O jornal Irish Times publicou uma matéria no domingo, 26 de junho, onde conversou com proprietários de escolas de inglês ao redor da Irlanda, mostrando como está a atual situação com estudantes estrangeiros.
De acordo com a reportagem, as escolas de inglês na Irlanda estão sendo forçadas a recusar milhares de estudantes estrangeiros devido à crise de acomodação.
Aproximadamente 200 instituições fazem parte da ELE (English Language Education), setor de educação em língua inglesa da Irlanda, do Departamento de Ensino Superior. De acordo com o texto, o setor fornece aproximadamente € 130 milhões por ano para a economia irlandesa.
O Irish Times apurou que Kilkenny já está vendo os números caírem por conta da crise. A cidade, que normalmente fica lotada durante os meses de verão, tem 40% menos estudantes de idiomas neste ano.
A matéria entrevistou proprietários de escolas que, além da falta de vagas por conta da crise de acomodação, culpam a Covid-19, a Guerra na Ucrânia, Brexit e o governo irlandês pela falta de estrutura para estudantes estrangeiros na Irlanda. Tudo isso seria, segundo um dos entrevistados, “a tempestade perfeita”.
O valor no preço do aluguel também é motivo para afugentar muitos estudantes estrangeiros que, muitas vezes, quando acham alguma vaga disponível, não têm condições de pagar o valor pedido e acabam indo embora mais cedo.
Leia também: Presidente da Irlanda descreve crise imobiliária no país como ‘um desastre’
Segundo a matéria do Irish Times apurou, o “apoio e orientação departamental do governo para o setor quando se trata de questões sobre acomodação para estudantes estrangeiros está no limbo, pois nem o Departamento de Ensino Superior nem o Departamento de Habitação afirmam fornecer assistência”.
O Departamento de Ensino Superior disse não ter “nenhum papel em relação à acomodação para estudantes da ELE”, colocando a responsabilidade no Departamento de Habitação. Já esse, afirmou ao jornal não ter responsabilidade ou regulamentação específica para estudantes de inglês.
“Qualquer pessoa, incluindo estudantes que alugam uma propriedade privada, desfrutam das mesmas proteções que qualquer outra pessoa sob a Lei de Locação Residencial.”
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…