Se você quer saber como entrar em uma faculdade de psicologia na Irlanda, primeiro, precisa entender que existem dois tipos de cursos de graduação disponíveis no país. Nas universidades irlandesas, há uma graduação específica em psicologia e outra em psicoterapia.
No Brasil, a psicoterapia é uma das especialidades da psicologia. Na Irlanda, diferentemente de outros países da Europa, existe uma diferença entre as duas profissões e, por esse motivo, há formações distintas.
São duas faculdades diferentes para as duas profissões, que no Brasil têm a mesma formação, entendeu? Vamos explicar mais a fundo neste artigo, que também fala sobre as universidades que apresentam faculdade de psicologia e psicoterapia, além de dicas para você cursar uma.
Leia também: Faculdade na Irlanda: cursos, universidades e processos seletivos
O psicoterapeuta faz uma faculdade exclusiva de psicoterapia para fazer exclusivamente atendimento clínico. Já o psicólogo tem uma formação mais ampla e pode atuar em diversas áreas como recursos humanos, escolas, hospitais, entre outras. Inclusive, na Irlanda, essa área é bem qualificada e com ótima remuneração.
Tecnicamente falando, a principal diferença entre os counselling (conselheiros) e os psychologist (psicólogos) é a sua perspectiva e treinamento. Em geral, os conselheiros se concentram mais em populações mais saudáveis e menos patológicas, enquanto a psicologia clínica se concentra em indivíduos com problemas de saúde mental mais sérios, por exemplo, psicose.
De acordo com o site InterCultural Psychology, fundado pela psicóloga Silvana Byrne, por uma questão de demanda da sociedade Irlandesa, devido ao grande número de pessoas que sofrem com alcoolismo e dependência química no país, ocorreu essa divisão para atender melhor a população.
Essas pessoas, quando procuravam ajuda, buscavam os médicos General Practitioner — GP (Clínico Geral), já que os poucos psicólogos que atuam nos consultórios cobram valores muito altos para atendimentos. Assim, surgiu a necessidade dos especialistas Counsellor & Psychotherapist (Conselheiro e Psicoterapeuta).
Hoje, as principais universidades irlandesas, como a Trinity College Dublin, University College Cork, University College Dublin (UCD) e University of Limerick, oferecem graduação em psicologia e diversas especializações de mestrado e doutorado para área de psicoterapia.
Quem deseja cursar um bacharelado em Counsellor & Psychotherapist deve procurar faculdades específicas como a International College For Personal And Professional Development (ICPPD) e PCI College.
Agora que você já sabe a diferença entre o curso de psicologia e de psicoterapia na Irlanda, vai ficar mais fácil escolher a faculdade. Vamos conhecer um pouco mais sobre cada graduação e como são os processos seletivos.
No curso de psicologia (psychology), o universitário vai estudar o comportamento humano e dos processos mentais. O profissional examina vários aspectos da experiência humana como emoções, pensamentos e ações das pessoas.
Na Irlanda, o curso de graduação de psicologia apresenta uma grade curricular muito parecida com a do Brasil, e os trabalhos no setor público são regulamentados pelo Health Service Executive (HSE) — órgão governamental de saúde no país. O bacharelado tem duração entre 3 e 4 anos, a depender da instituição de ensino e tipo de curso.
Leia também: Como é a carreira de psicólogo na Irlanda?
Atualmente, o primeiro passo para entrar em uma faculdade de psicologia (Bachelors Degree) é fazer a inscrição no site da instituição de ensino superior irlandesa. Porém, o candidato terá duas opções de aplicação no curso: como cidadão europeu ou não-europeu. São duas formas diferentes de inscrição e vamos detalhar abaixo como deve ser feito.
Inscrição por meio da Central Applications Office (CAO). A pontuação necessária para entrar na faculdade depende de cada universidades, mas a média é 500 pontos CAO (2020). A taxa de inscrição on-line atual é de 45 euros.
Todos os candidatos devem apresentar proficiência na língua inglesa como TOEFL, IELTS e University of Cambridge; ou certificado da Irish Leaving Certificate, do International Baccalaureate (IB), do US High School, entre outros. Vai depender dos requisitos de admissão de cada universidade.
Inscrição on-line diretamente no próprio site da universidade. Após candidatura no site, o estrangeiro deverá preencher os requisitos de admissão necessários, que geralmente são a tradução juramentada do diploma de ensino médio e histórico escolar, graduação ou pós; certificado de proficiência de inglês (TOEFL, IELTS ou Cambridge); cópia do passaporte; seguro-saúde; declaração pessoal e cartas de recomendação.
Quer saber qual a melhor empresa de tradução juramentada do mercado? Vamos recomendar uma que tem alguns dos melhores rankings do mercado, a Yellowling.
O candidato precisa pagar uma taxa de inscrição. Além disso, assim que aprovado, o candidato precisará tirar seu visto de estudante (Stamp 2).
Várias cidades na Ilha têm faculdades com cursos de psicologia. Veja abaixo algumas opções!
