Imagine só essa cena: você está longe de casa, em um país estrangeiro onde fala-se uma língua que não é a sua, com uma legislação completamente diferente. Então você sofre algum tipo de acidente no trabalho, precisa tirar documentos importantes para sua família ou regularizar sua situação migratória neste país. Isso tudo sem entender nada das leis locais e não ter fluência no idioma nativo.
Pois é, isso pode acontecer com qualquer brasileiro que mora na Irlanda. Afinal de contas, injustiças em ambientes de trabalho ou nas áreas comerciais, empresariais, sociais e até governamentais podem acontecer. E quando acontece, quem procurar?
Com a introdução cada vez mais frequente de profissionais brasileiros no mercado de trabalho, hoje não é impossível encontrar um bom advogado que fale português e possa ajudar imigrantes e intercambistas nos processos legais na Irlanda.
Mas por que isso é uma vantagem?
Muitas vezes, encontrar um advogado que tem experiência e fala seu idioma é mais tranquilizador para conseguir explicar a situação enfrentada.
Entre as vantagens de contratar um advogado brasileiro na Irlanda está principalmente a comunicação, mas também na “ponte” que ele faz entre o tipo de legislação que se faz no Brasil e na Irlanda.
Muitas vezes, quando procuramos por nossos direitos em países estrangeiros, acreditamos que eles são os mesmos do Brasil, mas não é bem assim. Existem muitas diferenças e um advogado brasileiro poderá explicá-las de uma forma muito mais simples.
Outra vantagem está na questão imigratória, já que um advogado que também é um imigrante conhece pessoalmente as dificuldades que seus clientes, também imigrantes, podem estar passando.
Segundo a advogada Clareana Cunha, que atua na Irlanda desde novembro de 2020, existe muita procura de brasileiros por seus serviços principalmente a respeito da demora no processamento de vistos e em especial de reunião familiar, além dificuldades que surgem durante o processamento de vistos de familiares de europeus e de familiares de brasileiros com visto de trabalho.
“Direito Imigratório e Direito do Trabalho são as maiores dificuldades encontradas pelos brasileiros aqui”, disse.
Ela ressalta que muitos brasileiros enfrentam dificuldades no seu ambiente de trabalho e tendem a permanecer nesta situação ou tomam medidas inadequadas por falta de conhecimento.
“A demora no processamento da residência da(o) esposa(o) de EU citizen, por exemplo. A permissão de residência de familiar europeu deveria ser processado em até seis meses. Porém, vejo muitos casos de atrasos, brasileiros aguardando por uma decisão por quase um ano quando eu sei que isso possivelmente se resolveria mais rapidamente com orientação jurídica”, explica Clareana.
Clareana explica que, durante a pandemia, a Embaixada Irlandesa no Brasil rejeitou o recebimento de aplicação para vistos de união familiar diante das medidas impostas pelo governo para combater o coronavírus.
“Eu trouxe essa informação para o escritório, que foi discutido e concluído que, em alguns casos, essa recusa não estaria de acordo com a lei. A comunidade brasileira não tem acesso a esse tipo de informação e eu não consigo passar esta informação a um grande número de brasileiros”, disse.
Além de tudo o que já dissemos, existe ainda um diferencial em procurar advogados brasileiros atuando na Irlanda. É uma forma de ter a comunidade de imigrantes brasileiros representada também nessa área.
“Sempre trago os problemas que vejo a comunidade brasileira enfrentar para ser discutido no escritório e achar algo que possamos ajudar. Principalmente porque a informação não chega à nossa comunidade brasileira”. Clareana Cunha, advogada brasileira na Irlanda.
Clareana ressalta que, na dúvida, sempre entre em contato com um advogado. A melhor forma, segundo ela, é enviar um e-mail com um resumo dos fatos relevantes. “Isso nos ajuda a identificar a gravidade do problema e a necessidade de uma consulta. Mesmo quando não há necessidade de intervenção jurídica, eu sempre identifico qual seria o órgão responsável para tratar do problema em questão.”
A Rogers Law Solicitors é um escritório de advocacia na Irlanda pioneiro em ter disponível seus serviços em língua portuguesa (brasileiro). A empresa foi fundada em 2015 por John Rogers, depois do experiente advogado ter atuado por mais de 25 anos em um dos maiores escritórios de advocacia na cidade de Dublin.
O advogado John Rogers é especialista em Direito Imigratório e Direito Europeu, agindo particularmente pela defesa dos direitos de imigrantes. Por isso mesmo, desde de sua fundação, a Rogers Law Solicitors esteve envolvida em inúmeros casos de grande importância em direito imigratório e direito constitucional na Irlanda.
Clareana atua no escritório desde novembro do ano passado, mas é advogada com registro na OAB/RJ desde 2017.
Com a contratação de um advogado brasileiro na Rogers Law Solicitors, você pode ter como benefício a clareza nas informações, com linguagem de fácil entendimento, sem jargões jurídicos, buscando soluções para problemas complexos com o melhor custo benefício.
Além disso, a empresa preza sempre pela transparência e pelo benefício do cliente, que são tratados igualmente, seja um indivíduo como uma grande empresa.
A empresa também faz parte dos membros fundadores da Pro Bono Pledge Ireland, fornecendo assistência jurídica de graça a indivíduos e comunidades de baixa renda quando apropriado.
O Met Éireann emitiu um alerta para a Tempestade Éowyn, a quinta tempestade nomeada da…
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Morar na Austrália é o sonho de muitos brasileiros que buscam na "terra dos cangurus"…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…