Notícias

Fiona Flood assume oficialmente como a primeira mulher Embaixadora da Irlanda no Brasil

A irlandesa Fiona Flood assumiu o posto histórico de primeira mulher Embaixadora da Irlanda no Brasil, marcando um novo capítulo nas relações bilaterais entre as duas nações.

O governo brasileiro já tinha dado o sinal verde para a sua nomeação em 17 de abril de 2023, através da “concessão de agrément”. Essa concessão é basicamente o aval do Brasil para que Fiona Flood possa atuar como embaixadora da Irlanda no país. É a resposta positiva do Brasil a um pedido formal feito pela Irlanda, confirmando que ela é bem-vinda para assumir o cargo.

Em resposta a essa confirmação, a Embaixada da Irlanda no Brasil comemorou a notícia com uma mensagem no Twitter: “Seja bem-vinda, Embaixadora Fiona Flood! Pela primeira vez, temos uma mulher como Embaixadora da Irlanda no Brasil! Que orgulho. Que os próximos quatro anos de mandato sejam frutíferos e de muitas realizações”.

A irlandesa Fiona Flood é a primeira mulher a assumir o comando da Embaixada da Irlanda no Brasil. Reprodução: Twitter/X

Antes de ser nomeada para o posto em Brasília, Flood desempenhou papéis importantes em seu país natal. Ela atuou como vice-chefe de Missão na Embaixada da Irlanda em Londres e teve um papel ativo em assuntos relacionados ao Brexit e à União Europeia.

Continua após a publicidade

Além disso, ela dirigiu vários departamentos no governo irlandês, incluindo a Diretoria de Segurança, Conformidade e Coordenação do Departamento de Relações Exteriores e Comércio, bem como a chefia de Migração Econômica, Licenças de Trabalho e Secção UE/EPSCO no Departamento de Emprego, Empreendimento e Inovação.

Flood assume o cargo após a conclusão do mandato de quatro anos de Seán Hoy. Sob sua administração, a expectativa é de que a relação entre o Brasil e a Irlanda continue se fortalecendo.

Maria Luisa Escorel e Fiona Flood em cerimônia oficial. Reprodução: Instagram (Gustavo Magalhães/MRE)

O que faz um embaixador?

Em termos gerais, o embaixador é como o “braço direito” do seu país em território estrangeiro. É ele ou ela que faz a ponte entre os governos dos dois países.

O embaixador cuida de muitas coisas importantes: desde ajudar a fazer acordos entre os dois países até promover a cultura e os interesses de sua terra natal. A ideia é fortalecer os laços em várias áreas como política, economia e cultura.

Flood começa agora um período muito importante da sua carreira, tanto para ela quanto para a diplomacia. Sua nomeação não é apenas histórica, mas também um sinal de avanço em questões como igualdade de gênero. Sem dúvida, isso trará algo a mais para o seu trabalho nos próximos quatro anos.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

ETA: como funciona a autorização eletrônica de viagem ao Reino Unido

Há muito tempo se fala sobre o ETIAS (European Travel Information and Authorisation System), sistema…

31 de março de 2025

‘Currículo europeu’: dicas, informações e passo a passo para montar o seu

Quem quer trabalhar na Europa precisa ter um "currículo europeu". O padrão no continente é…

31 de março de 2025

Ciclistas na Irlanda: regras para pedalar com segurança no país

Pedalar pelas ruas de Dublin ou de outras cidades irlandesas parece ser a melhor forma…

31 de março de 2025

Imigrantes na Irlanda maior taxa de emprego do que nativos, mas vivem mais na pobreza

Estudo revela que imigrantes têm maior taxa de emprego que irlandeses nativos, mas enfrentam mais…

28 de março de 2025

Moradores da Irlanda são alertados sobre agressividade das gaivotas na temporada de nidificação

Com a chegada da primavera e o início da temporada de nidificação das gaivotas, autoridades…

27 de março de 2025

‘Horário de verão’ na Irlanda começa no domingo, 30 de março de 2025

O "horário de verão" na Irlanda começa na madrugada deste domingo, 30 de março de…

27 de março de 2025