Limerick é um dos destinos para quem quer fazer faculdade e trabalhar profissionalmente. Foto: Ávany França
Tem assunto mais recorrente nos grupos de discussões que, o número de brasileiros na Irlanda? Eles estão em todos os lugares. Em Dublin, o sotaque canarinho faz parte do cotidiano e tente você sair de casa, dar uma volta pelo centro e não escutar alguém falando Português. E ai? Tem como fugir dos conterrâneos? Se o seu receio é não conseguir desvencilhar-se do bom e velho Português e pensa que isso vai acabar atrapalhando a sua desenvoltura com o Inglês, corra para o interior. E porque não para a cidade de Limerick?
Cork e Galway já cairam na graça do brasileiro e continuam pontuando como bons destinos para quem quer fugir da tentação de ficar falando Português, no entanto, Limerick, a quarta cidade da Irlanda, com população de cerca de 50 mil habitantes, apesar de interiorana, tem cara e estrutura de cidade grande. E pode ser um bom destino para quem quer investir no inglês e também em outros estudos.
Aeroporto de Shannon a menos de 30 minutos
Bom sistema de transporte, incluindo ônibus direto para Dublin em 2h30 por apenas 10 euros
Limerick University, para aqueles que pensam em fazer algo mais após a fluência do Inglês
Centro da cidade compacto, de forma que você resolve praticamente tudo sem a necessidade de grandes deslocamentos
Presença das principais lojas irlandesas como Pennys, Dunnes e Tesco.
Próxima aos principais pontos turísticos do oeste irlandês, tais como: Cliffs, Burranty Castle, Drumoland, Iran Ireland, Burren Park, dentre outros
Estrutura educacional. Grifith College, Further Education e Business Schools. Três vertentes e também oportunidades para quem pretende estender a estadia na Ilha e investir numa faculdade ou cursos de especialização.
St Mary’s Cathedral é um dos pontos mais tradicionais da cidade de Limerick. Foto: Ávany França
Se por um lado fugir do burburinho seja o objetivo, por outro é um caminho sem volta, já que encontrar outros brasileiros por aqui não é tarefa fácil;
A oferta de escola de línguas não é grande, mas as existentes tem suprido a demanda;
Apesar de ter vida cultural agitada, nada se compara a capital Dublin;
A fama de cidade perigosa. Na verdade acabei descobrindo que a má reputação de Limerick vem da década de 1990, quando uma onda de crimes permeou a cidade, mas de lá para cá muita coisa mudou, aconselha-se apenas evitar algumas áreas onde concentram-se algumas gangs.
St John’s Castle faz parte da história irlandesa. Foto: Ávany França
Além das vantagens e desvantagens citadas, a cidade de Limerick oferece também cultura histórica. Foi por aqui que eventos como a Batalha de Boyne, o famoso Tratado de Limerick e muitas histórias dos homens Vikings que assentaram-se às margens do Rio Shannon.
Thomond Park grande palco de competição de Rugby no país. by Ávany França
Limerick é também rica no tema Rugby, já que é a casa do Munster, incluindo o Estádio Museu Thomond, que conta muito sobre a história do esporte no país.
Ah…e para fechar, Limerick já foi palco da máximo da cultural irlandesa, quando foi eleita em 2014 como cidade da cultura.
A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…
Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…
No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…
Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…
O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…