O IRP substitui o antigo GNIB e é o documento que demonstra sua presença legal na Irlanda. Crédito: Rodrigobellizzi | Dreamstime.com
Com a volta da Irlanda ao Nível 3 do lockdown, o Registration Office (escritório de registro), localizado em Burgh Quay, em Dublin, voltou a funcionar nesta quarta-feira, 2 de dezembro. Com a reabertura, também recomeçaram os agendamentos para quem precisa tirar o visto IRP (Irish Residence Permit) pela primeira vez, que é a prioridade do escritório.
O Departamento de Justiça e Igualdade, responsável pelos registros, também anunciou mudanças para quem está renovando o visto. Desde que lançou o sistema online para imigrantes que moram em Dublin, no dia 20 de julho, quem fosse renovar o visto deveria enviar o passaporte original por correspondência.
Após muitas reclamações de extravios, além do atraso para receber o documento de volta, o Departamento que os imigrantes não vão mais ser solicitados a enviar o passaporte por correspondência, além do processo ser limitado a um máximo de três semanas para ser concluído.
A ministra Helen McEntee, em nota no site do Departamento, ressaltou que recursos adicionais foram realocados ao INIS (Irish Naturalisation and Immigration Service) para possibilitar a mudança, além de confirmar que a não necessidade de enviar o passaporte é uma resposta aos pedidos dos imigrantes, que se preocupavam — com razão — em enviar o passaporte por correspondência para que fossem carimbados.
“O processo de renovação para clientes baseados em Dublin será concluído totalmente online com o upload de uma cópia colorida digitalizada da página de biometria de seu passaporte. Assim que a renovação for concluída com sucesso, o seu cartão de autorização de residência na Irlanda (IRP) será enviado a você por correio”, disse.
Como a ministra lembra, isso vale para imigrantes que estão em Dublin. Quem vive fora da capital segue renovando o visto de forma presencial nas estações da Gardaí.
Como renovar:
Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…
Quem quer trabalhar na Europa precisa ter um "currículo europeu". O padrão no continente é…
Pedalar pelas ruas de Dublin ou de outras cidades irlandesas parece ser a melhor forma…
Estudo revela que imigrantes têm maior taxa de emprego que irlandeses nativos, mas enfrentam mais…
Com a chegada da primavera e o início da temporada de nidificação das gaivotas, autoridades…
O "horário de verão" na Irlanda começa na madrugada deste domingo, 30 de março de…