A Irlanda celebra até o dia 4 de março o Ano Novo Chinês — Ano do Cachorro — com um festival recheado de atividades culturais, gastronômicas e sociais, que ocorrem em diversas localidades de Dublin. A abertura aconteceu no dia 16 de fevereiro, com a celebração e reconhecimento da população irlandesa-chinesa. Segundo o Censo de 2011, são 17.832 chineses vivendo na Irlanda, com concentração maior em Dublin.
Talvez o item mais cobiçado do festival seja a culinária chinesa, que cada vez mais ganha apreciadores pelo mundo todo. O Asia Market, em funcionamento desde 1981, abre suas portas para você provar as mais deliciosas comidas e bebidas. O local também é palco para bate-papos durante o lunchtime. Participando ou não dos eventos, conhecer o Asia Market já vale como uma ótima experiência da variedade gastronômica oriental.
A cerimônia do chá chinês é uma tradição milenar que explora a sensação e apreciação da arte e filosofia em se tomar uma xícara de chá. O festival reafirma esses valores com um evento que acontece na National Gallery of Ireland (terça, às 18h). Na oportunidade, os visitantes poderão degustar diversos sabores nas mais variadas formas de se tomar um chá chinês.
Desbravar o universo chinês é o principal ponto do festival. E, claro, a arte chinesa está presente em todas as suas plataformas. A poesia e a música são destaque no evento Chinese and Irish Poetry and Songs (quarta, 18h30), com recitais e harpa chinesa. O cinema chinês é lembrado pelo Irish Film Institute, que exibe o filme Platform (segunda, 19, às 20h). Workshops de pintura chinesa e desenho, como a arte do mangá, integram a programação.
Para celebrar o Ano Novo Chinês, o Irish Emigration Museum e a Guiness Storehouse realizam tours por seus espaços em Mandarim, o idioma chinês. No museu da imigração, os visitantes encontram informações a respeito da influência irlandesa em todo o mundo. Já a fábrica da Guinness faz um passeio pelo processo de produção da principal marca de cerveja irlandesa.
Com o Ano do Cachorro, muitas das atividades são temáticas e voltadas a celebrar o animal, já muito querido pelos ocidentais, e uma oportunidade de refletir sobre o papel deste que é considerado o “melhor amigo do homem”. A National Gallery fez uma exposição temática a partir de sua coleção, exibindo pinturas com cães (tours no domingo, 11h30 e 13h30).
O autor do livro A Curiosa História dos Cães Irlandeses, David Blake Knox, conversa nove raças nativas de cães (dias 26 e 28, às 18h30), na National Library of Ireland, com a participação da artista chinesa Angela Wang, que fará ilustrações ao vivo.
A cultura oriental preza pelo bem-estar e muitas de suas atividades ficaram famosas mundialmente, entre elas o Tai Chi, uma das artes marciais chinesas mais antigas, com lentos e contínuos movimentos, no balanço do corpo e da mente, que auxilia na coordenação e no foco. O festival realiza workshop para adolescentes (sábado, 3, 11h15 e 14h15) na Chester Beatty Library.
O Ano Novo Chinês também é comemorado com torneios esportivos dos esportes mais amados pelos chineses. As competições de futebol, basquete, badminton e xadrez ocorrem em diversos pontos da cidade.
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para jornalismo@edublin.com.br
A Irlanda enfrentará sua primeira onda de frio significativa da temporada a partir desta semana,…
O planejamento de gastos é um dos pontos mais importantes na organização do intercâmbio. Com…
Aprender inglês é um objetivo comum para muitos, mas nem sempre há recursos disponíveis para…
O ano vai passando e você ainda está em cima do muro sem saber como…
O frio já está ficando cada vez mais forte na Irlanda com a aproximação do…
Quer descobrir como é possível ter um trabalho em Londres? No texto de hoje, você…