Os brasileiros que moram na Irlanda fazem com que o dia a dia da ilha seja tomado pela cultura verde-amarela. Mas o que muitos não sabem é que a paixão pelo Brasil também mora no coração de grande parte dos irlandeses. Exemplo disso é o MaSamba — The Sounds of Brazil, um grupo de irlandeses que resolveu montar sua própria escola de samba, literalmente.
Além de apresentações com batuque, passistas e muita animação, o MaSamba também dá aulas do ritmo para quem quiser aprender o gingado brasileiro.
O MaSamba Samba School nasceu em 1994, durante o Big Bang Festival, que ocorreu no City Arts Centre, em Dublin. “Somos apaixonados pela cultura brasileira e trabalhamos arduamente para nos tornarmos o melhor grupo de samba da Irlanda”, afirmou Simeon Smith, fundador do grupo, em entrevista para o E-Dublin.
A bateria do MaSamba é formada por 20 percussionistas experientes, além de dançarinos. Alguns também são brasileiros, que resolveram se unir a essa paixão. O guarda-roupas do grupo tem fantasias para Sapucaí nenhuma botar defeito. Ou seja, um desfile de Carnaval completo.
A escola não se prende apenas ao Carnaval e mistura muitos ritmos além do tradicional. O grupo também apresenta reggae, funk, maracatu, ijexá, coco, hip-hop, samba-rock e aposta no experimentalismo. Até a música irlandesa é misturada ao ritmo brasileiro sem nenhum impedimento ou pudor.
Leia também: Gringos reagindo ao carnaval
O grupo já se apresentou em diversas ocasiões. Entre elas, no desfile do St. Patrick’s Festival. O patrono do grupo é, inclusive, Michel D. Higgins, presidente da Irlanda.
O MaSamba também já tocou nos principais pubs de Dublin, em outras cidades da Irlanda e da Irlanda do Norte, como a capital Belfast, no Reino Unido, Alemanha, Estados Unidos, México e, claro, no Brasil. O grupo apresenta uma agenda de shows que pode ser acessada aqui.
O grupo também já foi destaque na imprensa irlandesa como Irish Times.
O grupo ensaia todas as quartas-feiras, quando existe a possibilidade da entrada de novos integrantes. Os instrumentistas não precisam ter experiência, apenas chegar e participar, pagando uma taxa.
Os interessados em fazer aulas também podem procurar a escola, que tem instrumentos e profissionais para o ensino. E pasme: todos são irlandeses. Outros workshops são oferecidos semanalmente.
Leia também: 5 destinos para curtir o carnaval pela Europa
O grupo também trabalha em parceria com universidades, escolas, clubes e empresas, além de ser parceiro da Contemporânea Instrumentos, de São Paulo, que forneceu bateria ao Masamba.
Esse é um ótimo exemplo de uma parceria positiva entre o Brasil e a Irlanda. Segundo o site do MaSamba, são cerca de 180 workshops por ano e 3.800 aprendizes.
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…