A vida em sociedade é assim, cheia de regras e uma que aprendemos bem cedo é que todo cidadão tem direitos e deveres a cumprir. No Brasil temos o dever de votar, o direito de ir e vir, também somos “obrigados” a ter comportamento compatível com as imposições do sociedade.
Mas e quando estamos em solo estrangeiro? Quais as regras, quais são nossos deveres e direitos? Afinal continuamos cidadãos mesmo longe de casa. Você já se deu conta disso?
O fato de estar na casa dos outros muitas vezes nos faz relaxar um pouco, principalmente no que diz respeito aos nossos direitos. A gente até sabe que temos muitos, mas no geral, vai se deixando pra lá.
Depois de uma temporada morando aqui, você vai descobrindo um probleminha aqui, outro alí. Diferente do Brasil, cliente aqui, nem sempre tem razão, e vamos combinar, no geral eles poucos se importam com os direitos do consumidor.
Outro dia estava conversando com um irlandês e ele comentou que no geral, as pessoas não reclamam da má prestação de serviços, pelo menos, não oficialmente. No máximo se reclama com o marido, com o vizinho e se esquece o assunto. Vai ver é por isso que muitos dos serviços prestados aqui são tão ruins.
Mas como não somos irlandeses, e nossa cultura já evoluiu um pouco no sentido de exigir bom atendimento, melhor saber onde reclamar. Just in case! É para isso que existe o Financial Ombudsman, uma espécie do nosso PROCON do Brasil.
O computador não voltou da manutenção no tempo previsto? A Buseireann não quer te reembolsar? A Vodafone andou sumindo com seus créditos? Ombudsman neles!
Serviços/ Instituições que podem ser alvo de reclamação?
Bancos, seguradoras, intermediadores de crédito, financeiras, corretoras de imóveis, comércio varejista, são apenas alguns exemplos. No geral, boa parte dos serviços prestados no comércio irlandês. O serviço é gratuito e as causas não podem ultrapassar o valor de 3milhões!
Depois de ter contactado o serviço, você terá que aguardar uma carta protocolada pelo officer. Chegando a carta, você terá que enviar uma reclamação oficial à empresa que deseja notificar pelo correio, constando o número do processo.
A empresa terá 25 dias úteis para se posicionar, e caso não haja uma solução o F. Ombudsman entra na história como mediador.
Se funciona? Só testando para saber, mas não custa tentar!
3rd Floor, Lincoln House, Lincoln Place, Dublin 2
Lo Call: 1890 88 20 90
De seg a sex – Das 10 às 13h e das 14 às 17h
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