A Ilha Esmeralda é linda por si só, com paisagens de cair o queixo. Por isso mesmo, cenários de filmes na Irlanda são comuns, sem contar as séries e os programas de televisão. Além disso, o mercado de cinema irlandês é forte e existem muitas produções, todos os anos, que entram nos principais festivais e prêmios do universo cinematográfico.
Alguns dos filmes irlandeses nem são tão conhecidos no Brasil, mas são sugestões bem legais para os apaixonadinhos pela Irlanda e por cinema.
Além disso, é uma ótima dica para treinar o inglês e ensina um pouco mais sobre a história do país, a cultura, as paisagens, as ruas, etc…
Entre produções irlandesas ou de outros países, anote aí alguns filmes para você colocar na sua lista:
Esse é um clássico irlandês e, sendo assim, não poderia ficar de fora da nossa lista. O filme é de 1993 e conta a história real de um grupo de jovens da Irlanda que foram acusados pela policia britânica de terem bombardeado um pub em Guildford, na Inglaterra. O filme é uma mistura de drama com documentário, detalhando bem o que aconteceu na época (anos 1970).
O filme conta a história de um policial do interior da Irlanda que se torna parte importante de uma investigação de tráfico de drogas. Apesar de o caso soar sério, o longa é uma comédia que faz piada com o comportamento dos irlandeses e o senso de humor que só eles têm. Os personagens dos atores principais, Brendan Gleason e Don Cheadle, são profissionais de personalidades opostas e precisam conviver como parceiros para desvendarem o caso.
Como a gente gosta de romance e de música, nada mais justo do que termos Once na nossa lista de filmes que se passam na Irlanda. A película conta a história de um músico de Dublin, que se apaixona por uma mulher mãe solteira, imigrante da República Checa. Os dois têm em comum o amor pela música (e isso tem bastante no filme!). A produção é bem simples, nada de muitos recursos, mas a história é muito fofa.
Hospede-se em hotéis ou hostels com o custo-benefício que cabe no seu bolso. Faça sua pesquisa aqui!
Esse tem o gatíssimo Colin Farrel e, de quebra, tem Cillian Murphy, dois dos irlandeses que fazem bonito em Hollywood. O filme apresenta de tudo um pouco: romance, traição, sequestro, roubo de banco e por aí vai. A história gira em torno de um casal separado e vai mostrando de que forma a vida deles se cruza com as pessoas relacionadas a eles.
Uma daquelas produções que fazem a gente chorar. The Magdalene Sisters conta a história de três irmãs que foram condenadas em 1964 por “crimes morais” e, por isso, exiladas pela Igreja Católica, passando por diversos tipos de abusos mentais, físicos e sexuais. O filme foi gravado na Escócia, porque a temática polêmica não ia ser muito bem recebida nas locações irlandesas, já que é baseado em um fato real.
Leia também: 43 filmes irlandeses produzidos na última década
O cenário é Dublin, em 1967, e conta a história de uma viúva que precisa se virar para sustentar sete filhos. Depois que o marido morre, ela começa a trabalhar no mercado local vendendo frutas e verduras, conhece a melhor amiga e, ainda, arranja um novo amor. Apesar de ter momentos tristes, o filme sempre conspira para que Agnes encontre sua felicidade. Também é interessante ver um pouco da cidade de Dublin nos anos 1960.
Sobre a fantástica história de Christy Brown, escritor e artista plástico irlandês que enfrentou vários obstáculos até conseguir conquistar o reconhecimento. Christy tem paralisia cerebral e nasceu em uma família pobre. A mãe é a única pessoa que reconhece sua inteligência e não o considera um “vegetal”, ao contrário dos outros familiares. Apesar de todos os problemas físicos e psicológicos, Christy consegue se tornar um pintor brilhante utilizando o pé esquerdo.
Foi um dos filmes mais famosos na Irlanda nos anos 90. Uma história linda, que mostra a vida de dois irmãos que se unem para escapar do pai alcoólatra no norte de Dublin. Os dois têm um cavalo branco dado a eles pelo avô, um contador de histórias, o que aguça a vontade de eles serem caubóis e desbravarem o mundo. Quando o cavalo branco é roubado dos garotos, os dois precisam recuperá-lo e resolvem fugir montados nas costas do animal.
Esse é um dos filmes que se passam na Irlanda que mostra bem a musicalidade de Dublin. Conta a história de uma banda de soul que, mesmo com músicos inexperientes, conquista seu espaço se apresentando nos bares da cidade. Como na história de outros filmes que relatam os bastidores da música e da fama, The Commitments mostra as desavenças enfrentadas pelos músicos e as brigas de egos que surgem na corrida pelo sucesso.
