Sonhamos com aquele momento de chegar à Irlanda e começar a estudar inglês. Pensamos em como será o dia-a-dia, vislumbramos conhecer gente nova, aprender o idioma super-rápido, entre outras ideias que vão fazendo parte do nosso imaginário.
Porém, quando começamos o curso, percebemos que a expectativa nem sempre corresponde à realidade.
É… muitas vezes, seis meses não são suficientes para ficar fluente na língua inglesa. Mesmo com motivação, estudo e esforço, a tão sonhada proficiência pode depender de muitas outras coisas além da sala de aula.
O fato de os professores serem nativos não quer dizer que eles sejam os melhores. Claro que não! Mas, em muitas escolas, a expectativa é de que, mesmo os estrangeiros, dominem o idioma sem sotaque.
Não é o caso de todos, infelizmente. Aí o aprendizado fica mesmo a desejar. É um dos desafios em aprender inglês.
Muitos intercambistas têm o sonho de conhecer colegas de classe do mundo todo, mas acabam por encontrar apenas brasileiros. Em algumas escolas, a classe é tomada apenas por pessoas do Brasil. É a vida!
Nem todo professor ensina de forma dinâmica e cheia de piadinhas ou jogos em sala de aula. Às vezes, a didática é séria e chata. Fazer o quê?
Escolas também, muitas vezes, prometem realizar aulas extras de yoga, prática oral, entre outras atividades. Contudo, fazem uma sessão de cinema por semana e olhe lá!
Escola high-tech, com estrutura nova e conservada não é exatamente o que muitos encontram em Dublin. Situações como cadeiras quebradas ou sem apoio para escrever, falta de água quente nos banheiros e heater desligados são mais comuns do que o imaginado. Falta de limpeza, principalmente nos banheiros, também é algo muito relatado entre os alunos.
Você chega todo animado à nova escola, começa a fazer amizades, encontra pessoas fascinantes e, algumas semanas depois, todos voltam para o país de origem, deixando você sem chão porque sabe que, provavelmente, nunca mais vai ver aquela pessoa.
Muitas escolas prometem ajudar no que for preciso para que o aluno consiga abrir conta no banco, tirar o PPS, achar lugar para morar e, até, trabalhar. Nem sempre é assim. Algumas escolas deixam a desejar quando o assunto é ajudar.
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…
O Departamento de Habitação, Governo Local e Patrimônio da Irlanda divulgou seus dados mensais sobre…
Fazer um intercâmbio na Irlanda é o sonho de muita gente, não é mesmo? Porém,…