O E-Dublin busca sempre trazer histórias de intercambistas que aproveitam as oportunidades e que vão longe nos seus sonhos. Na entrevista de hoje, falamos com Hugo Borim da Rocha, lutador brasileiro de Jiu Jitsu, que veio estudar em Dublin e já está fazendo história na terra da Guinness e também, fora dela.
Quem é Hugo Borim?
Considerado uma pessoa multitarefas, ainda no Brasil, Hugo estudou nos doutores da alegria, trabalhou como ator e modelo desde criança, além de se tornar empresário (agência de modelos na cidade de São Paulo). Há mais de um ano, deixou a agência funcionando para trás e partiu rumo a Europa, passando uma temporada na casa do seu primo na Alemanha.
Com o dinheiro que ganhava como palhaço de rua, viajou por mais de dez países, entre eles: Turquia, Israel, Alemanha, Itália, Espanha, Franca, Portugal, Mônaco e Inglaterra. Aterrissou em Dublin com seu visto quase expirando e aproveitou que seu inglês não era tão bom para se matriculou em uma escola de inglês. Por sorte, ou melhor, por conta de bons contatos, logo depois foi indicado para um emprego e começou a se estabilizar na terra da Guinness.
“Cheguei aqui em junho de 2014, fiquei só um mês trabalhando como palhaço na rua e treinando jiu-jitsu, sendo que na primeira semana aqui, ganhei o dinheiro com o Cork Open (Campeonato de Jiu-Jitsu) e dei alguns seminários sobre o esporte em academias irlandesas. Comecei a trabalhar em um restaurante para ajudar nas despesas e, nos intervalos aproveitava para me dedicar ao esporte, pois vi no tatame a possibilidade de conseguir me estabilizar na Ilha fazendo algo que amo”.
Com 25 anos, Hugo acaba de conquistar mais um título internacional, como o primeiro lugar na categoria Brown>Adult>Male>Medium Heavy e o segundo lugar na categoria Brown>Adult>Male>Open Class, no campeonato Madrid International Open 2014.
Mas as conquistas do jovem brasileiro de sorriso fácil não fica por ai. Recentemente, o esportista inaugurou, juntamente com Wesley Lello, a academia Arena Fight, em Dublin. “Recebi a ajuda de um grande amigo para abrir o CNPJ (Vat Number), pois apenas como o visto de estudante, não posso abrir negócios aqui.”
Inquieto, Hugo tem novos projetos a caminho, já que pretende abrir uma ONG para ajudar crianças irlandesas a se afastarem da criminalidade por meio do esporte. “Quero lutar mais e me preparar para campeonatos, como o que participarei em janeiro em Lisboa, Portugal! Espero estar preparado para lutar essa competição e todas as outras que vierem! Além disso, iniciei um projeto social que ajuda crianças irlandesas a verem no esporte uma maneira saudável de driblar a criminalidade”.
“Nunca sonhe pequeno, a não ser que você goste de ser pequeno. Jamais pare de tentar! Às vezes só precisamos tentar mais uma vez para vencer. Corra atrás dos seus ideais, ninguém fará isso por você. E lembre-se de sempre ser amistoso com todos a sua volta, pois se um dia precisar de auxílio, a ajuda poderá vir de quem você menos espera”.
72ª – Summer Hill – D1
Já atende mais de 30 alunos em diversos tipos de modalidades, cincluindo treinamento funcional para mulheres, boxe, jiu jitsu, muay thai e slack line.
Créditos: Hugo Borim da Rocha.
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…
Intercâmbio! Essa palavrinha está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros. Não só pelo…