Um intercâmbio é uma experiência enriquecedora em muitos sentidos, seja cultural, de aprendizado ou de vida. Porém, é um investimento alto, que exige não só tempo, como também muita pesquisa.
Como o Brasil envia muitos estudantes ao exterior, não é de se admirar que o mercado de agências seja amplo. Por um lado isso é bom, mas por outro pode gerar grande dúvida com relação a qual empresa contratar. Como ter certeza de qual agência fechar o seu pacote? Segue abaixo algumas dicas importantes!
Eliminação! Se a agência com a qual você simpatizou aparece de forma negativa na voz de estudantes que já contrataram o serviço, evite-a. Onde há fumaça, há fogo.
Preços! É claro que uma viagem desse porte custa caro, mas devemos sempre lembrar que se tratando de educação, vale mais a pena juntar mais grana ao invés de investir naqueles pacotes de ofertas quase irrecusáveis. Não existem milagres, e tenha certeza: o barato pode sair caro.
Respostas! Fique atento, pois se a agência não consegue responder às suas perguntas, isso é um mau começo. Se o que buscamos numa agência é justamente a garantia de que estamos tomando as decisões mais acertadas, a função primordial dela é deixá-lo mais seguro sobre as suas escolhas.
Compare! Quem disse que você não pode negociar com várias agências ao mesmo tempo? Escolha duas ou três, exponha suas necessidades, deixe claro que está em contato com outras opções e compare o que as agências têm a oferecer. Se no meio do caminho a agência A ou B te apresentar informações desencontradas ou te deixar inseguro com relação ao serviço ofertado, questione-a e se ainda houver incertezas, elimine-a. Assim, no final ficará aquela que te transmitiu segurança e que melhor atendeu às suas expectativas. Aproveite o Orçamento Fácil do E-Dublin para levantar opções de agências!
A agência perfeita ainda está para nascer, então conhecer mais sobre o tipo de serviço que ela tem prestado e pesquisas sobre reclamações mais comuns a respeito dela, já ajuda a evitar problemas futuros. E lembre-se: o mais importante não é procurar apenas pela agência que não possui nenhuma reclamação, mas principalmente por aquelas que, em caso de reclamações, souberam resolver a situação e auxiliar o intercambista. Ter isso em mente é muito importante!
Como já citamos, contratar uma agência passa uma segurança a mais ao intercambista. Isso porque, além da experiência no tema, as agências também podem garantir um maior conforto durante o intercâmbio. Para onde ligar se o transfer não aparecer no aeroporto na sua chegada? Quem procurar em situações de imprevisto? E se no meio do caminho a escola contratada tiver um problema com a inspeção do governo ou qualquer que for, e fechar? Todas essas questões podem ser resolvidas de forma mais simples se você estiver assegurado por uma empresa e por um contrato no qual ela se responsabilize pelos serviços prestados.
É importante pontuar que isso não significa que ao contratar uma agência você estará imune a problemas, mas sim que você poderá evitar maiores dores de cabeça, já que terá uma empresa para te auxiliar durante todo o processo no exterior.
É preciso ficar atento. Geralmente, empresas não idôneas dão indícios de que não são confiáveis e, com pesquisa e cuidado, é possível descobrir se uma agência vale ou não o investimento.
Apesar de vantajoso, pesquisar tudo por conta própria exigirá de você muito mais tempo, paciência e perspicácia. Vale tudo, todas as estratégias possíveis e imagináveis para colher o maior número de informações possível. Adicione intercambistas, ex-intercambistas e, principalmente, estudantes das escolas que você tem maior interesse.
As mídias sociais estão aí com toda a potência e descobrir quem frequenta a escola é algo muito simples.
Mas fique atento! Na hora de contratar itens como o seguro ou passagens aéreas, podemos nos deparar com anúncios de pessoas oferecendo descontos incríveis, porém pedindo pagamentos antecipados ou em circunstâncias que podem ser duvidosas. Tenha sempre um pé atrás nessas horas. Já recebemos denúncias de casos desse tipo, em que foi oferecido um serviço com um preço convidativo, porém após o pagamento as coisas não aconteceram como o esperado e o prejuízo pode ser grande. Busque o maior número de referências possível em casos assim.
Não se intimide! Faça o máximo de esforço para tirar suas dúvidas. Pergunte mesmo as questões mais óbvias. Se interessou por uma escola? O importante é saber de quem está vivendo a experiência se ela é realmente recomendada ou não. É o estudante que está vivenciando o ensino que poderá te dizer se está valendo a pena ou não.
Só não se esqueça de conversar com mais de uma pessoa, pois, como já dissemos, as experiências podem ser bem diferentes de um para outro, assim como os objetivos e as expectativas.
Tem alguma dica extra que gostaria de dividir? Deixe aqui nos comentários!
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…