Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade de graça na Irlanda são oferecidos para estrangeiros ou residentes e são focados em áreas críticas ou habilidades especiais.
Seja para cursar mestrado e doutorado ou bolsas exclusivas para brasileiros em determinadas áreas, as bolsas de estudo na Irlanda são mais comuns do que se imagina.
Além disso, fazem parte da cultura da Irlanda, um destino educacional excepcional. Descubra como essas oportunidades podem transformar sua jornada acadêmica e profissional, proporcionando uma experiência única de aprendizado e crescimento em um ambiente internacional de excelência.
Continue lendo.
O Programa de Bolsas de Estudo para Educação Internacional 2024 (GOI-IES) abriu inscrições para estudantes internacionais que desejam cursar mestrado e doutorado no país.
O programa oferece uma bolsa de €10.000 e isenção total de taxas acadêmicas.
Para se inscrever, o estudante precisa:
Saiba mais sobre bolsas de estudo na Irlanda em mestrado e doutorado.
Interessados em estudar na Trinity College Dublin terão mais uma vez a oportunidade de aplicar para bolsas de mestrado com vagas exclusivas para brasileiros.
O foco está nas áreas de humanas história, teatro, literatura e escrita.
O período de inscrições é de 8 de janeiro a 15 de abril de 2024.
O subsídio cobrirá um ano de pagamento da universidade (outubro de 2024 a setembro de 2025), acomodação, despesas de viagem e despesas de manutenção no valor de 15 mil euros.
Saiba detalhes da bolsa de estudos no Trinity College Dublin.
O Ministério da Educação da Irlanda divulgou a abertura de quase centenas de vagas gratuitas ou parcialmente subsidiadas para dezenas de cursos de aprimoramento e requalificação.
São cursos técnicos (nível 6) a faculdade de graça na Irlanda (graduação e pós, níveis 8 e 9). A plataforma Springboard tem como ênfase a importância da economia digital. Segundo dados do próprio ministério, 90% dos participantes do projeto em edições passadas estão agora empregados.
Os cursos de faculdade de graça na Irlanda ou cursos técnicos são oferecidos dentro de quatro áreas que o governo identificou como críticas no país: digital skills (habilidades digitais), soft skills (habilidades comportamentais), management and leadership (gerência e liderança) e workplace of the future (lugares para se trabalhar no futuro).
Atenção: É bom saber, desde já, que estudantes com Stamp 2 não têm direito ao programa, mas brasileiros com passaporte europeu ou Stamp 4, sim. Falamos mais a respeito nesta matéria.
A plataforma é uma ferramenta para o governo disponibilizar faculdade de graça na Irlanda ou cursos técnicos para desempregados conseguirem encontrar um emprego.
Por isso, facilita ou paga integralmente cursos técnicos, graduação, pós-graduação e até mesmo mestrado em universidades e instituições de ensino Irlanda afora.
Outro objetivo é evitar o desemprego, ou seja, também há cursos para aprimorar habilidades de pessoas já empregadas, especialmente em funções que possam ser afetadas pela digitalização.
O Springboard tem em sua história mais de dez anos e cerca de 100 mil pessoas beneficiadas. O programa é gerido pela Higher Education Authority (Autoridade do Ensino Superior) e Department of Education and Skills (Departamento de Educação e Competências).
Os cursos são financiados pelo National Training Fund (Fundo Nacional de Formação) com cofinanciamento da União Europeia ao abrigo do European Social Fund (Fundo Social Europeu), no âmbito do ESF Programme for Employability, Inclusion and Learning (Programa Empregabilidade, Inclusão e Aprendizagem).
Leia também: Faculdade gratuita na Irlanda: bolsas de estudo e programas estudantis
Os cursos oferecidos pelo Springboard incluem treinamento de ponta em blockchain (criptografia), inteligência artificial, segurança cibernética, realidade virtual entre outras voltadas à tecnologia, mas também é possível encontrar opções em áreas como agronomia e veterinária, artes e humanidades, administração, direito, engenharia, construção, alimentação, informação, comunicação, saúde, ciências naturais, matemática, estatísticas e outros.
Pelo Springboard, é possível fazer faculdade de graça na Irlanda em diversas instituições de ensino. Entre elas estão universidades de Limerick, Cork, Dublin, Galway, Carlow, Sligo, Tralee e outras cidades. Entre as áreas de destaque, estão:
Antes de se inscrever para um curso, você deve se registrar no site e fazer o login. Depois de logado é a hora de procurar um com o qual você se identifique e queira fazer.
Escolhendo, clique em detalhes para entender como funciona, se o curso é part time ou full time, o NFQ level, além da data limite de aplicação, data de início e fim, entre outras informações.
Se estiver tudo ok, você clica em “aplicar agora”. Inscrevendo-se no curso, você terá acesso ao status de suas aplicações enviadas ou salvas. Lá vai aparecer se sua candidatura foi bem-sucedida, esperando sua confirmação.
Como dissemos logo no começo, estudantes com Stamp 2 não têm direito a faculdade de graça na Irlanda pelo Springboard. Ele é voltado para irlandeses e europeus ou pessoas com visto de permanência ou residência, como o Stamp 4.
Atenção: Estrangeiros aptos ao programa precisam comprovar pelo menos três anos de residência na Irlanda. Também é preciso comprovar fluência em inglês, entre outras documentações, dependendo do curso escolhido.
Agora que você já sabe como se inscrever em uma bolsa de estudo na Irlanda, é necessário também aprender como se inscrever para cursar uma faculdade no país. Não é impossível, mas existem uma série de regras para serem seguidas.
O Ensino Superior na Irlanda tem todas as informações que você precisa sobre o tema, desde a pesquisa sobre as melhores universidades até o passo a passo para aplicação.
Que tal entender melhor sobre como fazer faculdade na Irlanda?
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…