Não estranhe se nos últimos cinco dias, alguns de seus amigos ou flatmates irlandeses tiveram como assunto principal a beleza dessa ou daquela Rose of Tralee. Isso acontece anualmente e segundo a RTE chega a atingir picos de um milhão de espectadores vidrados na beleza, charme, talento e porque não acrescentar inteligência, das muitas roses irlandesas vindas de diversas partes do globo.
O Rose of Tralee não é exatamente um concurso de beleza, mas a beleza é importante. Na pequena cidade de Tralee (pronuncia-se Tralí) jovens mulheres descendentes de irlandeses, nascidas ou não na ilha, disputam anualmente o título de Rosa de Tralee. Elas vêm dos Estados Unidos, da Austrália, da Nova Zelândia, do Reino Unido, do Canadá, de alguns países da Europa, de Dubai e é claro, da Irlanda. O evento este ano durou dos dias 15 até o dia 19 de agosto com a coroação da Rose of Tralee 2014. Os critérios de seleção são um tanto quanto subjetivos, uma vez que a escolhida deve ter “a verdade nos olhos”, frase da música que inspirou o festival. Devo dizer que a história toda é até engraçada e as garotas usam uns modelitos de gosto duvidoso (pelo menos do ponto de vista das brasileiras), mas não deixa de ser uma daquelas curiosidades interessantes, que só acontecem na Irlanda!
O Rose of Tralee International Festival movimenta a turística e bela região do County Kerry todo mês de agosto e ainda conta um pouco da história da emigração irlandesa pelo mundo.
O evento gira em torno da escolha da Rosa, mas durante os cinco dias de festa Tralee, 300 km a sudoeste de Dublin, torna-se palco de shows, peças de teatro, performances de rua, fogos e até um agitado carnaval.
O primeiro Rose of Tralee International Festival aconteceu em 1959 e teve como exigência, ter concorrentes nascidas em Tralee. Alguns anos depois, as inscrições foram abertas para garotas irlandesas do mundo todo. O que se tornou uma forma de levar um pouco da cultura do país às gerações de irlandeses que hoje vivem foram da Irlanda.
A origem da festa é romântica, no estilo mais clichê que o romantismo pode assumir! A Rosa de Tralee é uma música escrita há mais de 100 anos por um jovem rico que se apaixonou pela babá da família, a pobre filha de um sapateiro. A família do jovem era contra a união, por isso a babá Mary O’Connor, mesmo apaixonada, não aceitou o pedido de casamento. Willian deixou Tralee e quando voltou depois de alguns anos, decidido a se casar com Mary, descobriu que ela morrera de tuberculose. Expressou seu amor através da canção, que originou o Rose of Tralee International Festival e que você confere abaixo.
E para conhecer mais sobre as candidatas e também sobre a história do festival, dê uma olhada no site oficial. Quem sabe não é uma boa oportunidade para conhecer o sudoeste da Irlanda e de quebra, conferir um dos festivais mais tradicionais da região? Fotos reprodução: Site oficial Roses Of Tralee
Agendou as suas tão esperadas férias para novembro e não vê a hora de escolher…
As plataformas de investimento online nada mais são do que um recurso por meio do…
Você já ouviu falar do movimento Movember? Quem convive com irlandeses ou cidadãos da Austrália…
Uma pesquisa recente do LinkedIn, divulgada pela BBC Brasil, revelou os destinos mais procurados por…
O primeiro-ministro irlandês (Taoiseach) Simon Harris anunciou, no último domingo, a criação de uma força-tarefa…
O IRP é a sigla para "Irish Residence Permit", que em português significa "Permissão de…