Muitos brasileiros desejam entrar em uma faculdade de enfermagem na Irlanda, já que essa pode ser a porta para uma carreia internacional na área de saúde. A falta de profissionais qualificados é um ponto crítico do país e há muitas vagas para enfermeiros, médicos e cuidadores.
Atualmente, existem mais de 82 mil enfermeiros registrados na Nursing and Midwifery Board of Ireland (NMBI) — órgão regulador de enfermagem na Irlanda —, e esse número ainda parece ser insuficiente para atender a demanda do país. Com a pandemia, a pauta saúde vem sendo altamente debatida pelo governo irlandês e, com isso, chamando a atenção de vários estrangeiros que buscam oportunidades na Europa.
De acordo com o Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico — OCDE, a Irlanda forma 29 enfermeiros por 100 mil habitantes (dados de 2019). Assim que formados e registrados na NMBI, os profissionais podem atuar nos 86 hospitais do país — total aproximado entre públicos e privados —, além de empresas home care e casas de repouso. Inclusive, existem alguns hospitais que optam por enfermeiros recém-formados.
Até aí você ficou animado, não é mesmo? Mas precisamos dizer algo: o valor da graduação de enfermagem na Irlanda é muito mais alto que no Brasil. Na verdade, o ensino superior para cidadãos não-europeus é muito caro na Europa.
A anuidade de um curso de enfermagem pode chegar a 23 mil euros, enquanto que, para um cidadão europeu, o valor é de aproximadamente 7 mil euros na mesma universidade. Agora imagina, converte isso em real por quatro anos de graduação.
No entanto, não adianta só pagar para entrar. Existe um processo seletivo que é considerado simples, mas no qual o candidato vai precisar preencher alguns requisitos para que a faculdade aceite a sua inscrição. Sendo assim, vamos mostrar como entrar em uma faculdade de enfermagem na Irlanda.
Leia também: Faculdade na Irlanda: cursos, universidades e processos seletivos
O primeiro passo para você entrar em uma faculdade de enfermagem na Irlanda é fazer a inscrição no site da instituição de ensino.
Porém, existem duas formas de inscrição, uma para o cidadão europeu e a outra para o não-europeu. Como já falamos aqui, isso também impacta o valor da anuidade do curso.
Além disso, o candidato vai precisar respeitar o prazo de inscrição, preencher os requisitos de admissão, ser aceito pela instituição, pagar a anuidade e mais algumas taxas. Tudo isso para conseguir entrar para a faculdade na Ilha Esmeralda.
O candidato deverá fazer sua inscrição por meio da Central Applications Office (CAO), que processa os pedidos de cursos de graduação na Irish Higher Education Institutions (HEIs).
A pontuação necessária para entrar na faculdade vai depender de cada instituição de ensino, e o candidato deverá pagar uma taxa de inscrição on-line de 45 euros.
Todos os candidatos devem apresentar proficiência na língua inglesa como TOEFL, IELTS e University of Cambridge; ou certificado da Irish Leaving Certificate, do International Baccalaureate (IB), do US High School, entre outros. Vai depender dos requisitos de admissão de cada universidade.
Leia também: Quanto ganha um enfermeiro na Irlanda?
A inscrição é on-line, feita diretamente no próprio site da universidade, e o candidato precisa pagar uma taxa. Após a candidatura, o estrangeiro deverá preencher os requisitos de admissão necessários, que geralmente são:
Além disso, assim que aprovado, o candidato precisará tirar seu visto de estudante (Stamp 2).
Quer saber qual a melhor empresa de tradução juramentada do mercado? Vamos recomendar uma que tem alguns dos melhores rankings do mercado, a Yellowling.
As três principais faculdades da Irlanda oferecem os melhores cursos de enfermagem do país, todas elas estão no ranking geral da Times Higher Education, o World University Ranking.
A Trinity College está classificada em 1° lugar na Irlanda e tem a maior escola de enfermagem e obstetrícia do país. Mas existem outras universidades no país com o bacharelado em enfermagem como a University of Limerick, a University College Cork e a Galway-Mayo Institute of Technology.
Para conferir a lista completa de instituições de ensino superior da Irlanda, clique aqui.
No curso da Trinity College Dublin, o aluno terá aulas teóricas na escola de enfermagem e obstetrícia da universidade. O curso de enfermagem infantil é de quatro anos e o de enfermagem geral é de quatro anos e meio. Em parceria com seis prestadores de serviços de saúde, alunos têm acesso aos hospitais Tallaght e o St. James.
Para fazer a inscrição na universidade, o candidato europeu precisará de 429 pontos CAO (2020).
No curso da University College Dublin, o universitário vai estudar módulos de teoria que são seguidos por colocações clínicas. Durante o curso, palestrantes e profissionais experientes facilitarão o aprendizado do aluno em palestras e workshops nas instalações do Centro de Ciências da Saúde da UCD.
Para fazer a inscrição na universidade, o candidato europeu precisará de 420 pontos CAO (2020).
No curso da National University of Ireland Galway, o universitário vai estudar, nos três primeiros anos, módulos teóricos e de prática clínica. No último ano, o aluno precisará colocar em prática todo o conhecimento dos primeiros semestres em um estágio de prática clínica de 36 semanas, que vai de janeiro a setembro. Nesse período, o aluno será funcionário da HSE West e receberá um salário.
Para fazer a inscrição na universidade, o candidato europeu precisará de 398 pontos CAO (2020).
Sim, estrangeiros podem fazer faculdade de enfermagem na Irlanda. Como mencionamos neste artigo, os não-europeus interessados em entrar para o curso devem fazer sua inscrição on-line diretamente no próprio site da universidade.
Vale ressaltar que cada instituição tem um processo seletivo e prazo de inscrição final diferente. Por esse motivo, o candidato precisa ficar atento às datas.
Leia também: Como conseguir um trabalho com enfermagem na Irlanda
Para você saber como é o mercado de trabalho para os enfermeiros, primeiro precisa entender por que faltam profissionais na Irlanda. Em janeiro de 2019, uma greve nacional no setor tomou conta dos noticiários do país.
Mais de 35 mil enfermeiros, cuidadores e outros profissionais da área foram às ruas reivindicar melhores condições de trabalho e aumento salarial.
A situação delicada faz com que cada vez mais enfermeiros nativos desistam da carreira na Irlanda, fazendo assim com que haja uma forte demanda por mão de obra internacional especializada no momento.
De acordo com tabela do Health Service Executive (HSE), o Sistema Público de Saúde da Irlanda, o salário de um enfermeiro do setor público pode variar entre 29 e 80 mil euros anuais. Já no setor privado, a hora trabalhada geralmente varia entre 15 e 30 euros, dependendo das agências ou Nursing Homes (casas de repouso).
Além disso, a profissão faz parte da lista de critical skills que são consideradas escassas na Irlanda e podem ser ocupadas por profissionais estrangeiros.
As ocupações elegíveis sob esse tipo de autorização são consideradas extremamente importantes para o crescimento da economia e, por isso, o governo irlandês facilita a permissão para trabalho.
Agora que você já soube o básico sobre faculdade na Irlanda, que tal aprender mais sobre como estudar no país?
O edublin tem um ebook incrível que pode ajudar você nas suas decisões para fazer um intercâmbio universitário na Ilha Esmeralda.
Veja todos os detalhes sobre esse guia que poderá mudar a sua vida.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…