Categories: Entretenimento

Fotógrafa brasileira Nina Franco expõe em Dublin!

Quem encontra pela primeira vez com essa jovem carioca de sorriso fácil nem imagina o furacão expressivo que há dentro dela. O sorriso esconde a timidez, mas é no olhar, através das lentes e da fotografia, que Nina Franco, mostra a que veio.

Na sua primeira exposição solo na Europa, Nina deixa evidente que não está no mundo a passeio.

Leave me Shout, a exposição fotográfica que ficará em cartaz até o próximo dia 27 de outubro na Avenue Road Gallery, choca no primeiro olhar, porém, ao transitar pelas telas e suas imagens impactantes é possivel traduzir ou pelo menos entender que a nudez, a sexualidade e a agressividade exibida em grande parte das fotos, é uma energética e vibrante forma de expressão da artista brasileira, que antes de mais nada se intitula fotográfa, feminista e anarquista!

“Algumas pessoas ficavam me perguntando muito porque eu tinha que fazer sempre Nu, o porque eu tinha que usar o tema feminismo, liberdade sexual, falavam que isso e ultrapassado, que as mulheres já são livres. E eu sempre respondia: isso é um trabalho pessoal, tudo que vc ta vendo é meu ideal, meu sentimentos colocados em fotos, eu não sei separar meu trabalho de mim quando faço algo pessoal.” Eu não acho ultrapassado lutar pelo direito de igualdade do ser humano, meninas ainda tem o clitoris multilado para não sentir prazer. Quantas mulheres sofrem violencia domestica e sexual diariamente em todo mundo.”

Sim, anarquista. E foi exatamente por esse contato com o cenário anárquico europeu, muito mais organizado do que no Brasil, na visão de Nina, que numa viagem à Grécia, ela encontrou a inspiração que faltava para tornar o Leave me Shout uma realidade.

Continua após a publicidade

Em solo grego, a fotógrafa teve a oportunidade não apenas de conhecer a cena anarquista de Atenas, como também viajar pela rica trajetória de manifestos e a luta pela igualdade tão latente em toda a história da cultura grega. Foi também por lá que Nina viveu uma imersão convivendo em uma ocupação anarquista.

O resultado dessa extaordinaria experiência está traduzida em suas telas expostas na Avenue Road Gallery. Medo e dor, a luta contra o sexismo, a repressão feminina, o grito de melancolia e a beleza feminina, são temas impressos nas imagens de cores e atitudes vibrantes.

A exposição conta também com imagens realizadas no Brasil, onde Nina atuava como fotógrafa profissional para o mercado da moda. A Irlanda também se faz presente em temas atuais como a ilegalidade do aborto e religião. “Usei o tema aborto junto com a religião que é muito forte aqui na Irlanda, e eu sou contra a igreja querer ordenar nos nossos corpos.”

 

Perguntada sobre a primeira reação do público ao ver suas telas, Nina se diz feliz e realizada. Porque se inicialmente minhas imagens chocam, elas também conseguem revelar em poucos minutos que existe ali um ato de protesto, de grito, de luta contra a repressão feminina em todas as suas escalas. E as pessoas tem conseguido captar essa mensagem. “Estou feliz porque esse era o meu objetivo”.

Leave Me Shout by Nina Franco

Ávany França

Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Recent Posts

Eventos celebram Santa Brígida, Padroeira da Irlanda, e homenageiam as mulheres

A cidade de Dublin se prepara para receber a quarta edição do “Brigit: Dublin City…

29 de janeiro de 2025

Trabalho na Suíça: tipos de vagas, sites de emprego, vistos e mais

Basta uma rápida pesquisa na internet para observar que conseguir um trabalho na Suíça não…

29 de janeiro de 2025

Domingo Sangrento: episódio sombrio na Irlanda do Norte completa 53 anos

Você, provavelmente, já ouviu os versos “Sunday Bloody Sunday” cantados por Bono em gravações da…

29 de janeiro de 2025

Faculdade na Irlanda: cursos, universidades e processos seletivos (2025)

Ter um diploma de Ensino Superior já é incrível, mas imagina cursar uma universidade fora…

29 de janeiro de 2025

Esquema de devolução de depósito de recicláveis na Irlanda: saiba como funciona

Em 1º de fevereiro de 2024, a Irlanda implementou o Esquema de Devolução de Depósitos…

28 de janeiro de 2025

Nó celta: qual o significado desse símbolo milenar?

O misticismo é um aspecto que está presente na cultura de qualquer sociedade. E com…

28 de janeiro de 2025