Foto: Pxhere
Uma nova fraude está enganando imigrantes que vivem na Irlanda. Trata-se de impostores que se passam por agentes da Inis (Irish Naturalisation and Immigration Service — Serviço de Naturalização e Imigração da Irlanda) e fazem falso aviso de deportação imediata da Irlanda.
A Garda orienta os imigrantes a tomarem cuidado com a fraude e indica alguns passos para identificar e evitar ações de impostores.
Impostores agem como agentes da imigração da Irlanda e pedem dinheiro a imigrantes para não serem deportados. Foto: Pxhere
Segundo um comunicado emitido pela Garda, o contato é feito por telefone de forma a assustar as pessoas. O falso interlocutor da Inis afirma que fala em nome do governo irlandês para recuperar um suposto pagamento administrativo para a instituição. Com o pagamento imediato, o governo impediria a deportação do imigrante.
O departamento da polícia irlandesa diz, ainda, que o golpista solicita que o pagamento seja feito em uma conta em seu país de origem e, de modo a convencer o imigrante, indica um endereço do site para pagamento onde o número parece ser legítimo.
A Garda é enfática: “Essa é uma tentativa de fraude. (…) O Inis não contata e não contatará os candidatos por telefone em relação a tais pagamentos direcionados a contas no exterior. O Inis não solicita, sob nenhuma circunstância, o pagamento de seus serviços por telefone”, afirmou em comunicado.
De acordo com o órgão, se alguém estiver enfrentando a deportação, será envolvido em um processo detalhado e notificado por escrito antes de qualquer passo.
Eles alertam para os clientes serem vigilantes, não dando detalhes de seu status de pedido de imigração e entrando em contato com o Inis ou com a polícia se alguém exigir pagamento sob qualquer circunstância.
Golpistas agem na Irlanda em áreas como acomodação, transporte, aviação, serviços, entre outros. Foto: Pxhere
A Inis não é a única organização irlandesa que pode ser foco de golpes na ilha. Existem muitas outras tentativas de fraude comuns, e os imigrantes são alvos fáceis.
Entre eles, está o golpe da babá, em que uma suposta família afirma que vai contratar uma garota como babá e envia dinheiro para ela antecipadamente, o que, na verdade, tira dinheiro da conta da suposta candidata à vaga.
Quem já ouviu falar do golpe da passagem aérea? Com valores bem abaixo do mercado, sites atrativos prometem sua viagem com até 70% de desconto. Pena que não é real.
Quando o assunto é acomodação, os golpes são ainda maiores. São inúmeros, principalmente envolvendo valores pagos de forma antecipada ou com os chamados depósitos. Existem, ainda, golpes da passagem aérea, das vendas de produtos por preços mais baratos e das vaquinhas online.
Entre as dicas da Garda para não cair em golpes na Irlanda está guardar documentos importantes em lugares seguros. Foto: Pxhere
No site da Garda, existem algumas listas de reconhecimento de fraude para auxiliar as pessoas a não caírem em golpe.
Skerries é uma charmosa vila de pescadores localizada a 35 minutos da capital irlandesa. Em…
Como assistir ao Oscar 2025 na Irlanda: qual canal será exibido, como ver online e…
A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…
Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…
No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…