Uma das grandes oportunidades para quem procura um bom emprego na Irlanda são as feiras de emprego, realizadas ao longo do ano em diversas cidades da Ilha. Entre as mais importantes está a Gradireland Summer Fair, que acontece no dia 5 de junho, das 11h às 16h, no Hall 8C (Simmonscourt), do RDS, em Dublin. A participação é gratuita, mas é preciso se inscrever no site oficial da Gradireland.
O evento reúne gigantes de diversos setores para falar sobre o mercado e as contratações na Irlanda. Além de trabalho, a Gradireland compreende um grande número de instituições de educação, discutindo opções de estudo atreladas ao emprego. Vale lembrar que o portal E-Dublin realiza um evento nesses mesmos moldes, voltado ao público brasileiro, recebendo palestrantes e profissionais para seminários e oficinas (leia mais abaixo).
Com a participação dos principais empregadores do país, a feira é uma grande oportunidade de recrutamento de pessoal interessado em trabalhar em empresas de diversos setores. Entre as confirmadas estão Nikon, Aldi, General Motors, entre outras. São centenas de empregos oferecidos exclusivamente durante a feira, onde o participante pode aplicar para essas vagas.
A feira ainda realiza uma assessoria profissional em CV (currículo), com aconselhamento individual por profissionais de carreiras. Não vai faltar assunto para você se informar, principalmente sobre áreas interessantes ou que estão em alta no mercado e podem oferecer visto de trabalho.
Os expositores estarão espalhados pelo espaço da RDS, e é possível chegar por lá e bater um papo com eles, apresentar-se, perguntar sobre as vagas, dizer a que veio e, enfim, deixar seu currículo ou aplicar para uma vaga. A organização dá a dica essencial: não subestime uma empresa acreditando não ser ideal para sua formação. A maioria delas estão abertas a uma infinidade de profissões, e sua graduação pode bater com o que eles estão interessados.
Por exemplo, empresas de TI também precisam de graduados em marketing, finanças e idiomas. Você também não precisa ser um contador para ser contratado por uma empresa de contabilidade.
Outra oportunidade é utilizar o que eles chamam de Jobs Walls. São painéis com vagas disponíveis em diversos setores e as indicações em como aplicar. Basta anotar o processo, ir para casa e aplicar para a vaga. Esse é um dos principais motes das diversas feiras de emprego que acontecem na Irlanda.
Os workshops de currículo são parte essencial nas feiras de emprego, e a Gradireland não é diferente. Ali será onde você poderá potencializar seu CV, colocá-lo em ordem e receber dicas profissionais de como garantir que todas as informações necessárias constam no documento. As vagas para essas oficinas, porém, são limitadas, e é preciso se inscrever rapidamente para comparecer.
Outro motivo de levar seu CV é que muitos empregadores ficam felizes em receber currículos em feiras de carreiras. Faça algumas cópias e deixe-as à mão.
Não adianta chegar na Gradireland Summer Fair sem se preparar para isso. Afinal, saber quem serão os expositores é um fator primordial para conseguir avançar nos planos de ter um bom emprego. Conheça a história das companhias, saiba onde poderia atuar e decida antes com quais empresas gostaria de conversar.
Também pense em perguntas que não sejam óbvias. Essas conversas são oportunidades inacreditáveis de networking e podem ajudá-lo a decidir sobre futuras carreiras. Ou, ainda, darão a você uma informação privilegiada que pode ajudá-lo durante o processo de inscrição e entrevista, garantindo que você vença a concorrência para conseguir o emprego perfeito de pós-graduação.
Gradireland Summer Fair
5 de junho de 2019, das 11h às 16h
A participação é gratuita, mas é preciso se inscrever pelo site https://gradireland.com/events/gradireland-summer-fair
Local: Simmonscourt (Hall 8D), RDS, Dublin
O portal E-Dublin entrou no ano passado no rol de realizadores de feiras de emprego na Irlanda. Porém, com um diferencial: voltado especialmente para brasileiros. O primeiro encontro ocorreu em julho de 2018, reunindo 150 pessoas no Sugar Club, em Dublin, a segunda edição aconteceu no mesmo ano reunindo ainda mais brasileiros em busca de direcionamento profissional. No evento, o público pôde tirar dúvidas em sessões individuais com especialistas em currículo e relações humanas, além de fazer contato direto com recrutadores.
A próxima edição do E-Dublin Pro será mais intimista. O workshop exclusivo com Edu e Mah vai reunir apenas 10 pessoas para falar sobre como conseguir um emprego na Irlanda. Ele acontece dia 6 de julho de 2019. Mais informações por meio do site oficial do evento.
Em 23 de novembro de 2023, Dublin viveu uma noite de caos marcada por violentos…
A icônica Grafton Street, localizada no coração de Dublin, foi classificada como a 17ª rua…
O transporte público na Irlanda é amplamente utilizado e inclui uma rede bem desenvolvida de…
O Met Éireann, instituto meteorológico irlandês, emitiu uma série de alertas para amanhã, quinta-feira, 21…
A Irlanda, com sua rica história, cultura celta e paisagens deslumbrantes, é um destino que…
Para brasileiros vivendo no exterior, manter a documentação em dia é essencial. Um documento importante…