio de 3 km a partir de suas bases. Os pedidos mais populares incluem café, hambúrgueres, batatas fritas, livros e medicamentos sem prescrição médica.
De acordo com o CEO da Manna, Bobby Healy, em entrevista à RTÉ, 38% da população de Balbriggan já utilizou o serviço. |Agora, em Dublin 15, já atingimos 22% dos moradores em metade do tempo. As pessoas adoram a praticidade”, afirmou.
O empresário destacou que a entrega por drone reduz o tráfego urbano, “eliminando motos e bicicletas de entregadores das ruas e permitindo um transporte mais rápido e seguro”.
Empresa Manna Aero é responsável pelas entregas via drone em Dublin. Foto: Divulgação
Apesar da popularidade, moradores de Castleknock, área próxima às operações, relatam incômodo com o barulho das aeronaves.
Um residente identificado como Peter descreveu sua experiência à RTÉ. “O som é como um cortador de grama sobrevoando a casa o dia todo. É mais alto do que o tráfego da M3. Eu conversei com a Manna e consegui que os drones parassem de passar sobre minha casa, mas agora eles voam paralelos. É muito intrusivo”, disse.
Dois parlamentares de Dublin West, Roderic O’Gorman (Partido Verde) e Ruth Coppinger (People Before Profit-Solidarity), receberam diversas reclamações e pedem regulamentação para entregas comerciais por drones.
“Essa tecnologia tem vantagens, mas precisa ser regulamentada à medida que se expande. Hoje, apenas uma empresa opera em Dublin, mas o que acontece quando houver várias? Sem regulação, não há como coordenar essas atividades”, afirmou O’Gorman à RTÉ.
Diante das críticas, a Manna adotou medidas para minimizar o impacto do ruído, aumentando a altitude de voo para 75 metros e implementando novas hélices que reduzem o som em 2,5 vezes.
Bobby Healy também ressaltou que a empresa está totalmente certificada pela Autoridade de Aviação Irlandesa e pela Agência Europeia de Segurança da Aviação, operando sob altos padrões de segurança.
Uma atualização recente publicada no site oficial de imigração da Irlanda revelou uma mudança significativa…
A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…
Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…
Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…
Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…
Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…