A vitória da Seleção Brasileira de futebol contra a Coreia do Sul, nas oitavas de final da Copa do Mundo, realizada na segunda-feira, 5 de dezembro, não foi vista com bons olhos pelo ex-jogador irlandês Roy Keane. E não porque o Brasil marcou 4 gols contra 1 do adversário asiático, mas pela celebração dos jogadores.
Keane comentava o jogo na transmissão pelo ITV Sport, na Inglaterra. Apesar de elogiar o desempenho de atletas durante a partida, como Neymar, as “dancinhas” feitas pelo atacante e seus colegas o incomodaram.
“É como assistir ao Strictly”, disse ele, em referência ao programa inglês de competição de dança. “Não posso acreditar, nunca vi tanta dança”, disse ele, em tom crítico, afirmando que não gostava daquilo.
“O primeiro gol não me incomoda, mas o quarto gol… O que quer que eles estejam fazendo, não estou feliz com isso. Não acho nada bom”, disse, se referindo ainda ao técnico Tite que entrou na “dança do pombo” com Richarlison, após um gol marcado pelo jogador.
Roy Keane é natural de Cork, na Irlanda, e foi o jogador irlandês de futebol de maior sucesso com 19 troféus importantes em sua carreira, grande parte deles pela atuação no clube inglês Manchester United. Aposentado, hoje com 51 anos, ele atua como comentarista esportivo.
É claro que a torcida brasileira se incomodou com os comentários de Keane, mas não só eles. Os próprios jogadores da Seleção foram questionados sobre as “dancinhas” e rebateram o ex-jogador irlandês.
“Problema é de quem não gosta, porque vamos continuar fazendo”, disse Raphinha à Globo.
“Na dança, simbolizamos a alegria de marcar o gol. Não fazemos para desrespeitar, não vamos na frente de adversário”, afirmou Lucas Paquetá.
Na internet, foram inúmeros os comentários de brasileiros sobre o ex-jogador, destacando, principalmente, seu comportamento violento dentro de campo.
“A entrada criminosa de Roy Keane em Alfie Haaland (pai do atual atacante do City) num Manchester United x City em 2001. Alfie rompeu seus ligamentos e teve sua carreira abreviada por causa da lesão”, destacou um usuário do Twitter.
A fala de Keane também foi repercutida em praticamente todos os jornais irlandeses.
A jornalista esportiva do Irish Times, Mary Hannigan, afirmou que as comemorações pós-gol do Brasil “levaram a um debate acalorado no intervalo no estúdio ITV, que teve leves conotações geracionais”.
O The Independent noticiou a fala de Keane, destacando que ele se transformou em um vilão no Brasil, com “vários comentaristas acessando as redes sociais para dar sua opinião”, repostando algumas falas de personalidades como o técnico do Botafogo, Luis Castro.
Veja alguns dos comentários postados no Twitter sobre o assunto:
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…