Na última semana os intercambistas na Irlanda se depararam com a triste notícia do fechamento de mais uma escola de inglês, a Grafton College.
Entretanto, para evitar que estudantes sejam abandonados a própria sorte diante de situações como esta, em 2015 o governo irlandês tornou obrigatória a aquisição do seguro Learner Protection. Com este seguro, no caso de encerramento das atividades da instituição de ensino, os alunos são redirecionados gratuitamente para outra escola.
A boa notícia é que o seguro realmente funciona. De acordo com o MEI (Market English in Ireland), uma associação de escolas de ensino creditadas na Irlanda, todos os estudantes da Grafton College serão relocados para outras instituições de ensino membros do órgão.
Segundo o MEI, medidas estão sendo implementadas para que todos os alunos da Grafton College possam concluir seus estudos na Irlanda. Eles serão contatados individualmente com detalhes sobre a nova escola e como proceder para se inscrever.
Os alunos que possuem dúvidas sobre a situação, podem entrar em contato com o MEI por e-mail no endereço info@mei.ie.
Por outro lado, o recente fechamento da escola evidenciou a vulnerabilidade de estudantes internacionais que precisam aplicar para visto antes mesmo de embarcar para a Irlanda.
De acordo com uma reportagem da RTE, pelo menos 10 estudantes da Mongólia perderam mais de 5300 euros cada, valores pagos à escola como taxa de matrícula. Como esses estudantes tiveram o visto negado, tecnicamente a escola tem a obrigação de devolver o valor em um período de até 4 semanas. Porém, o diretor da escola afirmou que o valor foi gasto.
A regra atual estabelece que instituições de ensino devem ter uma conta separada para depositar as taxas pagas por estudantes que precisam aplicar para visto antes de chegar no país. No caso de visto negado, os alunos têm direito a reembolso total do valor. Apesar da existência da regra, o caso da Grafton College deixou claro que não há fiscalização alguma por parte dos órgãos competentes para garantir essa proteção aos estudantes.
Estima-se que em torno de 40 estudantes de outros países, como Brasil, México e Equador pagaram taxas antecipadamente para a escola. Entretanto, como essas nacionalidades não exigem um visto de estudante antes de embarcar para a Irlanda, esses alunos estão cobertos pelo seguro Learner Protection. Assim, de acordo com o MEI, esses estudantes serão relocados, juntamente com os 468 alunos que já estavam frequentando as aulas na Grafton College.
Implementado após uma série de fechamento de escolas que deixaram centenas de estudantes abandonados, o Learner protection se tornou um requisito obrigatório para escolas que querem oferecer seus cursos a estudantes de países de fora da União Europeia.
Com o seguro, no caso do fechamento da escola os alunos têm a garantia de poder concluir seus estudos em uma outra instituição de ensino sem precisar arcar com qualquer custo extra.
Apesar de obrigatório, ao efetuar a sua matrícula em uma escola irlandesa, confirme se ela oferece essa proteção ao aluno. Também é fundamental se certificar se a escola oferece esse seguro por escrito, em um contrato, por exemplo.
Para intercambistas ainda no Brasil, antes de fechar com a escola e efetuar o pagamento das taxas, certifique-se se o seguro te protege desde o momento do pagamento do curso ou apenas a partir do início das aulas. Com isto você pode evitar perder o valor investido no tão sonhado intercâmbio caso a escola escolhida encerre as atividades antes mesmo de você desembarcar na Ilha da Esmeralda.
Durante as festividades de fim de ano, o transporte público de Dublin passa por mudanças…
À medida que nos aproximamos das festas de fim de ano, surge o desafio emocional…
Desde 1º de dezembro de 2024, as tarifas de táxi na Irlanda sofreram um aumento…
A deportação voluntária é um dos mecanismos utilizados por governos para lidar com a presença…
A Irlanda continua sendo um dos países mais caros para se viver em comparação com…
A Ceia de Natal na Irlanda é bem diferente do Brasil. Muitas das guloseimas às…