O verão é a melhor época para procurar uma vaga de moradia em Dublin, mas fuja do centro porque a moradia é bem caro.
Quem mora em Dublin — ou está prestes a desembarcar por aqui para um período de estudos — certamente já reparou que encontrar um lugar para morar tem se tornado um grande desafio.
São poucas as ofertas de vagas, principalmente na região central da cidade, onde estão localizadas a maioria das escolas. Além disso, as condições das casas e apartamentos nem sempre condizem com os preços, que podem ser altíssimos.
Como a Irlanda vem atraindo cada vez mais estudantes de diversos países, o que se vê é um país despreparado para suprir a demanda por acomodações. É por esse motivo que chega a ser impossível prever uma melhor época para se encontrar acomodação nas grandes cidades do país, como Dublin ou Cork.
Mesmo nos meses de verão, quando muitos universitários terminam seus cursos e retornam para casa, há um grande fluxo de novos estudantes desembarcando no país para iniciar seus estudos nos próximos meses.
De acordo com o jornal Irish Independent, o número de estudantes internacionais matriculados em cursos full-time no país triplicou na última década. E, para se ter uma ideia, quatro em cada dez estudantes estão localizados em Dublin.
Para Graham Love, chefe executivo do departamento de educação irlandês (HEA), existe atualmente uma preocupante falta de acomodação em Dublin e também em outras grandes áreas urbanas ao redor da Irlanda.
Entretanto, o HEA tem como meta continuar promovendo a Irlanda como um destino de estudos para estudantes estrangeiros. A estimativa do departamento é de que, até o fim do ano acadêmico de 2019/2020, o país conte com mais de 44 mil alunos internacionais.
Quem está procurando uma vaga sabe bem o estresse que isso pode significar. Basta uma breve visita ao portal Daft para se espantar com a qualidade de diversas vagas oferecidas e os preços astronômicos que são cobradas por muitas delas.
Um quarto individual, localizado bem no centro de Dublin, por exemplo, pode custar 700 euros por mês.
Já quem busca quartos compartilhados vai pagar um pouco menos, com preços a partir de 300 euros — e, muitas vezes, a realidade é dividir um cômodo pequeno com mais de uma pessoa.
Como a competição é grande, também é comum contatar a pessoa que está alugando a vaga e não obter resposta para o agendamento de uma visita, por exemplo.
O que tem sido noticiado atualmente em Dublin é a construção de novas acomodações voltadas exclusivamente para estudantes. Estima-se que essas vagas comecem a ficar prontas para o ano letivo que se inicia em setembro.
Mas o que parece uma excelente notícia também tem outro lado, já que a estimativa de custo do aluguel nesses alojamentos estudantis parece assustadora.
Estima-se que um quarto single vá custar, em média, a fortuna de 920 euros por mês. Claro que versões mais simples estarão disponíveis, por, em média, 170 a 260 euros por semana.
Esses valores, sem dúvida, estão fora da realidade da maioria dos intercambistas que chegam por aqui para estudar inglês e que precisam trabalhar para obter uma renda extra.
Lembrando: aqui, as regras para estudantes internacionais preveem trabalho full-time (até 40 horas semanais) apenas nos meses de junho a setembro e de 15 de dezembro a 15 de janeiro.
Agora é aguardar para ver quais outras soluções serão propostas pelo governo e se essas opções iniciais desafogarão um pouco a concorrência.
Não deixe de conferir também o e-book que o E-Dublin preparou sobre Acomodação, com informações detalhadas acerca da situação atual no país, opções de moradia, valores médios, diferenças entre as regiões da cidade e tudo que você precisa saber para chegar aqui bem mais informado. Clique aqui para baixar gratuitamente!
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…
É, meus caros, o inverno vem aí e com ele os dias mais escuros. Após…
Há cerca de três anos, o departamento de imigração da Irlanda deu um passo atrás…
Hoje, você vai descobrir o que fazer em Donegal, um condado da Irlanda que está…