Notícias

Fiona Flood assume oficialmente como a primeira mulher Embaixadora da Irlanda no Brasil

A irlandesa Fiona Flood assumiu o posto histórico de primeira mulher Embaixadora da Irlanda no Brasil, marcando um novo capítulo nas relações bilaterais entre as duas nações.

O governo brasileiro já tinha dado o sinal verde para a sua nomeação em 17 de abril de 2023, através da “concessão de agrément”. Essa concessão é basicamente o aval do Brasil para que Fiona Flood possa atuar como embaixadora da Irlanda no país. É a resposta positiva do Brasil a um pedido formal feito pela Irlanda, confirmando que ela é bem-vinda para assumir o cargo.

Em resposta a essa confirmação, a Embaixada da Irlanda no Brasil comemorou a notícia com uma mensagem no Twitter: “Seja bem-vinda, Embaixadora Fiona Flood! Pela primeira vez, temos uma mulher como Embaixadora da Irlanda no Brasil! Que orgulho. Que os próximos quatro anos de mandato sejam frutíferos e de muitas realizações”.

A irlandesa Fiona Flood é a primeira mulher a assumir o comando da Embaixada da Irlanda no Brasil. Reprodução: Twitter/X

Antes de ser nomeada para o posto em Brasília, Flood desempenhou papéis importantes em seu país natal. Ela atuou como vice-chefe de Missão na Embaixada da Irlanda em Londres e teve um papel ativo em assuntos relacionados ao Brexit e à União Europeia.

Continua após a publicidade

Além disso, ela dirigiu vários departamentos no governo irlandês, incluindo a Diretoria de Segurança, Conformidade e Coordenação do Departamento de Relações Exteriores e Comércio, bem como a chefia de Migração Econômica, Licenças de Trabalho e Secção UE/EPSCO no Departamento de Emprego, Empreendimento e Inovação.

Flood assume o cargo após a conclusão do mandato de quatro anos de Seán Hoy. Sob sua administração, a expectativa é de que a relação entre o Brasil e a Irlanda continue se fortalecendo.

Maria Luisa Escorel e Fiona Flood em cerimônia oficial. Reprodução: Instagram (Gustavo Magalhães/MRE)

O que faz um embaixador?

Em termos gerais, o embaixador é como o “braço direito” do seu país em território estrangeiro. É ele ou ela que faz a ponte entre os governos dos dois países.

O embaixador cuida de muitas coisas importantes: desde ajudar a fazer acordos entre os dois países até promover a cultura e os interesses de sua terra natal. A ideia é fortalecer os laços em várias áreas como política, economia e cultura.

Flood começa agora um período muito importante da sua carreira, tanto para ela quanto para a diplomacia. Sua nomeação não é apenas histórica, mas também um sinal de avanço em questões como igualdade de gênero. Sem dúvida, isso trará algo a mais para o seu trabalho nos próximos quatro anos.

Rubinho Vitti

Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Recent Posts

A histórica visita do papa Francisco à Irlanda em 2018

A morte do Papa Francisco tem gerado uma comoção na Irlanda, que ainda guarda na…

21 de abril de 2025

Autoridades irlandesas prestam homenagens a Papa Francisco após sua morte

A morte do Papa Francisco nesta segunda-feira provocou uma onda de comoção na Irlanda, país…

21 de abril de 2025

Pesquisa busca mapear desafios enfrentados por imigrantes na Irlanda

Uma nova pesquisa foi lançada recentemente com o objetivo de entender os principais desafios enfrentados…

21 de abril de 2025

Uma em cada três empresas contrataram graduados do ensino superior na Irlanda

Uma nova edição do National Employer Survey, lançada nesta semana pelo Department of Higher Education,…

18 de abril de 2025

Agenda de shows brasileiros na Irlanda 2025: artistas já está confirmados no país

Já é tradição, a agenda de shows brasileiros na Irlanda fica a cada ano mais…

18 de abril de 2025

Primavera em Dublin: cinco passeios para fazer durante a estação em 2025

Temperaturas amenas, flores brotando nos jardins e o sol aparecendo com mais frequência. Assim é…

16 de abril de 2025