Quase 50% do território da União Europeia está em condições preocupantes relacionadas à seca. Isso significa 47% em situação de alerta laranja, com déficit de umidade no solo, e 17% em alerta vermelho, quando a vegetação também é afetada, por conta da seca que o continente enfrenta.
Segundo o relatório do Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia, o European Drought Observatory, a seca é “severa” e está afetando muitas regiões da Europa desde o início do ano e vem se expandindo e piorando durante o verão. Isso significaria a pior seca dos últimos 500 anos.
O relatório ainda diz que a Europa Ocidental-Mediterrânea provavelmente experimentará condições mais quentes e secas do que o normal até novembro.
Na área agrícola, as safras de verão sofreram com a seca e a colheita do milho em grão em 2022 ficou 16% abaixo da média dos cinco anos anteriores e os rendimentos de soja e girassol caíram 15% e 12%, respectivamente.
De acordo com o mapa da Comissão da União Europeia, mais da metade da Irlanda está em alerta laranja, o que significa que a falta de precipitação traz “uma anomalia de umidade do solo”.
Poucos pontos do mapa da Irlanda mostram o alerta vermelho, quando a seca afeta também a vegetação.
Por outro lado, os rios irlandeses estão sofrendo com a seca, que pode atingir a população com o fornecimento de água. O Irish Water, serviço de distribuição de água irlandês, alertou que 32 fontes de água em todo o país estão oficialmente em seca. Outras dezenas estão em observação.
Conhecida por ser uma região chuvosa, a Irlanda, agora, sofre com a falta de precipitação.
“Não temos chuva no momento. Está muito quente, e vai continuar. Temos um déficit de chuvas aqui hoje. O solo está muito seco. Os rios estão muito baixos”, disse o chefe de operações de ativos da Irish Water, Tom Cuddy.
Vale lembrar que a Irlanda atingiu recordes de temperatura em 2022.
A seca na Europa tem deixado rios e lagos muito abaixo dos níveis normais. Isso fez com que alguns tesouros submersos fossem expostos.
Esse é o caso da Espanha, onde um círculo de pedras pré-históricas, conhecidas por “Stonehenge espanhol”, cobertos pelas águas de uma represa, fosse revelado.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…