No curso de psicoterapia (psycotherapist), o estudante vai desenvolver habilidades de terapia pela fala ou terapia psicológica. Em geral, o aconselhamento também é um tipo específico de terapia e são usadas para tratar de várias condições de saúde, incluindo depressão, ansiedade, uso indevido de drogas, transtorno de personalidade limítrofe (BPD), transtorno obsessivo compulsivo (TOC), transtorno de estresse pós-traumático (PTSD), transtornos alimentares, como anorexia nervosa e bulimia.
O curso de graduação em Counselling/Psychotherapy na Irlanda tem duração entre 3 e 4 anos, dependendo da universidade e tipo de curso, sendo exclusivo para atuação na área de psicoterapia.
O profissional não recebe o título de psicólogo ao se graduar. Ele recebe apenas o título de psicoterapeuta e ajuda o cliente a lidar com situações difíceis.
Vale informar que antes não havia qualificações legais mínimas necessárias para se tornar um conselheiro na Irlanda. No entanto, em 2016, a Irish Association for Counselling and Psychotherapy (IACP) — Associação Irlandesa de Aconselhamento e Psicoterapia — desenvolveu códigos de ética e prática para seus membros.
Eles também têm critérios de acreditação rígidos, que incluem 450 horas de trabalho, supervisão de cliente e qualificações acadêmicas.
Basicamente, a inscrição para entrar em uma faculdade de psicoterapia na Irlanda é a mesma do curso de psicologia. O que muda é a não exigência da pontuação mínima do CAO.
Inscrição por meio da Central Applications Office (CAO). A taxa de inscrição on-line atual é de 45 euros e algumas universidades fazem entrevistas.
Todos os candidatos devem apresentar proficiência na língua inglesa como TOEFL, IELTS e University of Cambridg; ou certificado da Irish Leaving Certificate, do International Baccalaureate (IB), do US High School, entre outros. Vai depender dos requisitos de admissão de cada universidade.
Inscrição on-line diretamente no próprio site da universidade. Após candidatura no site, o estrangeiro deverá preencher os requisitos de admissão necessários, que geralmente são a tradução juramentada do diploma de ensino médio e histórico escolar, graduação ou pós; certificado de proficiência de inglês (TOEFL, IELTS ou Cambridge); cópia do passaporte; seguro-saúde; declaração pessoal e cartas de recomendação.
O candidato precisa pagar uma taxa de inscrição. Além disso, assim que aprovado, o candidato precisará tirar seu visto de estudante (Stamp 2).
Se você pretende estudar psicologia ou psicoterapia na Irlanda e não é um cidadão europeu, então, precisa preparar o bolso! Os valores de uma graduação custam, em média, 13 mil euros por ano. Em uma universidade renomada, esse valor pode chegar até 17 mil euros a anuidade.
Agora, para quem é cidadão europeu, o valor é bem mais em conta. A média da anuidade é de 3 mil euros.
Para o psicólogo atuar no mercado de trabalho na Irlanda, ele pode optar por dois caminhos. Caso queira atender em consultório particular como psicoterapeuta, o recomendado é que ele se registre na Psychological Society of Ireland (PSI) — Sociedade de Psicologia da Irlanda.
No momento, a instituição regulamenta a profissão de psicologia no país. Para trabalhar no setor público, atuando em hospitais, por exemplo, o psicólogo deve ter o reconhecimento de qualificações no Departamento de Saúde.
Algumas organizações privadas, contratam profissionais com experiência no atendimento clínico, para compor a rede de psicoterapeutas credenciados do Employee Assistance Program (EAP), com objetivo de oferecer atendimento psicológico para funcionários de empresas, mas é necessário estar registrado em uma associação regulamentadora como PSI e ter seguro profissional.
A área de psicologia mais requisitada na Irlanda é de Clinical Psychologist (psicólogo clínico), e esse profissional tem funções mais amplas além do atendimento clínico, podendo atuar em escolas, hospitais, centros comunitários, organizações, entre outros, dependendo de sua experiência e especialidade.
Os psicólogos irlandeses que optam por atuar exclusivamente no consultório particular recebem o título de Counselling Psychologist (psicólogo de aconselhamento).
As funções mais comuns do setor são:
Os psicoterapeutas costumam fazer atendimentos clínicos em consultórios e clínicas médicas. Atualmente, existem cinco modalidades da profissão no Irish Council for Psychotherapy (Conselho Irlandês de Psicoterapia):
Abaixo, listamos alguns órgãos importantes e associações profissionais de psicoterapeutas na Europa:
Está procurando vagas de emprego fora do Brasil? Neste artigo, vamos dar dicas de como…
É impossível abrir este texto sem enaltecer a Irlanda, que, mesmo sendo congelante na maior…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A partir do dia 13 de janeiro de 2025, o primeiro registro de todas as…
Com o aumento da demanda por soluções de mobilidade sustentável, os aplicativos para aluguel de…
Os feriados na Irlanda são momentos para celebrar e, também, descansar. Durante o ano, acontecem…