Categories: Trabalho na Irlanda

Evite mal entendidos no ambiente de trabalho

Pequenas atitudes podem contar positivamente para sua imagem no trabalho

Além de obter fluência no inglês, conseguir um emprego aqui na Irlanda é o principal objetivo de muitos intercambistas.

Mas, quando a tão sonhada vaga de trabalho se transforma em realidade, vem a dúvida: como se comportar no ambiente de trabalho irlandês?

É claro que não existe um padrão de comportamento. O importante é ser você mesmo e tirar o máximo proveito dessa experiência. Entretanto, algumas coisas básicas podem evitar problemas ou mal entendidos. Confira nossas dicas!

Atrasos

Sabe aqueles dois ou cinco minutinhos de atraso que podem até ser tolerados em algumas empresas no Brasil? Isso não existe por aqui.

Continua após a publicidade

Chegar atrasado ao trabalho na Irlanda é uma falta bem grave e pode ser até motivo de demissão. Para não correr o risco de perder o emprego, programe-se para chegar sempre com, pelo menos, 10 minutos de antecedência. Desta forma você tem tempo para se organizar e estará apto para começar o trabalho pontualmente.

Obviamente, imprevistos podem acontecer, como o ônibus atrasar ou você ficar preso no trânsito. Nesses casos tenha sempre o telefone do seu chefe, gerente ou algum supervisor em mãos para avisá-los o quanto antes. Assim, eles conseguem se organizar enquanto você não chega.

Mantenha a postura nas redes sociais

Ninguém quer ser demitido por causa de um post inapropriado no Facebook ou Twitter, não é?

Portanto, pense duas vezes na hora de citar o nome da empresa onde você trabalha numa rede social. Muitas empresas acompanham ativamente a sua imagem nessas mídias, assim, todo cuidado é pouco na hora de mencioná-la.

Relacionamento com chefe

No Brasil já vi muitas empresas proibirem o relacionamento amoroso entre funcionários. Na Irlanda, tendo como base a empresa onde trabalho e também o depoimento de alguns amigos, percebo que esse tipo de proibição não é comum.

Claro que ninguém escolhe por quem vai se apaixonar, mas se envolver num relacionamento amoroso com o chefe é o tipo de coisa que no balanço final pode trazer mais problemas do que alegrias.

Cuidado com as brincadeiras

Bom humor é sempre bem-vindo, contudo, cuidado com as brincadeiras. Afinal, se existe uma coisa que é levada bastante a sério aqui na Irlanda é o bullying. Então, evite colocar apelidos nos seus colegas e exagerar nas piadas.

De acordo com o departamento de Saúde e Segurança no trabalho (HSA), são consideradas formas de bullying o uso de linguagem agressiva ou obscena, piadas ou e-mails ofensivos e intimidação.

Palavras mágicas

Poucas horas depois de desembarcar na Irlanda você já poderá observar como os irlandeses podem ser educados. Portanto, no ambiente de trabalho não se esqueça de fazer uso das três palavras mais utilizadas por aqui: “Desculpe” (Sorry), “Por favor” (Please) e “Obrigado” (Thank you). Elas são essenciais e demonstram sua simpatia e respeito por seus colegas.

Revisado por Tarcisio Junior

Elizabeth Gonçalves

Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Recent Posts

Patrulhas municipais vão proteger a estátua de Molly Malone contra abuso de turistas em Dublin

A famosa estátua de Molly Malone, localizada na Suffolk Street, no centro de Dublin, na…

1 de abril de 2025

Intercambio na Irlanda vale a pena?

Você está pesquisando sobre como estudar e trabalhar no exterior e se perguntou: será que…

1 de abril de 2025

Quais as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda

Se sua dúvida é quais são as melhores cidades para fazer intercâmbio na Irlanda, você…

1 de abril de 2025

Molly Malone: conheça a história por trás da estátua

Passeando pelas redondezas da região de Dublin 2, próximo à Suffolk Street, uma estátua chama…

1 de abril de 2025

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025

‘Currículo europeu’: dicas, informações e passo a passo para montar o seu

Quem quer trabalhar na Europa precisa ter um "currículo europeu". O padrão no continente é…

31 de março de 2025