Pois é. Além do sistema super precário de transferencia online que teoricamente seria para evitar uma fraude, existe um outro risco ALTÍSSIMO: Débito automático.
Vou contar o que aconteceu comigo:
Estava pensando em iniciar uma academia, e liguei pra algumas delas, pra checar preços e condições de pagamento. Nessas, um colega de trabalho indicou uma amiga que trabalha na Jackie Skelly.
A amiga dele me ligou, toda empolgada, disse que conseguiria um puta desconto caso eu fechasse com ela (aquele papo de vendedor). Como eu ainda não havia definido nada, disse que não.
Ela disse “ok, sem problemas. Vamos fazer assim: como é o último dia do mês, me passe seus dados para eu preencher sua ficha e assim que voce decidir é só vir assinar”.
Passei meus dados, confiante, inclusive dados bancários (número da conta e agência) mas eu precisaria ir até lá fisicamente pagar a matrícula e assinar, para assim dar início a academia na esperança de ficar sarado para o inverno.
Acontece que nessa eu desisti. Comecei a trabalhar dobrado por conta das campanhas de Natal (dos clientes da agência E do E-Dublin) e somado ao frio e aquela preguicinha de fim de ano, achei melhor deixar pra depois (afinal, ninguém vai notar minha barriguinha com esse monte de blusa).
Pois bem. Depois disso recebi mais umas 7 ligações da academia perguntando se eu tinha mudado de idéia, e a resposta sempre negativa (eu sequer fui visitar a academia!).
E aí que vem o pesadelo: 59 euros debitados na minha conta. Como? Alguém me explica como uma instituição que não você mesmo, pode debitar algo automaticamente na conta apenas com o número da agencia/conta? Como?
Ainda sem acreditar, cliquei em “débitos automáticos” no internet banking, e adivinha quem estava lá: Jackie Skelly! FDP!
Como pode um banco tão ultrapassado e com processos feitos em papel para “garantir segurança e veracidade das informações” permitir que algo assim aconteca sem eu nem ficar sabendo? Eu nunca adicionei eles na minha conta, nunca assinei nenhuma autorização e nunca recebi comunicação do banco!
Aí vem a parte legal: ficar ligando pra Deus e o mundo pra saber como essa m*** aconteceu e pedir a estorno.
Liguei para 3 “filiais” da academia e ninguém me tinha cadastrado no sistema. Na quarta tentativa vi que eu estava cadastrado em uma filial X, na pqp.
Reclamei tudo que tinha que reclamar, a mulher assustada com a atitude brasileira de minha pessoa pediu mil desculpas e disse que faria o cancelamento e enviaria o dinheiro de volta.
A potranca teve CORAGEM de ainda perguntar “mas e aí, não vai querer começar a academia?”
Eu quase dei um murro nela pelo telefone. Falei “minha filha vem cá, você deve ta de brincadeira né? Eu não quero nem ouvir falar do nome dessa empresa bizarra e amadora de vocês. Se esse dinheiro não cair na minha conta amanhã eu vou na Garda“.
Esqueci de ir na Garda e ver a conta. Agora já esta tarde, porque tudo aqui só funciona até as 05:47 da tarde. Amanhã vou confirmar se a grana caiu, porque por enquanto não aparece na minha conta.
Portanto, fiquem ATENTÍSSIMOS para não passar seus dados bancários pra NIGUÉM, nem a amiga do colega de trabalho, nem pra Jackie Skelly.
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