Quem quer fazer uma faculdade no exterior pode, muitas vezes, se deparar com a barreira financeira, já que estrangeiros podem ter um custo muito maior para se graduar. Mas existe uma saída possível se seu destino é a Ilha Esmeralda. É possível encontrar cursos de especialização na Irlanda sem gastar muito.
Existem vários cursos em várias áreas e estilos para quem tem como sonho o ensino superior, mas ainda não pode realizá-lo e quer dar um “up” no currículo.
Alguns cursos são de graduação, outros são reconhecidos como curso técnico. Outros, mais baratos e mais curtos, não são reconhecidos.
Lembrando que cursos técnicos ou não reconhecidos não dão possibilidade de visto, nem mesmo o Stamp 2, para estudantes, disponível apenas para cursos longos de inglês e graduação.
Hoje, vamos listar alguns cursos profissionais acessíveis para você na Irlanda. Eles são indicados, principalmente, para quem já tem visto de residência na ilha ou pode conciliar o curso inglês com mais estudos.
A AnCosan Virtual Community College é uma instituição inclusiva que recebe o apoio da Institute of Technology Carlow e se propõe a oferecer cursos por preços acessíveis, principalmente para pessoas em situação de vulnerabilidade.
As aulas combinam workshops com aulas online e tarefas a serem entregues e avaliadas. A instituição promete oferecer um ambiente de ensino totalmente voltado para a educação, liderança, bem-estar e desenvolvimento da comunidade.
Todos os cursos são voltados para essa temática.
Leia também: Faculdade na Irlanda: cursos, universidades e processos seletivos
No total, são 6 opções de cursos não-acreditados, em que não é necessário cumprir pré-requisitos para realizar a matrícula.
A única recomendação é que os futuros alunos tenham, pelo menos, um nível intermediário de inglês. Presença e participação dependem do interesse dos estudantes, sem obrigações.
Esses cursos de especialização na Irlanda têm duração de 6 semanas e custam 200 euros.
São eles:
Para os cursos técnicos (QQI level 5 e 6), a instituição exige que os candidatos tenham realizado o “Leaving Certificate”, o “vestibular” aqui da Irlanda, ou realizado um curso técnico de nível anterior, no caso, o nível 5.
Se você tiver diploma universitário também pode valer como comprovação para a inscrição de um curso técnico de especialização na Irladna. Outros casos específicos podem ser considerados.
Lembrando que os cursos do QQI 5 e 6 não dão mais visto Stamp 2 para estudantes internacionais. Isso mudou em 2014, com as novas regras de intercâmbio na Irlanda.
Portanto, esse deve ser um investimento além do curso de inglês para garantir seu visto de 8 meses.
Leia também: Já cogitou fazer um curso técnico na Irlanda?
Confira os cursos de níveis 6 e 7 disponíveis na plataforma AnCosan Virtual Community College. Eles custam 300 euros e têm a duração de 10 semanas:
A programação completa de cada curso, incluindo a data de início, estão disponíveis do site da AnCosan. E para manifestar interesse e tentar aplicar para algum curso é preciso entrar em contato com eles pelo e-mail info@AnCosanVCC.com.
Confira no site do QQI, antigo FETAC, quais são as normas para estudantes internacionais aplicarem para um curso de educação “pré-superior”.
O projeto “Women’s Education Programme” é voltado para mulheres entre 18 e 30 anos que estão criando seus filhos sozinhas. São 2 anos de planejamento pessoal e profissional dentro de um curso de especialização na Irlanda QQI 5 em “Business Administration e Digital Skills”.
O programa totalmente financiado, sem custo algum, também oferece escola para os filhos da estudante. Para manifestar interesse na participação do programa é preciso enviar um e-mail para b.mcbride@ancosanvcc.com.
A AnCosan também tem projeto voltado para jovens que buscam qualificação assim que terminam a escola. O programa é realizado em Dublin com o apoio da Social Innovation Fund e consiste em 3 módulos de curso QQI level 5 e 6.
As aulas têm o objetivo de preparar os jovens para o ensino superior e são em formato flexível para que os alunos busquem interesse no próprio tempo, sem pressão. Para se inscrever é preciso enviar um e-mail para d.soro@ancosanvcc.com
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…