Oficialmente, o fuso horário entre Brasil e Irlanda, considerando horário de Brasília e de Dublin, é de três horas, entre outubro e março, com os ponteiros no país europeu sempre adiantados.
Foi-se o tempo em que havia mudanças na diferença de fuso entre os dois países pelo menos três vezes ao ano. Com o cancelamento do horário de verão brasileiro, que não existe desde 2020, agora a mudança ocorre duas vezes, isso porque a Irlanda, assim como a União Europeia, segue alterando os relógios entre a primavera e o outono (março e outubro).
O chamado Daylight Saving Time, o “horário de verão europeu”, porém, deveria ter acabado em 2021, o que foi adiado por conta do Brexit e da pandemia da Covid-19, mas até agora não se sabe quando e se vai realmente ser finalizado.
Sem o horário de verão brasileiro, fuso horário entre Brasil e Irlanda (horário de Brasília e Dublin) é de três horas, entre outubro e março, e de 4 horas, entre março e outubro. Foto: Pxhere
Oficialmente, o fuso horário entre Brasil e Irlanda é de três horas, entre outubro e março, sempre contando com o horário de Brasília e de Dublin.
No caso, a Irlanda está à frente. Ou seja, quando é 0h no Brasil, já são 3h da madrugada na Ilha Esmeralda.
Já durante o horário de verão irlandês, o Daylight Saving Time, entre março e outubro, o fuso horário entre Brasil e Irlanda fica sendo de 4 horas.
Exemplos:
E assim por diante.
Leia também: O que é e como evitar o ‘jet lag’?
Horário de verão na Irlanda começa sempre em março. Foto: Phxere
As mudanças de horário durante a primavera e o outono europeus têm se tornado impopulares ao longo dos anos. Quem critica as alterações diz que isso perturba o biorritmo de humanos e animais e causa problemas de saúde.
Em 2018, uma pesquisa da União Europeia indicou um apoio esmagador para o fim do horário de verão. Um ano depois, o Parlamento Europeu votou pela sua abolição até 2021.
A Irlanda, junto ao resto da UE, deveria acabar com a mudança de relógios neste ano, mas, devido a complicações com o Brexit e a pandemia, ele foi adiado.
Os países membros da UE ainda não ratificaram a mudança, mas, se o fizerem, um fuso horário permanente deverá ser incorporado.
A partir de então, cada Estado-Membro da UE vai decidir qual horário, de inverno ou verão, vai aderir ao longo do ano.
Apesar das especulações, ainda não se sabe se a Irlanda e os outros países da UE vão de fato extinguir a mudança de horário ou quando isso acontecerá. Também não se sabe se o governo brasileiro vai voltar a aderir o horário de verão e, no futuro, o fuso horário entre Brasil e Irlanda poderá novamente ter três fases de mudanças ao longo do ano.
Agora que você já sabe mais sobre a Irlanda, vem com a gente entender como fazer intercâmbio no país. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site.
E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.
A capital da Irlanda, Dublin, enfrentou recentemente um período de 11 dias consecutivos sem a…
O filme brasileiro Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, estreou nos cinemas da Irlanda…
Se morar fora para aprender um novo idioma já é bom, imagine como pode ser…
No dia 25 de abril de 2025, Dublin recebe mais uma edição da Ireland University…
Conhecer a cultura de um país é imprescindível para visitá-lo e aproveitá-lo da melhor forma…
O texto de hoje é para você que ainda tem dúvidas sobre o intercâmbio High…