Quem gosta de comédia romântica deve correr para assistir a esse filme! Ele conta a história de uma mulher que viaja para a Irlanda só para poder pedir o namorado em casamento no dia 29 de fevereiro de um ano bissexto (o que, segundo a tradição irlandesa, é quando os homens são obrigados a aceitarem pedidos de casamento!). O filme mostra várias paisagens lindas e tem uma trilha sonora bem bacana, apesar de ser meio bobinho.
No ano de 1916, numa cidade irlandesa à beira-mar, Rosy Ryan se casa com seu ex-professor, o viúvo Charles Shaughnessy, mas logo descobre que ele não tem interesse por sexo. O Major Randolph Doryan, soldado britânico com trauma de guerra, chega à cidade para ajudar a controlar o contato entre o Exército Republicano Irlandês e os alemães.
Ned Devine (Jimmy Keogh) morre de um ataque do coração ao saber que ganhou sozinho na loteria. Dois velhos amigos acham o corpo e armam um plano mirabolante para ficar com o prêmio, com base na crença de que o próprio amigo falecido gostaria que fossem eles os “herdeiros” de sua recém-fortuna.
Em 1935, quando era mais comum ver famílias irlandesas partindo para os Estados Unidos, uma empobrecida família decide por fazer o caminho inverso. Logo após a repentina morte de sua filha de apenas 7 anos de vida, Angela e seu marido desempregado e beberrão decidem se mudar de Nova York para Cork, na Irlanda, levando com eles seus quatro filhos.
Richard é um rico garoto de 18 anos, atleta de ouro e o galã mais disputado do lado sul de Dublin. No verão que precede o início da faculdade, sua vida vai bem, tudo se encaminha para o sucesso, seu futuro promete e tudo que ele quer parece possível. Até o dia de um incidente que destrói todos os seus planos e modifica para sempre a vida de Richard, afetando a todos os que estão ao seu redor.
Holly Kennedy (Hilary Swank) é casada com Gerry (Gerard Butler), um engraçado irlandês por quem ela é completamente apaixonada. Quando Gerry morre, a vida de Holly também acaba. Em profunda depressão, ela descobre com surpresa que o marido deixou diversas cartas para ela, que buscam guiá-la no caminho da recuperação. É um dos filmes, que se passam na Irlanda, mais populares entre os brasileiros.
Leia também: 6 filmes irlandeses disponíveis na Netflix
Irlanda, 1952. Philomena Lee é uma jovem que tem um filho recém-nascido quando é mandada para um convento. Sem poder levar a criança, ela o dá para adoção. A criança é adotada por um casal americano e some no mundo. Após sair do convento, Philomena começa uma busca pelo seu filho, junto à ajuda de Martin Sixsmith, um jornalista de temperamento forte.
Na Irlanda, no ano de 1920, trabalhadores das cidades e do campo unem-se e voluntariam-se à guerrilha para combater uma tropa que quer impedir a independência irlandesa. O filme acompanha, especificamente, o drama de dois irmãos que entram em combate: Damien, que abandona uma promissora carreira como médico, e Teddy, um violento guerrilheiro.
Sing Street é um filme de comédia-drama anglo-estadunidense-irlandês de 2016, dirigido e escrito por John Carney. O personagem Conor encontra um raio de esperança em sua vida monótona quando conhece a misteriosa Raphina. A fim de ganhar seu coração, ele a convida para estrelar o vídeo musical de sua banda. Há apenas um problema: ele ainda não faz parte dela.
O filme conta sobre o papel crucial do líder rebelde Michael Collins na independência da Irlanda, depois de 700 anos sob o domínio da Inglaterra. Sua atuação se destaca a partir de 1916, depois do massacre de milhares de cidadãos irlandeses pelo exército britânico.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
Gostou dessa lista de filmes na Irlanda? Tem alguma sugestão? Mande para nós: jornalismo@edublin.com.br.
O filme brasileiro ‘Ainda Estou Aqui’ estreia oficialmente em Dublin em pouco menos de um…
Quem nunca pensou em fazer um intercâmbio no Canadá? Quando o assunto é estudar fora,…
O governo da Irlanda está oferecendo 60 bolsas de estudo para o ano acadêmico de…
Você sonha em estudar no exterior? O Governo da Irlanda pode ajudar. Os projetos de faculdade…
O Departamento de Habitação, Governo Local e Patrimônio da Irlanda divulgou seus dados mensais sobre…
Fazer um intercâmbio na Irlanda é o sonho de muita gente, não é mesmo? Porém,…