Categories: Tipos de Visto

Estrangeiros com visto Stamp 3 agora podem trabalhar na Irlanda

O governo irlandês anunciou que portadores do visto Stamp 3, cujos cônjuges ou parceiros estejam na Irlanda sob o visto de trabalho Critical Skills Employment Permit, terão livre acesso ao mercado de trabalho no país.

Anunciada pelos ministros Charlie Flanagan e Heather Humphreys, a medida entrou em vigor em 1º de abril de 2019 e beneficia, anualmente, em torno de 1.000 pessoas.

Portadores do Stamp 3 elegíveis terão acesso ao mercado de trabalho Irlandês. Foto: Nomadsoul1 | Dreamstime

Como funciona?

Na chegada à Irlanda, cônjuges e parceiros elegíveis recebem uma permissão de imigração com direito automático ao trabalho.

Para os portadores do visto Stamp 3 que já residem no país, é necessário comparecer à unidade de imigração mais próxima. Entre os requisitos, é preciso estar acompanhado do cônjuge portador do Critical Skills para que um novo cartão IRP (Irish Residence Permit) seja emitido, dessa vez com o visto Stamp 1.

Continua após a publicidade

Reform Stamp 3

A iniciativa do governo é uma resposta positiva à campanha Reform Stamp 3, lançada em 2019, pedindo ao governo que educasse os empregadores para que eles entendessem que os titulares da chamada permissão Stamp 3 estão legalmente autorizados a se candidatar ao trabalho.

Eles também queriam que fosse introduzido um novo selo de imigração que reconhecesse o direito legal dos familiares dependentes de se candidatarem a empregos.

A regra atual prevê que essas pessoas precisam obter uma proposta de emprego para aplicar para o visto de trabalho específico, nesse caso, chamado de Dependant / Partner / Spouse Employment Permit.

Diante disso, a campanha Reform Stamp 3 solicitava que o tempo de registro das autorizações de trabalho fosse mais curto, não ultrapassando duas semanas, o que, consequentemente, evitaria que essas pessoas perdessem oportunidades de trabalho.

Leia também: Como é trabalhar e estudar na Irlanda?

Mas, agora, o governo anunciou mudanças que darão aos parceiros e cônjuges acesso imediato e total ao mercado de trabalho, sem a necessidade de uma autorização para tanto.

O perfil de muitos portadores do visto Stamp 3 na Irlanda é composto por profissionais qualificados que, tecnicamente, poderiam preencher vagas de trabalho no país.

Devido à burocracia que essas pessoas precisavam enfrentar para se colocar no mercado de trabalho irlandês, há muitos casos de famílias que deixaram a Irlanda mais cedo do que o planejado porque os cônjuges ou parceiros não conseguiram um emprego.

A mudança das regras vai permitir que essas famílias se estabeleçam rapidamente no país e se integrem à sociedade com mais facilidade.

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Uma em cada três empresas contrataram graduados do ensino superior na Irlanda

Uma nova edição do National Employer Survey, lançada nesta semana pelo Department of Higher Education,…

18 de abril de 2025

Agenda de shows brasileiros na Irlanda 2025: artistas já está confirmados no país

Já é tradição, a agenda de shows brasileiros na Irlanda fica a cada ano mais…

18 de abril de 2025

Primavera em Dublin: cinco passeios para fazer durante a estação em 2025

Temperaturas amenas, flores brotando nos jardins e o sol aparecendo com mais frequência. Assim é…

16 de abril de 2025

Sexta-feira Santa e Páscoa: em quais dias é feriado na Irlanda?

Praticamente em todos os anos, existe uma confusão entre quando é feriado na semana de…

16 de abril de 2025

Governo lança projeto ambicioso do Luas em Cork, com rota de 18 km e 25 paradas

Foi lançado ontem, o traçado para o novo Luas Cork, com uma rota de 18…

15 de abril de 2025

Chocolates irlandeses: marcas irresistíveis que você precisa provar

A Irlanda não é a Suíça, mas temos que afirmar que os chocolates irlandeses chegam…

15 de abril de 2025